O que é a Ciência da Aprendizagem?

25 de maio de 2021

Por: SOMOS Educação

Compartilhe:

Nos últimos 40 anos, diversas pesquisas estão sendo realizadas por cientistas e especialistas para entender como o aprendizado ocorre. Esse conjunto de estudos e suas aplicações é chamado de Ciência da Aprendizagem, ou Science in Learning. Essa abordagem reconhece o valor e a importância da interação entre diversos campos de estudo, como a neurociência, a biologia, a psicologia, a computação, a robótica e a educação, para desenhar diferentes métodos e técnicas capazes de compreender a fundo o processo de aprendizagem.  

Com base nessa perspectiva, educadores e gestores escolares podem aplicar os conhecimentos adquiridos para melhorar continuamente o processo de ensino-aprendizagem da sua escola. Neste artigo, entenda o que é a Ciência da Aprendizagem, sua importância para a educação do presente e do futuro e algumas das principais descobertas realizadas na área!

Ciência da Aprendizagem: O que é? 

A aprendizagem é um processo complexo e interconectado, no qual os estudantes interagem, ao mesmo tempo, com pessoas, materiais, ferramentas, ideias, ambiente e diversos outros elementos que influenciam no seu aprendizado. A partir dessas interações, cada pessoa raciocina e organiza informações para produzir conhecimento, que será utilizado na resolução de problemas, na mudança de comportamento e na tomada de decisão. Por isso mesmo, o estudo sobre o aprendizado tem sido conduzido por diferentes áreas, tais como: 

  • Neurociência e Biologia, com pesquisas básicas sobre o cérebro com o objetivo de entender o processo de aprendizagem em seres humanos e em outras espécies; 
  • Psicologia e Ciência Cognitiva, investigando como os seres humanos “computam”, desenvolvem e utilizam o conhecimento; 
  • Ciência da Computação e Engenharia, estudando como máquinas (por exemplo, computadores e robôs), aprendem; e
  • Educação, analisando como o aprendizado ocorre na sala de aula. 

Recentemente, a comunidade científica reconheceu que entender o aprendizado em todas as suas manifestações requer uma abordagem múltipla, que agrega os diversos tipos de conhecimento citados, resultando na Ciência da Aprendizagem. 

A importância da Ciência da Aprendizagem para a educação do presente e do futuro

Especialistas e cientistas de todo o mundo reforçam a mensagem de que a “Educação precisa ser informada a respeito da Ciência da Aprendizagem”. Ensino e aprendizado baseados em evidências científicas são a chave para desenvolver as competências e habilidades necessárias para que crianças e jovens possam ser bem-sucedidos no presente e no futuro.  

A Ciência da Aprendizagem é a abordagem que proporciona o caminho para ir além de identificar quais habilidades e competências são mais importantes: ela pode responder COMO ensinar essas habilidades da melhor forma possível. 

A educação como conhecemos não foi construída a partir desse conhecimento fundamental. A educação industrial, um modelo que ampliou o acesso à educação e ao conhecimento para uma grande parcela da humanidade no século XX, ainda predomina na maior parte das escolas. Porém, ela não é mais suficiente para garantir a qualidade e as oportunidades de aprendizado.  

O avanço da tecnologia e a pandemia mundial do coronavírus (Covid-19) aceleraram a transformação do modelo tradicional de ensino, em que os professores detêm o conhecimento e ensinam o conteúdo de forma uniforme para os estudantes. profissão de educador está se transformando para facilitar o aprendizado dos alunos, aplicando seu conhecimento educacional para desenvolver as competências e habilidades que o século XXI necessita. Isso inclui entender e estimular os múltiplos caminhos para o aprendizado respeitando o ritmo no qual cada estudante progride. 

Por isso a importância da Ciência da Aprendizagem. Ela é capaz de explorar a natureza das competências e habilidades – o que são esses blocos de conhecimento, como eles são construídos e como mudam ao longo do tempo. Ao compreender o funcionamento da progressão do aprendizado – como as habilidades progridem de uma ação mais básica para outras mais complexas, assim como identificar quais habilidades fundamentais estão por trás das mais complexas –  é possível construir metodologias para desenvolver em nossas crianças e jovens as habilidades necessárias para seu futuro num mundo imprevisível.  

As principais descobertas da Ciência da Aprendizagem

O presente e o futuro da educação estão relacionados com o entendimento dos princípios da Ciência da Aprendizagem. O conhecimento multidisciplinar adquirido e sua aplicação na sala de aula, em materiais didáticos, nas tecnologias educacionais e nos  processos escolares poderá contribuir de forma decisiva para a revolução do ensino e aprendizado no século XXI. Nesse sentido, quais são as principais descobertas dessa extensa pesquisa?  

1. O cérebro é plástico 

Estudos pioneiros conduzidos por Michael Merzenich, professor emérito da University of California, em São Francisco, mostram que os circuitos neuronais e as sinapses se modificam rapidamente de acordo com a atividade praticada. De acordo com seus estudos, quando trabalhamos para aprimorar uma habilidade, ocorre uma mudança na “fiação cerebral” (nas sinapses ou conexões neuronais), de forma a selecionar as conexões que dão suporte ao comportamento ou à habilidade que estamos desenvolvendo. Esse processo contínuo é o que se chama de neuroplasticidade. 

2. O conhecimento é construído com base em experiências, relacionamentos e contextos sociais 

Devido à neuroplasticidade e ao processamento das informações recebidas por meio de estímulos, cada fator de interação com o estudante influencia o seu aprendizado. Isso quer dizer que trabalhar o ambiente no qual o aluno aprende, seus conhecimentos anteriores, os estímulos que recebem (seja visual, auditivo, olfativo, gustativo ou cinestésico) e os relacionamentos podem melhorar sua aprendizagem.  

Por conta dessa série de fatores, uma área que está ganhando relevância na Ciência da Aprendizagem é o Design Instrucional. Ele colabora no planejamento, desenvolvimento e utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais e eventos em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem humana a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos.  

3. Cada pessoa aprende de uma forma diferente

Como citado anteriormente, o modelo de educação industrial não é suficiente para o século XXI. Uma das principais razões é porque ele assume que todos os estudantes aprendem da mesma forma.  

Devido à neuroplasticidade e ao fato do conhecimento ser construído a partir das interações do aluno com o meio, hoje cientistas e especialistas reconhecem que cada pessoa aprende de uma maneira diferente. Assim, educadores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares devem planejar diferentes abordagens de ensino, que promovam o aprendizado dos seus alunos, estimulando seus pontos fortes em cada situação. 

Práticas que potencializam o desempenho dos seus estudantes 

Ciência da Aprendizagem reúne estudos sobre como o aprendizado ocorre e como é possível os educadores e gestores escolares utilizarem desses conhecimentos para melhorar continuamente o processo de ensino-aprendizagem da sua escola. A partir do entendimento dos princípios do Science in Learning, como a plasticidade do cérebro, a construção do conhecimento baseando-se em experiências, relacionamentos e contextos, e o aprendizado individualizado, é possível construir abordagens de ensino que promovam a formação integral dos alunos.  

Para aprofundar nesse tema, Mário Ghio, CEO da SOMOS Educação, teve seu cérebro monitorado, em tempo real, ao vivo, para apresentar as novas iniciativas do Science in Learning junto com o cientista-chefe da SOMOS e os parceiros que estão transformando a educação por meio de evidências científicas. Você pode conferir na íntegra o webinário “Na Mente do CEO” clicando abaixo.   

Compartilhar: