Líder em Mim forma líderes do futuro

8 de janeiro de 2024

Por: SOMOS Educação

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O Líder em Mim é uma solução pedagógica que visa à formação de líderes desde cedo, inspirando confiança e auxiliando as crianças a solucionarem problemas de forma criativa, trabalharem em equipe e valorizarem as diferenças.

Trata-se de um processo de formação socioemocional, de desenvolvimento integral e multidimensional do ser humano que acontece por meio do desenvolvimento das competências socioemocionais e da liderança, preparando os alunos para serem protagonistas de suas vidas e da comunidade em que se inserem. Esse processo abrange toda a comunidade escolar, preparando gestores e professores com os recursos necessários para a aprendizagem e para o desenvolvimento socioemocional.

Desenvolvimento das competências socioemocionais

Baseado em evidências, o Líder em Mim cria uma cultura escolar de alta confiança e estabelece as bases para o desempenho acadêmico sustentado. O programa também é fonte de conexões globais com regiões do mundo inteiro, já que o conteúdo é originalmente criado pela Franklin Covey e aplicado em mais de 50 países.

Desde 2023, o Líder em Mim vem sendo atualizado conforme diretrizes do novo currículo desenvolvido pela Franklin Covey, que trabalha o desenvolvimento das 16 competências e subcompetências socioemocionais. Com lições curtas e dinâmicas, o novo Líder em Mim se adapta às necessidades do aluno do século XXI e às necessidades de carga horária da escola, com aulas de uma a três vezes por semana.

O Líder em Mim

Desenvolvido originalmente nos Estados Unidos com base nos estudos do Dr. Stephen Richards Covey, autor do renomado livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes“, o Líder em Mim foi adaptado à realidade educacional brasileira. O programa recebeu o endosso do Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL), cumprindo os mais altos padrões de qualidade em Aprendizagem Socioemocional (SEL).

Uma das principais características do LEM é a ênfase no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes, o que significa reconhecer a importância de promover competências como autogestão, empatia, colaboração, resolução de conflitos e tomada de decisões responsáveis. Outro ponto de destaque do programa refere-se a sua abrangência, que vai além do âmbito acadêmico, incluindo toda a comunidade escolar, preparando gestores e professores com os recursos necessários para a aprendizagem e para o desenvolvimento socioemocional.

Ao capacitar os alunos com essas habilidades, o Líder em Mim prepara os alunos para serem protagonistas de suas próprias vidas. Eles aprendem a estabelecer metas pessoais, a tomar a iniciativa e a serem responsáveis por suas ações. Além disso, todo o material em conjunto com as aulas enfatiza a importância de valores éticos, como integridade, respeito e trabalho em equipe, criando uma cultura de cidadania dentro das escolas.

Integração entre família e escola

O LEM também promove a participação ativa dos pais no processo educacional. Por meio de encontros, workshops e materiais de apoio, os responsáveis são envolvidos no desenvolvimento dos seus filhos, o que fortalece a parceria entre a escola e a família. Essa integração é fundamental para que os valores e as habilidades trabalhadas no programa sejam reforçados em diferentes contextos e contribuam para a formação integral dos estudantes.

No entanto, é importante ressaltar que a implementação do programa exige um comprometimento conjunto da equipe escolar, dos professores, dos pais e dos alunos. É um processo contínuo e que demanda tempo e dedicação para que os resultados sejam alcançados. Além disso, é fundamental que haja uma cultura institucional favorável ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, com apoio e recursos adequados.

A conexão com a educação brasileira

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve orientar as propostas pedagógicas em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A BNCC, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo regulamentar os elementos essenciais de aprendizagem que devem ser desenvolvidos pelos alunos ao longo de sua jornada educacional.

Como as habilidades socioemocionais se encaixam na BNCC?

De acordo com o documento, os estudantes devem ser capazes de:

  • desenvolver progressivamente a autonomia emocional, expressando e respeitando seus sentimentos e emoções;
  • trabalhar de forma funcional em equipe, construindo relacionamentos pautados na diversidade e na solidariedade;
  • conhecer e acatar as regras de convívio social.

Ao adotar o programa Líder em Mim, a escola assegura que seus alunos estejam preparados para enfrentar os desafios da vida, tornando-se líderes responsáveis e engajados, capazes de fazer a diferença em suas comunidades.

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