Escola da criança – 5 dicas para construir um ambiente escolar acolhedor

6 de janeiro de 2025

Por: SOMOS Educação

Compartilhe:

A escola exerce um papel de grande importância no desenvolvimento e na formação dos alunos. Juntamente com a família, é responsável pela construção do conhecimento e pela transmissão de valores sociais e culturais. Quanto melhor for a relação entre todos os envolvidos – alunos, instituição, pais e responsáveis – mais fluido e assertivo será todo o processo de ensino-aprendizagem.

Com o intuito de promover um ambiente escolar propício ao aprendizado, são necessárias algumas medidas por parte da instituição. Para que a dinâmica escolar funcione da melhor maneira possível, é essencial que a instituição de ensino invista em ações para otimizar constantemente as suas práticas pedagógicas. Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para auxiliar a escola na construção de um ambiente escolar acolhedor. Confira!

5 dicas para uma escola acolhedora para a criança

O papel da escola vai muito além da educação formal. Uma escola que proporciona um ambiente acolhedor para a formação da criança e do jovem pode trazer inúmeros benefícios ao seu desenvolvimento. Confira abaixo 5 dicas para construir um ambiente acolhedor dentro da escola:

1) Invista na decoração

O espaço físico muito influencia na forma com que os alunos aprendem e se sentem. Um ambiente arejado e equipado é fundamental para atender às demandas dos estudantes. No entanto, a decoração faz toda diferença. Especialmente se tratando de crianças, uma escola decorada com elementos do cotidiano delas faz com que se sintam mais confortáveis.

2) Garanta uma boa infraestrutura

Muito além da decoração da escola, o espaço escolar necessita propiciar as melhores condições para a construção do conhecimento. Para isso, a instituição deve conter salas arejadas e bem equipadas para atender as necessidades dos estudantes. Mesas, cadeiras, quadros, bebedouros, entre outros equipamentos, precisam estar em bom funcionamento e preservados para o uso dos discentes e do próprio corpo docente.

3) Envolva a comunidade

Entender os impactos que a educação traz para as pessoas ao redor da escola é fundamental, não só para as famílias, alunos e professores, mas para toda a comunidade da região. Assim, a instituição de ensino toma conhecimento dos interesses da população e cumpre seu papel perante a sociedade, formando pessoas com valores e princípios que proporcionam uma realidade melhor para todos que estão próximos.

4) Incentive o diálogo

Uma relação de diálogo é benéfica para todos os envolvidos e isso não é diferente dentro das escolas. Para entender como os estudantes se sentem dentro da escola, é fundamental que eles sejam consultados. A partir do diálogo é possível traçar estratégias para melhorar o ambiente e torná-lo mais propício ao desenvolvimento.

5) Invista em tecnologia

As ferramentas digitais podem ser uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem na realidade contemporânea. Investir em recursos educacionais digitais pode proporcionar uma experiência muito mais enriquecedora aos alunos, contribuindo para a sua formação integral. Plataformas online entre outros instrumentos tecnológicos podem ser implementados na realidade escolar.

A importância de a escola promover um ambiente acolhedor

A escola é o ambiente onde a criança e o jovem passam grande parte de seu tempo. A instituição de ensino está fortemente envolvida com o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes, no que diz respeito a valores e princípios que os formarão como cidadãos.

A escola acolhedora proporciona engajamento, cumpre seu papel social e garante um ensino de qualidade. Ainda, fortalece relacionamentos e estimula melhorias na estrutura da educação.

A confiança e afeição dos estudantes é conquistada quando são tratados com afeto e de maneira individualizada. Isso influencia no seu desenvolvimento social. Além disso, num ambiente acolhedor, alunos mais tímidos se sentem mais confortáveis para falar abertamente sobre suas impressões sobre o processo de ensino-aprendizagem. Ao promover um local aberto e saudável que compreende e acolhe, a escola consegue garantir tanto as melhores condições e qualidade do ensino, quanto cumprir o seu papel social de formação.

Quais são as vantagens de promover um ambiente escolar acolhedor?

  • Possibilita que os estudantes se engajem mais nas causas escolares;
  • Criação de vínculos afetivos entre os próprios alunos e os demais membros da instituição;
  • Incentivo ao respeito e a construção de relacionamentos mais saudáveis entre todos;
  • Facilita o processo de ensino-aprendizagem;
  • Contribui para o diagnóstico e constantes melhorias na instituição.

Conclusão

A construção de um ambiente escolar mais receptivo tem muitos benefícios para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para isso, são necessárias algumas medidas que podem auxiliar a escola a tornar a instituição de ensino cada vez mais acolhedora e favorável para os estudantes.

Gostou deste artigo? Siga as nossas redes sociais para acompanhar mais conteúdos interessantes para educadores e gestores escolares! Nós estamos no FacebookInstagramLinkedIn e YouTube.

Compartilhar: