Mundo VUCA: Como Gestores escolares encaram a formação socioemocional dos alunos

14 de julho de 2020

Por: SOMOS Educação

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O conceito VUCA é uma sigla do inglês referente ao acrônimo dos termos Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity. Ou seja, Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Adaptada para o português, VICA também seria uma grafia adequada para o conceito. 

Utilizado para classificar o contexto e as características da atual sociedade, ‘Mundo VUCA’ foi o tema de um webinário promovido pelo Líder em Mim, Mind Makers e English Stars, marcas que integram o portfólio de soluções complementares da SOMOS Educação. Conduzido pelo educador Marco Antônio Ferraz, o bate-papo contou com a participação de duas educadoras dos sistemas de ensino Anglo e PH. Neste post, relacionamos os principais pontos da conversa sobre como gestores escolares encaram a formação socioemocional dos alunos. Confira! 

A origem do termo VUCA 

O mundo pós-Guerra Fria, em uma análise da Inteligência Militar Americana realizada no final da década de 1990, podia ser classificado dentro das quatro características que definem a sigla VUCA. Nas décadas seguintes, o conceito também foi identificado nos ambientes empresariais e corporativos

Cada vez mais, o conceito de mundo VUCA está integrado em nossa sociedade, e quando olhamos para o futuro a tendência é que isso aumente ainda mais. A velocidade com que as mudanças acontecem e as complexidades e incertezas que trazem consigo são desafios que só podem ser enfrentados com o desenvolvimento de competências socioemocionais

Nesse cenário, a formação socioemocional dos estudantes deve ser parte ativa do currículo pedagógico escolar, estimulando os alunos a entenderem e driblarem os momentos desafiadores e superar barreiras. 

A dinâmica VUCA e as competências socioemocionais no contexto escolar  

As características deste novo mundo afetam diretamente o contexto escolar e exigem que estejamos preparados para lidar com ele. Nesse contexto, o ambiente escolar deve estimular o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais, para assegurar uma gestão de emoções e a administração de conflitos, positivando a relação dos jovens com o mundo ao seu redor. 

No webinário, Marco Antônio convida os educadores a observarem cada uma das características que compõem o acrônimo VUCA/VICA e identificar quais habilidades o estudante precisa ter para se dar bem nesse cenário. Vamos a elas: 

V – Volatilidade: 

Diz respeito a grande velocidade de mudanças do mundo.
De característica fluída, as mudanças acontecem em tempos cada vez menores. Nesse cenário, os alunos precisam ser estimulados a contornarem essas mudanças e estarem preparados para elas. Entre as competências e habilidades necessárias para essa condição, estão a adaptabilidade, a resiliência, a criatividade e a autoestima.  

I – Incerteza 

A incerteza surge da própria volatilidade e se refere a dificuldade de previsão de cenários. Nesse contexto, os alunos precisam ser estimulados a desenvolverem as competências de flexibilidade aceitação. Além disso, aprimorar seu autoconhecimento e ter uma visão estratégica permitirá que as rotas e direções sejam revistas, incluindo também a habilidade da agilidade.  

C – Complexidade 

Essa característica surge por conta da conectividade, interatividade e interdependência de todos os fatores da vida. Não existe uma única resposta e solução para as situações, mas são diversos os cenários possíveis. Dessa maneira, é importante desenvolver a competência de visão multidisciplinar, ou ampla visão. Em um mundo complexo não cabe uma visão limitada, pequena ou relativa. É necessário que o olhar seja ampliado, a partir de leituras com senso e pensamento crítico. Além disso, é importante considerar esforços em equipe, habilidades de cooperação e empatia, e a criação de ambientes compartilhados e colaborativos. 

A – Ambiguidade 

Essa característica emerge das realidades ambíguas, onde existem diversas possibilidades, todas válidas e todas reais. Nesse contexto, a comunidade escolar deve estimular competências como coragem e tolerância. Incentivar a definição de objetivos e prioridades, capacitando os estudantes a tomarem decisões, fazer escolhas e se posicionarem de maneira consciente, entendendo que o erro faz parte do processo e também precisa ser assumido. 

Como se preparar para um mundo VUCA? 

O mundo VUCA/VICA é parte da nossa realidade. Se antes nossa vida era pré-determinada com um roteiro quase que imutável, hoje em dia, a rotina é marcada pelo dinamismo e incertezas de cenários não previsíveis. A pandemia do novo coronavírus é a concretização das características desse mundo.  

Os atributos desse novo mundo afetam diretamente nossas vidas e tentar frear as transformações será em vão. Sofrerá menos quem se adaptar mais rápido ao mundo VUCA/VICA. Por isso, as competências socioemocionais têm papel fundamental nesse cenário. O estímulo a essas competências e habilidades deve ser ordem de primeira grandeza da escola, em um processo de ensino-aprendizagem que contemple as dimensões sociais e emocionais em conjunto com os aprendizados cognitivos.  

Sua comunidade escolar está preparada para os desafios de um mundo VUCA? Deixe seu comentário contando como as competências socioemocionais são estimuladas por aí. Quer conferir na íntegra as contribuições dessa conversa? Clique abaixo e assista o webinário: 


 

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