8 de janeiro de 2024
Por: SOMOS Educação
Compartilhe:
O Líder em Mim é uma solução pedagógica que visa à formação de líderes desde cedo, inspirando confiança e auxiliando as crianças a solucionarem problemas de forma criativa, trabalharem em equipe e valorizarem as diferenças.
Trata-se de um processo de formação socioemocional, de desenvolvimento integral e multidimensional do ser humano que acontece por meio do desenvolvimento das competências socioemocionais e da liderança, preparando os alunos para serem protagonistas de suas vidas e da comunidade em que se inserem. Esse processo abrange toda a comunidade escolar, preparando gestores e professores com os recursos necessários para a aprendizagem e para o desenvolvimento socioemocional.
Baseado em evidências, o Líder em Mim cria uma cultura escolar de alta confiança e estabelece as bases para o desempenho acadêmico sustentado. O programa também é fonte de conexões globais com regiões do mundo inteiro, já que o conteúdo é originalmente criado pela Franklin Covey e aplicado em mais de 50 países.
Desde 2023, o Líder em Mim vem sendo atualizado conforme diretrizes do novo currículo desenvolvido pela Franklin Covey, que trabalha o desenvolvimento das 16 competências e subcompetências socioemocionais. Com lições curtas e dinâmicas, o novo Líder em Mim se adapta às necessidades do aluno do século XXI e às necessidades de carga horária da escola, com aulas de uma a três vezes por semana.
Desenvolvido originalmente nos Estados Unidos com base nos estudos do Dr. Stephen Richards Covey, autor do renomado livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes“, o Líder em Mim foi adaptado à realidade educacional brasileira. O programa recebeu o endosso do Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL), cumprindo os mais altos padrões de qualidade em Aprendizagem Socioemocional (SEL).
Uma das principais características do LEM é a ênfase no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes, o que significa reconhecer a importância de promover competências como autogestão, empatia, colaboração, resolução de conflitos e tomada de decisões responsáveis. Outro ponto de destaque do programa refere-se a sua abrangência, que vai além do âmbito acadêmico, incluindo toda a comunidade escolar, preparando gestores e professores com os recursos necessários para a aprendizagem e para o desenvolvimento socioemocional.
Ao capacitar os alunos com essas habilidades, o Líder em Mim prepara os alunos para serem protagonistas de suas próprias vidas. Eles aprendem a estabelecer metas pessoais, a tomar a iniciativa e a serem responsáveis por suas ações. Além disso, todo o material em conjunto com as aulas enfatiza a importância de valores éticos, como integridade, respeito e trabalho em equipe, criando uma cultura de cidadania dentro das escolas.
O LEM também promove a participação ativa dos pais no processo educacional. Por meio de encontros, workshops e materiais de apoio, os responsáveis são envolvidos no desenvolvimento dos seus filhos, o que fortalece a parceria entre a escola e a família. Essa integração é fundamental para que os valores e as habilidades trabalhadas no programa sejam reforçados em diferentes contextos e contribuam para a formação integral dos estudantes.
No entanto, é importante ressaltar que a implementação do programa exige um comprometimento conjunto da equipe escolar, dos professores, dos pais e dos alunos. É um processo contínuo e que demanda tempo e dedicação para que os resultados sejam alcançados. Além disso, é fundamental que haja uma cultura institucional favorável ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, com apoio e recursos adequados.
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve orientar as propostas pedagógicas em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A BNCC, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo regulamentar os elementos essenciais de aprendizagem que devem ser desenvolvidos pelos alunos ao longo de sua jornada educacional.
De acordo com o documento, os estudantes devem ser capazes de:
Ao adotar o programa Líder em Mim, a escola assegura que seus alunos estejam preparados para enfrentar os desafios da vida, tornando-se líderes responsáveis e engajados, capazes de fazer a diferença em suas comunidades.
Quer saber mais? Converse sem compromisso com um dos nossos especialistas e conheça os benefícios de ter o Líder em Mim em sua escola.
Compartilhar: