Como a educação socioemocional acontece na prática

6 de agosto de 2021

Por: SOMOS Educação

Compartilhe:

Embora seja cada vez mais reconhecida a importância do desenvolvimento intencional de capacidades que extrapolam os conteúdos cognitivos, muitas vezes surgem questões sobre como a educação socioemocional acontece na prática

Já é unânime para os educadores a relevância do trabalho pedagógico focado nas competências socioemocionais. Mas, como efetivamente implementar práticas que promovam esse desenvolvimento? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira!

O que é a educação socioemocional? 

A educação socioemocional é o processo formativo que considera o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, o tema passou a fazer parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Trata-se de uma perspectiva que promove de maneira intencional o trabalho com a inteligência emocional e as chamadas competências socioemocionais. Essa abordagem deve acontecer dentro do contexto das instituições de ensino, sendo necessário, para isso, uma adequação do currículo escolar. 

Dessa maneira, ao logo de todas as etapas da Educação Básica, a formação de atitudes e valores deve caminhar de maneira sinérgica ao desenvolvimento das aptidões cognitivas. E existem distintas maneiras para que isso aconteça na prática. Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico. 

Como implementar a educação socioemocional 

Existem diferentes meios para que as escolas incluam a educação socioemocional em seus currículos. Não existe uma forma melhor que a outra, e é importante salientar que elas não são excludentes ou exclusivas. A seguir, apresentamos duas perspectivas que podem ser trabalhadas simultaneamente, dependendo da realidade e do contexto da instituição de ensino.  

Socioemocional como metodologia de ensino 

Uma primeira possibilidade para implementar a educação socioemocional na escola é incorporar o trabalho com as habilidades e competências em todas as práticas e rotinas de sala de aula, por meio de metodologias de ensinos que tragam essa perspectiva. Para isso, é preciso investir em atividades que ressignifiquem a tradicional postura passiva do aluno, e encoraje-o a efetivamente se tornar protagonista do seu processo de aprendizagem.  

Criar, trabalhar em equipe, analisar e debater são imperativos que estimulam a formação socioemocional, podendo ser facilmente incorporados a todas as disciplinas e ações didáticas. Essas novas situações de aprendizado devem estimular a comunicação, a criatividade e o pensamento crítico, lembrando que é fundamental superar qualquer ideia de fragmentação entre cognição e emoção. 

Vale salientar também que a inserção das socioemocionais no currículo deve acontecer de forma transdisciplinar, prevendo uma articulação das disciplinas. É preciso que haja uma intencionalidade pedagógica e que sua aplicação aconteça de maneira sistêmica e consistente. Nesse cenário, metodologias ativas – voltadas à realização de projetos-, práticas maker e gamificação são abordagens que valorizam a experiência de aprendizagem através de dinâmicas colaborativas, trabalhos em grupo e contextualização do conhecimento. 

Soluções complementares de ensino socioemocional 

Uma possibilidade paralela à adaptação do currículo é a Implementação na escola de programas desenvolvidos especificamente para o ensino socioemocional. Com metodologias direcionadas para essa formação, as escolas podem se beneficiar de soluções complementares para subsidiar o seu trabalho com competências socioemocionais. 

Além de otimizar o tempo escolar regular, esses programas podem ser implementados como atividades específicas, mas não desconectadas de outras disciplinas. Essa é a proposta do Líder em Mim (LEM), uma solução que tem o intuito de criar um contexto propício para a aplicação das competências socioemocionais no ambiente escolar.  

Considerado o melhor programa socioemocional, o Líder em Mim tem seus resultados comprovados e endossados pelo Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL) - maior autoridade no assunto do mundo. Sua missão é promover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes, por meio de uma educação socioemocional, desenvolvendo sua autoestima e autoconhecimento para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade. 

Com uma metodologia clara e embasada nos “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, os alunos e a equipe escolar são levados a refletir sobre formas diferentes de enxergar as situações, mudando comportamentos e, assim, alcançando resultados diferentes e consistentes. Especialmente focados em 3 dimensões: desenvolvimento das habilidades de liderança, na cultura escolar e nos resultados acadêmicos, o Líder em Mim atende crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Para traduzir conceitos em práticas de sala de aula 

O ensino socioemocional está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O compromisso explicito do documento normativo com a formação integral do aluno se dedica a orientar também aprendizado prático em relação às habilidades e atitudes comportamentais, de uso cotidiano no convívio em sociedade.  

Saber se relacionar bem com os outros e consigo mesmo, tomar decisões de maneira responsável, gerenciar emoções e estabelecer e atingir objetivos de maneira criativa e construtiva são habilidades que impactam positivamente o futuro dos estudantes, além, claro, de estarem alinhadas às exceptivas do mercado de trabalho. 

As metodologias ativas revelam a nova dinâmica do contexto educacional. O modelo, que já é adotado por vários países do mundo, coloca o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem, assimilando os conteúdos de forma ativa e alcançando muito mais resultados!

Quer conhecer melhor as metodologias ativas e entender mais sobre essa forma de aprendizagem que tem ganhado espaço no ambiente escolar? Clique abaixo para receber gratuitamente o e-book!

Compartilhar: