27 de janeiro de 2025
Por: SOMOS Educação
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Receber alunos novatos na instituição pode ser uma questão para algumas escolas. Alguns jovens podem se sentir acuados e amedrontados diante das novidades, enquanto outros se mostram ansiosos ou até um pouco mau humorados e chateados pelo fim das férias. Independente disso, é importante tornar o ambiente acolhedor para todos os alunos, inclusive aqueles que acabaram de ingressar no colégio.
Para os alunos novatos, o primeiro dia de aula representa uma expedição a um lugar totalmente novo. Na maioria das vezes o jovem não reconhece nenhum rosto, não foi apresentado às normas e estrutura do espaço e os próprios métodos pedagógicos são desconhecidos. Para isso, é imprescindível que toda a equipe escolar se una para tornar a acolhida dos novos alunos e sua adaptação o mais prazerosa possível.
Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para auxiliar coordenadores, professores e diretores no processo de adaptação dos alunos novatos. Boa leitura!
Todo o processo e as estratégias pedagógicas adotadas por uma escola podem ser comprometidas pela dificuldade de adaptação de novos alunos. Uma maneira de tornar essa transição mais suave é compreender o contexto de onde esses alunos vieram. Dessa forma, o ideal é que a gestão crie uma série de estratégias para receber os novos alunos da melhor maneira possível. Cabe a gestão analisar as possibilidades e escolher aquelas que melhor se encaixam no perfil da instituição e no orçamento previsto para aquele ano. Eventos de boas-vindas geralmente são a melhor opção para integrar as turmas e acolher os novos alunos.
Receber alunos novatos não precisa ser um problema para a gestão. Pequenas ações podem ter um resultado satisfatório na adaptação dos jovens.
Uma parte importante do processo de receber alunos novatos é apresentar as dependências do colégio. O ideal é organizar uma equipe para recepcioná-los e realizar um tour pela instituição, apresentando os cômodos, os funcionários e as normas. Outra maneira de realizar essa tarefa, e ainda promover a integração entre os alunos, é selecionar estudantes que já estavam matriculados na instituição para realizar essa apresentação.
Uma grande questão para uma boa adaptação é o processo de socialização. Para isso, preparar momentos para que os alunos interajam entre si fora da sala de aula é muito importante. Esse momento pode ser pensando em um evento de boas-vindas para os jovens. Além disso, organizar gincanas, jogos e brincadeiras pode ser uma maneira lúdica de desenvolver alguns conteúdos e ainda promover a integração dos discentes.
Agendar uma conversa com o aluno novato é uma boa maneira de entender seu contexto e realidade. Não precisa se tratar de uma reunião formal. Na verdade, o ideal é que seja uma conversa leve, em que o discente se sinta seguro para expressar seus medos e inseguranças em relação a nova instituição.
Em alguns casos, o grande problema de adaptação dos jovens que ingressam em uma nova instituição de ensino é a adaptação pedagógica. Tendo isso em vista, é possível propor tutorias de contraturno. Essas aulas extras não precisam durar o ano todo, mas sim o tempo necessário para que o discente se equipare ao resto da turma.
O sucesso da adaptação dos alunos novatos está muito ligada à parceria entre a escola e a família. Uma reunião pode ser marcada entre a gestão e os pais e responsáveis. Nessa reunião é importante discutir as expectativas dos familiares com relação a escola, e principalmente questões a respeito do comportamento dos jovens. O comportamento de alunos novatos são uma incógnita para a gestão, e dessa forma, fica mais difícil identificar comportamentos negativos e que podem indicar problemas na escola. Alinhar com os pais o perfil das crianças pode auxiliar na identificação desses problemas.
Receber novos alunos não precisa ser uma situação problemas para os gestores. Com planejamento e um plano de recepção bem tratado, o processo de adaptação se torna bem mais fácil. O importante é sempre se atentar ao bem estar dos estudantes. Com a ajuda da família, esse processo se torna muito mais tranquilo, e as práticas pedagógicas não são afetadas.
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