A importância da comunicação escola e família em tempos de isolamento social

9 de junho de 2020

Por: SOMOS Educação

Compartilhe:

Em um cenário tão desafiador como o atual, enfrentando as consequências da crise do Covid-19, o relacionamento entre a escola e as famílias deve se tornar prioridade nas instituições de ensino.

Pensando nisso, a SOMOS Educação organizou um webinário com Cássio Mori e José Francisco Lopes (Chico), da EMME Marketing Educacional, para discutir a importância estratégica da comunicação escola e família em tempos de isolamento social. Neste post, destacamos alguns pontos principais dessa conversa. Confira!

Diante a pandemia do Covid-19, os cenários vividos pelas escolas são diversos. Algumas optaram pelo ensino remoto emergencial, outras anteciparam férias enquanto se ajustam as novas situações. E essas diferentes ações acontecem, algumas vezes, em uma mesma comunidade.

É importante considerar que os pais e familiares conversam entre si, trocam informações. Ao se depararem com cenários tão diversos, as comparações entre as formas de ensino adotadas pelas instituições se tornam inevitáveis.

Dessa maneira, mostrar para as famílias o valor da escola é a melhor estratégia que a instituição de ensino pode adotar nesse momento. Comunicação e relacionamento são os maiores pilares do Marketing Educacional e devem ser prioridade neste tempo de isolamento social.

Revisão de metas 

Segundo Cássio e Chico, o momento atual impões que algumas metas sejam ajustadas. Os educadores convidam, assim, que as escolas tenham um novo olhar para as difíceis decisões dessa nova realidade, considerando: 

  • serenidade nas decisões,  
  • resiliência diante das dificuldades, 
  • solidariedade com as pessoas, 
  • conexão forte com as famílias,  
  • compromisso e pacto com a equipe,  
  • esperança de que tudo vai ficar bem.  

A expectativa é que com essa revisão de metas os desafios apresentados sejam sempre oportunidades de crescimento. Novas necessidades surgem nesse momento e, com o novo mundo, novas técnicas precisam ser consideradas. As velhas ações já não funcionam para as novas realidades.

O que comunicar nesse momento 

Cássio e Chico contextualizam que essa é a nova era do Marketing Educacional. Se antes da pandemia já era necessária uma integração de todos os setores da escola, durante a pandemia o pedagógico e o marketing precisam estar ainda mais próximos.  

Esse é o momento das escolas marcarem presença na vida das famílias. Para isso, é fundamental que se exista um canal de comunicação instantâneo e uma atuação constante nas redes sociais.  

Para organizar o marketing e as campanhas neste cenário, os educadores apresentam no webinário algumas sugestões que podem direcionar a realização de uma comunicação estratégica. Vamos a elas: 

  • Não é hora de vender. É hora de ser solidário e se posicionar em relação ao que está acontecendo no mundo.  
  • Priorizar as comunicações pedagógicas, mas, cuidar também dos 
    aspectos emocionais, comportamentais e sociais.  
  • O cotidiano da família mudou e é preciso apoiar essa realidade.  Nenhum outro ‘prestador de serviço’ das famílias pode fornecer apoio como a sua escola.  
  • É preciso deixar claro o real valor da escola. As famílias estão 
    sentindo a falta da escola como nunca sentiram e, por isso, essa presença é fundamental.  
  • As campanhas precisam ter um caráter institucional, social e de entretenimento. Enviar atividades extras com dicas para o cotidiano do isolamento pode ser uma boa prática. 

Segundo Cássio e Chico, nesse momento de virtualização, a grande meta de comunicação das escolas deve ser humanizar o relacionamento a distância.

Para conferir as ideias, as dicas e os exemplos para implementar uma comunicação estratégica de sucesso na sua escola, clique abaixo e assista na íntegra ao webinário.

Compartilhar: