18 de junho de 2021
Por: SOMOS Educação
Compartilhe:
Você sabia que o Anglo foi o primeiro sistema de ensino do mundo? Com mais de 70 anos de história, o Sistema Anglo de Ensino carrega em seu DNA o compromisso com uma educação forte, planejada e em sintonia com as novas gerações e sua cultura. Unindo tradição e inovação, a solução educacional está sempre em destaque nos vestibulares mais concorridos do Brasil.
Para conhecer a fundo o Sistema Anglo de Ensino, confira este artigo!
O Anglo foi fundado por professores, a partir da prática de sala de aula. Essa mesma prática continua a orientar um trabalho que completou, em março de 2020, setenta anos e faz parte da vida de gerações e gerações de estudantes.
Todos os materiais do Sistema Anglo de Ensino são escritos por quem conhece e respeita a sua tradição. Contudo, isso não significa torná-los imutáveis, congelados no tempo. Ao contrário, é mantê-la sob constante questionamento, renovando-a sempre.
Os materiais são escritos de forma envolvente, para despertar a qualidade mais importante de um aluno: a curiosidade, a vontade de querer saber cada vez mais. Eles são apresentados de maneira a produzir dois efeitos fundamentais: encantamento e estranhamento. Encantamento, como forma de atrair para o estudo, e estranhamento, como instrumento de provocação, para fazer o aluno ir além dos estudos.
As novas gerações, nascidas no meio digital, têm acesso ao conhecimento na palma de suas mãos e, por isso, não é interessante que as escolas disputem espaço com as tecnologias. Dessa maneira, o Sistema Anglo de Ensino busca acompanhar essas novas ferramentas, dialogando e aperfeiçoando o seu uso.
As sementes do Anglo foram lançadas ainda no século 19, quando, em 1894, o educador português Antônio Guerreiro chegou ao Brasil e fundou, na cidade de São Paulo, o Ginásio Professor Guerreiro, renomeado posteriormente para Ginásio Anglo-Latino.
O Anglo, como conhecemos hoje, começou a tomar forma na década de 1930, quando Celestino Rodrigues, um estudante de engenharia, e Leo Bonfim, professor na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, adquiriram a unidade, e implantando dentro dela um curso preparatório para a área de Exatas, denominado Curso Anglo-Latino que, rapidamente, tornou-se referência em São Paulo.
Na década de 1950, Celestino e Leo decidiram encerrar as atividades do Anglo-Latino. Mas esse não era o fim. Isso porque o Prof. Simão Faiguenboim, até o momento diretor do curso preparatório, adquiriu a unidade e convidou os também professores Abram Bloch, Emílio Gabriades e Carlos Marmo para darem continuidade ao projeto. Eles alugaram duas salas de aula na Rua Tamandaré, onde funcionava o colégio São Paulo de Piratininga, e iniciaram as atividades do Curso Anglo.
Os anos 1960 trouxeram para a equipe o matemático Cid Guelli, que mais tarde se tornaria o professor símbolo do Anglo, graças a sua competência e dedicação.
No começo da década de 1970, a procura pelo Anglo foi tão grande que a solução encontrada foi criar um material que permitisse que professores diferentes dessem a mesma aula. Esse material revolucionário foi chamado de “apostila caderno”. Escrito pelos próprios professores, o material tornou-se um grande diferencial e símbolo do Curso Anglo.
Ainda na década de 1970, o Anglo montou um curso em São José dos Campos, denominado Anglo São José. Rapidamente, percebeu-se a dificuldade em manter o mesmo padrão de qualidade da unidade de São Paulo com uma administração feita à distância. O Anglo, então, passa a fornecer o material e prestar assessoria didático-pedagógica, o que deu origem ao primeiro sistema de ensino do mundo.
Nos anos 1980, o Anglo já possuía mais de 50 cursos pré-vestibulares conveniados pelo Brasil. Assim, a pedido de parceiros, o Anglo ampliou o material para outros níveis de ensino, dando origem ao “Projeto 2º Grau”. Assim, o Sistema de Ensino para o Ensino Médio tem sua origem.
Aqui, o Anglo também daria o passo que faltava para completar o atendimento prestado aos parceiros: passou a produzir material para o Ensino Fundamental e para a Educação Infantil.
Em 2015, a marca é incorporada à SOMOS Educação. Esse passo permitiu a ampliação de sua capacidade de investimento e uma forte expansão para fora de São Paulo. Esta década também foi marcada pela evolução pedagógica do Anglo. A intensa busca por novas práticas e recursos para as escolas parceiras levou à evolução do sistema de ensino e à criação da Solução Educacional Anglo. Em 2018, o Colégio Anglo São Paulo é inaugurado visando a aplicação das soluções e seu aprimoramento constante de acordo com as necessidades do dia a dia escolar.
Em 2020, o Anglo completa 70 anos, um marco para o sistema de ensino e para a educação brasileira. Além disso, seus resultados são impressionantes. Foram mais de 7.000 alunos aprovados no Enem/Sisu, sendo 473 em medicina e 2.636 em engenharias. O Anglo também se destacou nos vestibulares, com 1.280 aprovados na USP e 682 na Unicamp.
Fazer parte da rede do Anglo é estar imerso em um ambiente pioneiro de aprendizagem e inovação, em contato com as principais escolas do Brasil. Por isso, o Anglo organiza eventos de capacitação para a integração das escolas e cria canais para o compartilhamento de boas práticas.
Evento voltado para a formação de professores e equipe pedagógica da rede Anglo, por meio de palestras e oficinas realizadas por autores, assessores pedagógicos e convidados.
Eventos de capacitação e trocas de experiências educacionais. São ministradas palestras com temas atuais e disponibilizados plantões de todas as disciplinas, com atendimento feito pelos autores do material didático. Esse é um momento de capacitação para todos os profissionais da escola.
Um encontro para apresentar os resultados do ano, compartilhar as estratégias para o ano seguinte e orientações sobre mudanças e inovações no material didático. O público-alvo são mantenedores, diretores, coordenadores e profissionais diretamente envolvidos no marketing das escolas.
A busca constante por inovações pedagógicas e recursos que atendam às novas demandas das escolas levou o Anglo a integrar os materiais didáticos e serviços disponibilizados aos parceiros em uma completa plataforma tecnológica, que potencializa a prática de sala de aula e o desempenho pedagógico das escolas. A Solução Educacional Anglo é uma evolução do sistema de ensino que une:
Com a Solução Educacional Anglo, os parceiros têm acesso aos materiais, aos serviços e às plataformas digitais inovadoras para aprimorar, continuamente, a aprendizagem dos alunos
A Solução Educacional Anglo apoia os parceiros no planejamento e no desenvolvimento das aulas, na aplicação do conteúdo em sala e no estudo em casa, na avaliação do aprendizado dos alunos, no diagnóstico das áreas com oportunidades de melhorias e na definição de planos de ação estruturados para aprimoramento dos resultados pedagógicos da escola. Tudo isso é feito, continuamente, com o apoio de uma equipe especializada. Isso forma o que chamamos de “Ciclo de Melhoria de Aprendizagem”.
O Ciclo de Melhoria de Aprendizagem tem quatro etapas: planejar, desenvolver, checar e agir.
Na primeira etapa do Ciclo de Melhoria da Aprendizagem, os objetivos são implantar os materiais didáticos e as plataformas digitais do Anglo, e preparar a escola para usá-los. Para tanto, além do trabalho presencial da assessoria pedagógica, Anglo fornece recursos para apoio ao professor no planejamento das suas aulas.
O objetivo da segunda etapa do Ciclo de Melhoria de Aprendizagem é o efetivo desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Para tanto, a Solução Educacional Anglo disponibiliza aos seus parceiros os materiais didáticos desenvolvidos por autores com larga experiência escolar – o que garante atenção às necessidades da sala de aula – e uma plataforma tecnológica, integrada a esses materiais, e moldada para complementar o estudo do conteúdo fora da sala de aula.
Nesta etapa do ciclo, verificamos o processo de aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos através de avaliações e simulados. Informações detalhadas sobre o desempenho de alunos, das turmas e da escola como um todo são disponibilizadas por meio de relatórios para toda a comunidade escolar nas plataformas digitais. Essas informações geram insumos importantes para o diagnóstico das oportunidades de melhoria e comprovam a efetividade das práticas pedagógicas aplicadas.
Após verificar o desempenho dos alunos e identificar resultados positivos e oportunidades de melhoria, chega o momento de definir as ações que irão viabilizar um processo estruturado de evolução pedagógica das escolas. Esse processo é orientado pela Assessoria Pedagógica e garante o aprimoramento do trabalho de acompanhamento do rendimento escolar do aluno, da turma e também da escola.
O material didático do Anglo de Ensino foi desenvolvido por um grande time de autores, todos com larga experiência, como professores e gestores pedagógicos, o que garante que os materiais reflitam as necessidades da sala de aula, respeitando as características e as exigências específicas de cada segmento.
Enquanto isso, o projeto pedagógico do Anglo visa a garantir uma sólida formação aos alunos e o desenvolvimento de agentes transformadores da sociedade – metas que orientam a construção dos materiais didáticos. Ao longo da abordagem dos conteúdos regulares, os materiais do Anglo despertam a curiosidade do aluno, estimulam a reflexão sobre o seu aprendizado e desenvolvem senso de organização e sistematização dos estudos.
Para saber mais sobre o Sistema de Ensino Anglo e suas propostas para cada segmento da Educação Basica, clique abaixo e converse com um dos nossos especialistas:
Compartilhar: