A importância do marketing educacional para as escolas

17 de abril de 2023

Por: SOMOS Educação

Compartilhe:

O marketing educacional é fundamental para que as escolas consigam transmitir seus valores, ter uma boa comunicação com as famílias e se posicionar diante da comunidade escolar. Essa estratégia tem também um papel importante na captação, na retenção e na fidelização dos alunos, funcionando como uma ligação entre a escola e a comunidade escolar.

Entretanto, é comum que algumas instituições de ensino se dediquem a essas estratégias em períodos determinados do ano. Mas, para que tenham resultados efetivos, as ações de marketing escolar devem acontecer durante todo o período letivo.

Quer entender melhor a importância do marketing educacional e como implementá-lo na sua escola? Leia este artigo até o final!

O que é o marketing educacional

O marketing educacional consiste em estratégias que buscam trabalhar desde o relacionamento com a família e com os alunos até a imagem da instituição, exprimindo em todos os momentos os valores e a identidade da escola. Portanto, ele representa a ponte entre a escola e a comunidade escolar.

Sendo assim, as ações de marketing escolar regulam todas as mensagens e meios de comunicação usados para lidar com o público ao longo do ano letivo – no dia a dia escolar, durante a campanha de matrículas ou mesmo em eventos promovidos pela escola.

Por que o marketing educacional é importante?

O marketing escolar tem ganhado cada vez mais importância com as mudanças do cenário educacional, pois, além de oferecer um ensino de qualidade, as escolas precisam se diferenciar, deixando claro o tipo de aluno que se propõe a formar.

“O marketing educacional é uma área que tem evoluído muito. Temos um grande desafio que é organizar as ações para que a escola possa ser competitiva. Uma escola competitiva oferece educação de qualidade, mas, hoje, a embalagem, a forma de relacionamento, tudo que envolve a captação de alunos ou a retenção está dentro de técnicas e estratégias que precisam ser muito bem pensadas.” (Chico, Diretor Geral da EMME Marketing Educacional)

O marketing educacional funciona como uma ligação entre a escola e a comunidade escolar e, por causa disso, é muito relevante para a manutenção de um bom relacionamento com pais, responsáveis e público em geral. Em todos os pontos de contato, um marketing escolar bem estruturado vai garantir que a mensagem transmitida pela escola reflita os valores e a identidade da instituição.

Quais os benefícios do marketing educacional?

As ações de marketing escolar trazem inúmeros benefícios para as instituições de ensino.
Conheça algumas delas a seguir.

1. Comunicação com os públicos

A escola tem como objetivo a formação e o desenvolvimento dos alunos, e é importante que a família também faça parte desse processo. Nesse contexto, o marketing educacional ajuda a escola a construir um relacionamento próximo, claro e aberto com pais e responsáveis.

Essa estratégia assegura um bom relacionamento tanto com os atuais alunos quanto com aqueles cuja famílias se interessam pela escola, e é isso o que vai fazer a diferença diante da concorrência.  Sendo assim, trabalhar a comunicação da escola com o público consiste em traçar ações de relacionamento com quem já está ligado à instituição bem como com novas pessoas.

Para tanto, um bom marketing escolar auxilia a escolha dos meios de comunicação, como o próprio site da escola ou as redes sociais, assim como ajuda a determinar a linguagem e o tom de voz a serem usados.

2. Organização e divulgação de eventos

Não é recomendável pensar em ações voltadas para o marketing educacional apenas no momento da campanha de matrículas, visando à captação e à retenção dos alunos. É importante que a escola busque pensar em eventos e momentos de interação com as famílias e com os próprios estudantes. Ao promovê-los, a instituição demonstra se importar com a formação integral dos alunos, com a proximidade da família e com a construção dos valores em conjunto.

Vale ressaltar que não apenas os pais e os responsáveis dos estudantes devem ser envolvidos nos eventos, mas a comunidade escolar como um todo. Dessa maneira, é possível fazer com que novas pessoas conheçam a instituição e se interessem pela sua proposta.

Com isso, a propaganda “boca a boca” é incentivada e faz com que as famílias auxiliem na captação de novos alunos, ao demonstrar satisfação com a instituição.

3. Captação de alunos e campanha de matrícula

O marketing educacional é estratégico para apoiar a escola na captação de alunos durante a campanha de matrículas. Isso pode ser feito por meio da divulgação da instituição em propagandas, folders, panfletose até mesmo no site da escola e nas redes sociais.

Entretanto, é importante que a escola entenda que, para conseguir um bom resultado tanto na captação quanto na retenção de alunos, o marketing escolar deve ser trabalhado durante todo o período letivo. Sendo assim, a matrícula acaba sendo o resultado de um bom relacionamento desenvolvido com as famílias ao longo do ano.

Como aplicar o marketing educacional na sua instituição de ensino?

Quer saber mais sobre o marketing escolar, entender a fundo a real importância dessa estratégia e conhecer os passos para aplicar o marketing educacional na sua instituição de ensino? Baixe gratuitamente o e-book “Marketing educacional: como destacar a sua escola”:

Compartilhar: