26 de julho de 2023
Por: SOMOS Educação
Compartilhe:
As práticas de gestão adotadas nas instituições de ensino têm grande impacto no clima organizacional da comunidade escolar. A forma como as relações são desenvolvidas em grande parte é reflexo das decisões tomadas pelos gestores a respeito do ambiente organizacional.
Neste artigo, daremos dicas de como a gestão do clima escolar pode ser feita buscando um ambiente de construção conjunta entre toda equipe escolar e estudantes. Confira!
Compreende-se, atualmente, que adotar posturas autoritárias e punitivas no dia a dia escolar não é a melhor opção. O desenvolvimento de uma gestão democrática transforma o clima escolar e proporciona a criação de um ambiente mais justo, igualitário e inclusivo. Entretanto, isso dependerá dos caminhos e das decisões adotados pela gestão.
Um ambiente escolar acolhedor pode nascer de atitudes simples, como saber o nome dos estudantes e de seus familiares, realizar recepções na portaria no início do ano letivo, ações e atividades para o desenvolvimento socioemocional e incentivar um bom relacionamento entre o corpo docente. Outras práticas que podem favorecer um bom clima escolar são:
O ensino de uma convivência em harmonia, além de ser uma habilidade socioemocional, é também uma importante ferramenta para o convívio social. Para que seja possível manter um ambiente acolhedor, é preciso que os membros da comunidade escolar, de forma geral, se empenhem nessa tarefa. As pessoas têm mais tendência a colaborar quando se sentem valorizadas e respeitadas. Por isso, incentivar resoluções e abordagens que prezem a gentileza e a empatia garante uma maior possibilidade de cooperação.
Divergências acontecem em todos os espaços e são um importante indicador da liberdade de expressão. Quando as pessoas se sentem livres para expor sua opinião, é comum que tais conflitos surjam, entretanto, aprender a dialogar com o diferente é essencial em qualquer ambiente social. Além disso, conflitos podem ser uma oportunidade para o desenvolvimento socioemocional dos envolvidos, incentivando a autonomia e a individualidade.
Falando de autonomia e individualidade, essas são características importantes a serem compreendidas e desenvolvidas tanto para o corpo docente quanto para o discente. Cada professor tem uma forma de ensinar e precisa de autonomia para realizar suas atividades. Por isso, essa é uma importante característica a ser adotada pela gestão.
Quanto aos alunos, na adolescência, é comum que estudantes formem grupos de acordo com preferências e gostos. Esse processo é importante no desenvolvimento da personalidade e da intimidade. A escola pode ser um ambiente de compreensão da individualidade e da singularidade de cada um. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais na comunidade escolar como um todo pode ser de grande ajuda.
O planejamento pedagógico é uma prática de gestão que se refere à definição de objetivos que a escola pretende alcançar. Tê-los definidos é importante para desenvolver planos de ação e métodos para que sejam cumpridos. Nesse sentido, o clima escolar que se busca pode ser estabelecido no planejamento pedagógico ou funcionar como norteador das atividades que serão realizadas.
Uma gestão que atue de forma clara e eficiente contribui para o processo de ensino-aprendizagem. A definição de uma metodologia de gestão pode ser o caminho para alcançar esse objetivo, sendo essencial um acompanhamento contínuo das atividades. A gestão, entretanto, não é feita sozinha e é sempre importante reconhecer o trabalho dos demais agentes. O reconhecimento é uma importante ferramenta de motivação.
Para saber mais sobre como motivar sua equipe, baixe nosso “Manual de motivação para professores e equipe escolar”. Acesse o e-book:
Compartilhar: