Qual o perfil do educador do futuro e como desenvolvê-lo

3 de agosto de 2022

Por: Portal Pós

Compartilhe:

Cada vez mais as tecnologias e tendências estão mais próximas dos profissionais e quem trabalha com educação não pode ficar de fora dessa. Por conta disso, muito se fala do educador do futuro

Hoje em dia, existem algumas metodologias que ajudam no aprendizado e tecnologias que são necessárias para que o profissional se atualize. Por isso, esses profissionais têm que continuar estudando, como por exemplo, cursar uma pós-graduação ou fazer um curso de extensão para se destacar na carreira.

As transformações surgem e novas formas de ensinar também. Mas, afinal, você sabe qual é o perfil desse novo profissional da educação? Confira a seguir:

QUAL É O PERFIL DO EDUCADOR DO FUTURO? 

Os professores e os educadores que trabalham em instituições de Ensino precisam ter uma visão multidimensional e necessitam ficar mais atentos às diferentes formas de aprendizado

Cada tipo de estudante absorve o que o professor passa de uma forma diferente na sala de aula e também devem pensar no acolhimento da diversidade. O aluno deve ser o protagonista, por isso é necessário que esses educadores estejam preparados nas mudanças na forma de ensinar.

COMO ESSE EDUCADOR DO FUTURO DEVE SE PREPARAR?

A transformação digital está cada vez mudando a sociedade e a educação não fica de fora disso. 

tecnologia no ambiente educacional já está presente no dia a dia. Hoje, as plataformas digitais de ensino, como o AVA (Ambiente virtual de aprendizagem), ajudam muito o aluno e o docente. 

O ensino é também mais centrado no aprendizado do aluno, com o objetivo do professor ser um bom mentor desse estudante e ainda facilitar o desenvolvimento desse profissional na sociedade. 

Esse profissional tem que ter mais habilidades e desafios para ser considerado educador do futuro. Uma boa é obter maneiras mais atrativas para prender a atenção do aluno, como usar músicas de sucesso para associar com o tema da disciplina que o docente está passando em sala de aula.

Para se desenvolver, vale fazer uma pós-graduação para se atualizar nas tendências de ensino, como por exemplo a pós em Gestão e Docência para Educação 4.0. Esta especialização tem como objetivo a capacitação do professor a gerenciar e atuar em processos de ensino e aprendizagem pautados em ambiente altamente tecnológico que favoreçam o desenvolvimento da autonomia e criatividade dos aprendentes e ensinantes.

QUAIS SÃO AS HABILIDADES DO EDUCADOR DO FUTURO?

Antigamente, o professor era a pessoa que detinha todo o conhecimento. Agora, o docente tem um grande desafio: os estudantes conseguem se informar através da internet.

Pensando nisso, o educador deve ser o responsável a desenvolver mais esse futuro profissional para que consiga absorver tudo que é falado em sala de aula.

Para que haja uma mudança no perfil do professor, o educador precisa desenvolver algumas habilidades. Confira a seguir:

LIDERANÇA

Não é só nas empresas que existem bons líderes. Na sala de aula, o professor tem que liderar para que ele vire referência e consiga motivar os seus alunos.

OS ALUNOS SÃO OS PROTAGONISTAS

O bom educador do futuro tem que deixar que seus alunos se tornem os protagonistas e tenham visibilidade na escola que estuda.

COMPARTILHAR CONHECIMENTO 

Hoje em dia, é ideal que o educador faça a troca de conhecimentos com o aluno, deixe o estudante pesquisar os temas abordados em sala de aula nas ferramentas de buscas, como o Google. É bom os alunos aprenderem a ter autonomia e se engajarem na sala de aula. 

Mas, lógico, o professor ainda é o mediador e tem a função de direcionar o aprendizado.

EMPATIA 

A boa qualidade do professor é a empatia com os alunos, porque é necessário que o profissional seja mais humanizado em sala de aula. Não é de bom tom ser um educador mais rígido. 

Uma dica é sempre entender que o aluno tem suas limitações e estudar formas para que ele aprenda e entenda as informações que o professor está passando na aula. 

NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA O EDUCADOR DO FUTURO

O educador não pode ficar de fora das novas ferramentas tecnológicas de ensino. Se não, tem grandes chances do profissional ficar para trás porque não se atualizou.

Algumas delas para você, educador, conhecer:

FORMULÁRIOS GOOGLE

Se você quer que os seus alunos se engajem mais em sala de aula, uma boa é fazer formulários do Google. Através dele, o professor receberá feedbacks ou mesmo insights para utilizar nas próximas aulas. 

LOUSA DIGITAL

O quadro escolar está perdendo lugar nas salas de aulas. Quem está ocupando espaço em algumas escolas é a lousa digital. Através dela, o professor ou mesmo o aluno podem fazer apresentações e buscar informações em ferramentas de busca em tempo real. 

ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL

Ficou mais divertido aprender por meio dos óculos de realidade virtual. Os alunos conseguem ver um livro ou mesmo entrar no espaço com o intuito de aprender o que o professor está passando.

O EDUCADOR DO SÉCULO XXI 

Para entender melhor o perfil do Educador do século XXI, conversamos com o professor e empreendedor Luis Vabo sobre o futuro do ensino e dos educadores. Neste e-book, Vabo fala sobre o que os professores precisam compreender para desenvolver suas habilidades, dar melhores aulas e cativar os alunos. Baixe gratuitamente: 

Compartilhar: