25 de setembro de 2024
Por: SOMOS Educação
Compartilhe:
Você provavelmente usa ou conhece alguém que use aplicativos de comida, de transporte, assistente de voz ou streaming. Você sabe o que esses aplicativos têm em comum? Todos possuem inteligência artificial (IA)!
Nos últimos anos, a inteligência artificial tem se integrado cada vez mais ao nosso cotidiano, transformando a maneira como interagimos com a tecnologia e influenciando diversos setores, e é claro que o setor da educação não ficaria de fora.
No entanto, à medida que a IA se torna mais presente nas salas de aula e nas plataformas educacionais, surgem novos desafios e conceitos que precisam ser compreendidos.
Um desses conceitos é o fenômeno conhecido como “alucinação” em IA. Já ouviu falar? É sobre isso que vamos tratar neste artigo. Confira!
Inteligência artificial refere-se a sistemas e tecnologias que imitam a inteligência humana para executar tarefas como análise de dados, aprendizado e tomada de decisões, proporcionando personalizações e inovações.
Na educação, a IA promete revolucionar a forma como aprendemos e ensinamos, personalizando o ensino, automatizando tarefas cotidianas para otimizar a gestão escolar e fornecer suporte adicional aos alunos.
Dentro do contexto da inteligência artificial, especialmente quando aplicada à educação, o termo “alucinação” refere-se à capacidade da IA de gerar informações a qualquer custo, podendo fornecer informações falsas ou imprecisas que podem parecer plausíveis em um primeiro momento, mas não estão fundamentadas em dados reais.
Segundo o Gerente de Design e Experiência do Usuário do Plurall, Bruno de Magalhães, “quando a gente olha para esses assistentes mais genéricos, quem usa provavelmente já percebeu que ele nunca deixa de dar uma resposta. (…) É aí que entra o conceito de alucinação, que é o quanto a gente permite que aquela inteligência artificial seja criativa para poder trazer a resposta que a gente está querendo, e isso pode levar a imprecisões e distorções [na resposta da IA].”
Ao adotar a inteligência artificial, especialmente quando estamos falando do cenário educacional, deve-se ter um olhar crítico para o conceito de alucinação, pois ele pode ter consequências significativas que devem ser levadas em consideração, por exemplo:
Disseminação de informações falsas: Se um aluno confiar em informações geradas por uma IA, ele pode aprender conceitos incorretos.
Perda de credibilidade: As alucinações podem enfraquecer a confiança dos alunos e professores na IA como ferramenta de aprendizado.
Dificuldade em identificar a informação correta: É fundamental que os estudantes sejam capazes de avaliar criticamente a informação, independentemente da fonte.
Considerando todos essas questões, a SOMOS Educação pensou uma solução inovadora que resolve o problema das temidas alucinações da IAs que temos atualmente no mercado.
O Plurall IA é a grande aposta da SOMOS para a volta às aulas de 2025. De forma pioneira, o Plurall está explorando dezenas de possibilidades da inteligência artificial para apoiar e facilitar a rotina do professor de forma significativa, reduzindo o tempo de planejamento e aumentando a produtividade com qualidade e segurança.
Tanto os professores quanto os alunos terão acesso ao Assistente Inteligente, o Plu. Para os professores, o Plu poderá simplificar o trabalho rotineiro, agilizando os processos que mais levam tempo e, como consequência, aumentando a produtividade.
Já os alunos, além da possibilidade de interação com o Assistente Inteligente para apoio em dúvidas sobre os conteúdos do material didático, poderão gerar planos de estudo, resumos dos conteúdos e muito mais. Os alunos também terão acesso ao Adaptativo, em forma de gamificação, oferece trilhas de atividades que estão alinhadas às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e que tem como estratégia estimular os alunos a assumirem um papel ativo em seu próprio processo de aprendizagem. Todo conteúdo e o ritmo de aprendizagem é adaptado para atender às necessidades individuais de cada estudante.
E é claro que o tema de alucinação foi considerado no desenvolvimento desse novo produto digital que estará disponível para todas as escolas parceiras da SOMOS a partir de janeiro de 2025.
Todo conteúdo é gerado em um ambiente controlado, pois é buscado a partir dos materiais didáticos da SOMOS Educação, sempre respeitando o contexto escolar, a proposta pedagógica dos próprios livros adotados e utilizados em sala de aula pelas escolas, e os diferentes níveis de escolaridade.
Segundo Bruno, “a gente coloca essas inteligências artificiais para funcionarem dentro de um ambiente controlado que é o material didático das escolas que adotam os selos da SOMOS Educação. Então, temos um ambiente seguro para essa inteligência artificial generativa consultar o conteúdo que se espera (…) e as respostas tendem a estar muito mais alinhadas com a proposta pedagógica do material didático e com o conteúdo relacionado.”
Ainda de acordo com Bruno, “no Plurall a gente evita que ela [a inteligência artificial] alucine, porque ela está se baseando em um material muito específico. Então, tiramos um pouquinho da “criatividade” dela, para que ela referencie aquilo que ela está lendo, que é o material didático. Isso já ajuda muito nesse filtro do quão preciso ou impreciso pode ser uma resposta que ela dê.”
Além disso, uma forma importante de mitigar a alucinação da inteligência artificial e dar prompts (comandos) mais direcionados. Ou seja, quanto mais detalhada for a pergunta feita ao assistente, mais precisa e assertiva será a resposta dada por ele.
Estamos vivendo uma era na qual a tecnologia faz parte do nosso dia a dia. É necessário que tenhamos informações suficientes sobre a inteligência artificial para que possamos entender a melhor maneira de introduzi-la, com segurança e responsabilidade, e utilizá-la dentro das instituições de ensino, a fim de aumentar a produtividade da equipe escolar e promover novas possibilidades de aprendizagem para os alunos dentro e fora de sala de aula.
Tudo isso você encontrará no Plurall IA no período de volta às aulas em janeiro de 2025.
Para saber mais sobre a inteligência artificial da SOMOS Educação, o Plurall IA, e seu lançamento, confira o site plurall.net/ia e acompanhe o Plurall no Instagram @plurallnetoficial.
Se você deseja entender melhor as possibilidades de uso da plataforma e como ela pode impulsionar sua escola rumo à excelência, converse com um de nossos especialistas e descubra como ter a tecnologia e a inovação da SOMOS Educação.
Compartilhar: