Enem: Como preparar os alunos ao longo do ano

5 de junho de 2023

Por: SOMOS Educação

Compartilhe:

Organização e planejamento são a chave para o sucesso nos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com um conteúdo extenso, a prova exige muito preparo, dedicação e comprometimento ao longo de todo o ano.

Pensando na necessidade de as escolas prepararem bem os alunos para o Enem no decorrer do ano, preparamos este artigo com dicas para que esse objetivo seja alcançado com sucesso. Confira!

O Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação criada na década de 1990 com o objetivo de avaliar a qualidade do Ensino Médio no Brasil. Desde 2009, o exame passou a ser utilizado por várias instituições de Ensino Superior como parte do processo seletivo.

A Matriz de Referência do Enem é o conjunto de competências e habilidades esperadas para os estudantes egressos do Ensino Médio. O documento lista o conteúdo programático do Enem, ou seja, os objetos do conhecimento relacionados às habilidades e às competências da matriz. 

A prova do Enem é composta por 185 questões e uma prova de redação. Das 185 questões, o aluno deve responder a 180. Isso acontece porque, no Enem, o aluno precisa escolher uma prova de língua estrangeira — que conta com 5 questões — para fazer: Língua Inglesa ou Língua Espanhola. 

O aluno, então, realizará: 

  • 45 questões de Matemática e suas Tecnologias; 
  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 
  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e 
  • uma redação. 

A prova é dividida em dois cadernos, que são aplicados em dois domingos consecutivos, geralmente, no mês de novembro. No primeiro domingo, o aluno realiza as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. No domingo seguinte, são aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

Enem 2023

O edital do Enem 2023 já foi publicado.
As inscrições acontecem de 5/6 a 16/6/2023. E a aplicação das provas está programada para 5 e 12/11/2023.

Saiba como preparar os alunos para o Enem

Um bom preparo está diretamente relacionado a um bom resultado no Enem. Para auxiliar os alunos nesse processo, algumas ações podem ser tomadas por parte das escolas.

1)      Estabeleça objetivos de ensino

Os objetivos da instituição devem ser traçados durante a construção do Projeto Pedagógico. Isso ocorre porque a escola deve ter seu foco muito além do Enem, mas na preparação de seres humanos com valores e preparados para o mundo. Entretanto, não é possível ignorar os reflexos que boas notas no Enem trazem para toda a comunidade escolar. Um bom resultado pode trazer mais matrículas para a instituição, já que as notas representam o empenho da escola em fornecer a melhor educação possível para os alunos, o que é bem visto pelos pais e responsáveis.

Dessa forma, é preciso levar em consideração todo o aprimoramento necessário para que os objetivos traçados sejam alcançados. Questões como garantir uma boa infraestrutura, projetos interdisciplinares e qualificação constante do corpo docente são essenciais para que a formação dos alunos seja satisfatória.

2)      Identifique as principais dificuldades dos alunos

Esse é o principal passo para que seja possível extrair o melhor de cada aluno. Após a aplicação das avaliações é possível identificar as áreas de conhecimento em que os alunos apresentaram mais dificuldade. Isso garante que o docente foque suas revisões naquelas questões que ainda não foram absorvidas por completo pelos discentes. A aplicação de avaliações constantes garante que as intervenções pedagógicas sejam mais efetivas.

3)      Aplique simulados

Uma das melhores maneiras de se preparar para qualquer exame é treinar diante das mesmas condições da prova. A importância dos simulados está justamente nos benefícios do treino. Os simulados, além de recriarem as condições da prova, pode servir para que os alunos compreendam melhor a TRI, método de correção utilizado no Enem, mas não convencional para as escolas. Além disso, os simulados auxiliam a identificação das necessidades dos estudantes, indicando quais pontos de cada área do conhecimento precisam ser revistos.

4)      Use a tecnologia a seu favor

Com os avanços das tecnologias educacionais, existem diversas ferramentas tecnológicas que podem ser exploradas durante o ano letivo para preparar os alunos para o Enem. Algumas delas permitem que os alunos acessem material didático através de computadores e dispositivos móveis, além de sanar dúvidas a qualquer hora e em qualquer lugar. Outro benefício dessas tecnologias são as análises que algumas plataformas fornecem para o corpo docente e a gestão. Com elas é possível identificar de maneira eficiente os pontos fortes e os pontos a serem trabalhados em sala de aula.

5)      Compare resultados

Uma maneira de definir as necessidades acadêmicas de uma turma é comparar os resultados obtidos entre os discentes. A Teoria de Resposta ao Item pode ser útil nessa avaliação, já que permite comparar com igualdade os resultados entre turmas distintas. Além disso, buscar resultados que exigem um grande número de alunos é ideal para que as condições do Enem sejam replicadas. Dessa forma, os alunos conseguem ter uma ideia mais fiel de como será o exame.

O papel da escola na preparação emocional para o Enem

O preparo para uma boa realização do Enem vai além da técnica e de conhecimentos adquiridos nos materiais didáticos. Um bom preparo psicológico e emocional pode ser crucial e decisivo para o resultado do exame.

Muitos alunos passam o ano lutando contra a ansiedade, e isso pode acabar se tornando um empecilho para o bom resultado dos discentes. Sendo assim, cabe à escola e aos familiares trabalharem em equipe para que os alunos se preparem para a prova também emocionalmente.

Uma série de atitudes podem ser implementadas na instituição de ensino para que os alunos aprendam a lidar com questões como o nervosismo e a ansiedade. Dinâmicas e até rodas de conversa podem ser instituídas na rotina escolar.

Guia Completo dos Vestibulares

Parte da chave para o sucesso no Enem está no preparo a longo prazo. Os jovens podem não compreender a dimensão do exame que irão realizar ao fim do Ensino Médio. Dessa forma, cabe à escola garantir que os alunos estejam no caminho para o sucesso. E, como isso não é algo que seja possível construir sozinho, cabe também à gestão realizar um trabalho em parceria com os pais e responsáveis.

Para apoiar esse processo, preparamos um Guia Completo dos Vestibulares. O e-book apresenta o funcionamento dos principais processos seletivos do país, incluindo dicas de especialistas essenciais ao preparo dos alunos para esses exames. Confira! 

Compartilhar: