22 de agosto é o Dia do Coordenador Pedagógico

16 de agosto de 2023

Por: SOMOS Educação

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O Dia do Coordenador Pedagógico é comemorado nacionalmente em 22 de agosto e homenageia esse profissional que tem papel fundamental nas instituições de ensino. Responsável por promover a integração de todos os agentes da comunidade escolar, o Coordenador é também parte essencial do processo de ensino-aprendizagem. 

Para valorizar e reconhecer os feitos desse profissional, preparamos este artigo que contextualiza o surgimento do cargo e a importância de suas atividades no dia a dia da escola. Confira! 

Importância e funções do coordenador pedagógico

Como integrante da equipe de gestão escolar, o Coordenador Pedagógico é um profissional de extrema importância para as instituições de ensino. Ele tem participação ativa e efetiva no compromisso coletivo com os resultados educacionais. Cabe a esse profissional traçar metas e projetos com a direção e com os professores para promover o crescimento e o dinamismo da escola. Com atribuições diversas, o Coordenador é responsável pelas relações interpessoais entre todos os envolvidos no processo educacional, sendo o elo entre professores, direção, alunos, pais e responsáveis. 

O Coordenador Pedagógico é o agente responsável pelo planejamento curricular e pela elaboração e implementação do Projeto Pedagógico (PP), além de atuar como articulador e mediador de todas as práticas institucionais relacionadas à organização e ao funcionamento da escola.  Dentre tantas atribuições, também cabe ao Coordenador estabelecer relações de interação social e interpessoal entre todos os membros da comunidade escolar. O trabalho desse profissional tem na afetividade a referência para o estabelecimento de vínculos e a administração de conflitos que podem ocorrer no cotidiano da escola.

Esse perfil de multifunções reforça a importância que o Coordenador Pedagógico tem na rotina escolar e o quanto esse profissional merece ser homenageado por aqueles que o cercam no Dia do Coordenador e em todos os demais dias também! 

Como surgiu a função de Coordenador Pedagógico 

O cargo de Coordenador Pedagógico é relativamente novo e está relacionado à evolução dos processos educacionais no Brasil. Originariamente relacionado à função de supervisão educacional, instituída durante o regime militar em 1971, esse profissional tinha a incumbência de controlar o ensino e as práticas pedagógicas e fiscalizar o trabalho dos professores em sala de aula.  

Com as transformações políticas do país, essa forma de atuação passou a ser contestada, e o cargo de Coordenador Pedagógico surge deixando de lado o aspecto fiscalizador e controlador da supervisão para assumir a corresponsabilidade pelas práticas educacionais. Dessa forma, a função do Coordenador se fundamenta em uma parceria com os docentes e discentes, buscando o aperfeiçoamento constante de práticas e processos pedagógicos. 

Na década de 1990, especialmente a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96, com a reestruturação de aspectos relativos à organização escolar, o Coordenador Pedagógico assume a função de articular todos os setores do meio acadêmico e fazer a ponte entre família e escola, além de se envolver no cumprimento do Projeto Político Pedagógico

Para formalizar a função e tornar clara suas características e atribuições, a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) atribui da seguinte forma a atuação desses profissionais em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas:  

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas”.

Os desafios da atualidade 

Além de todas as atribuições diárias, que fazem com que muitas vezes a rotina seja indefinida e cheia de imprevistos, o Coordenador Pedagógico também enfrenta desafios relacionados às demandas educacionais dos estudantes do século XXI. O perfil do aluno dessa nova geração exige um processo de ensino-aprendizagem que considere uma formação integral, com o desenvolvimento de aspectos cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, dentre outros.  

Nesse contexto, o processo de formação continuada do Coordenador contribui com a implementação de novas técnicas e tendências educacionais para manter as práticas pedagógicas sempre atualizadas. Para executar com ainda mais maestria e eficiência as atribuições do cargo, é fundamental para o educador dos novos tempos aliar as inovações tecnológicas às chamadas habilidades comportamentais, as people skills ou soft skills.   

Coordenador atualizado: como ficar por dentro das novidades?

Com uma rotina atarefada, manter-se sempre atualizado pode ser também um desafio para o Coordenador Pedagógico. Estar em sintonia com as demandas contemporâneas dos estudantes e atualizado às novidades do mundo garante benefícios para os processos educacionais.

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