22 de abril de 2024
Por: SOMOS Educação
Compartilhe:
O Dia Mundial do Livro é comemorado em 23 de abril. O propósito principal da celebração é, além de homenagear as obras literárias e os autores, a conscientização dos benefícios do hábito de ler.
Fundamental para potencializar o desenvolvimento intelectual e cognitivo, a prática da leitura auxilia o desenvolvimento técnico, criativo, socioemocional e analítico dos estudantes.
Para celebrar o Dia Mundial do Livro, preparamos este artigo sobre a origem da data, sua relevância e a importância da leitura como fonte de conhecimento. Confira!
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) foi a responsável por estabelecer a data do “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor“, celebrada em 23 de abril.
A definição do dia comemorativo aconteceu em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral, e foi escolhida por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega.
O dia 23 de abril é também a data de nascimento ou morte de outros autores famosos, como Maurice Druon, Manuel Mejía Vallejo, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Haldor K. Laxness.
Além da homenagem a esses grandes nomes da literatura, uma tradição catalã também influenciou a escolha da Unesco. Na comunidade espanhola, há o costume de se presentear pessoas queridas com flores e livros no Dia de São Jorge, também celebrado no dia 23.
A literatura é um recurso pedagógico indispensável ao processo de ensino-aprendizagem. São inegáveis seus benefícios para o desenvolvimento dos estudantes tanto em relação ao aprimoramento do vocabulário e da escrita, quanto em relação à melhora do raciocínio e da interpretação.
Ao ler um livro, além do acesso a conteúdos específicos, há também o estímulo ao funcionamento da memória e o aprimoramento da capacidade analítica e interpretativa.
Entretanto, é comum que educadores relatem desafios para incentivar a prática e o hábito da leitura entre os estudantes. Para isso, é preciso desvincular essa ação apenas da interpretação dos códigos de linguagem e, de fato, oferecer conteúdos que despertem nos alunos o interesse pela leitura.
Ler não deve ser uma atividade exigida como punição, quando a criança ou o jovem não está se comportando como deveria. A leitura deve ser apresentada como uma atividade agradável, o que pode ser feito de forma lúdica, com encenações, por exemplo.
A última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, dedicada a avaliar o comportamento do leitor brasileiro, traçou as principais características dos leitores no país. Confira!
O Dia Mundial do Livro é uma oportunidade para a escola realizar atividades de valorização da leitura. Confira, a seguir, algumas práticas para celebrar a data.
Promova a manifestação artística por meio da palavra. Crie um espaço apropriado para estimular a prática de escrita criativa, com folhas de várias cores e tamanhos, cadernos e canetas, acesso a livros variados, dicionários, obras clássicas e contemporâneas.
Organize um espaço na escola e promova a troca de livros. Convide toda a comunidade escolar para levar os exemplares que possuem em sua casa e para trocar por um novo título.
Incentive encontros para a discussão de obras literárias. Além de promover a interdisciplinaridade, esses grupos de conversa podem potencializar discussões sobre questões socioemocionais. Lendo juntos, os alunos compartilham suas impressões, suas pré-suposições, suas opiniões e seus sentimentos acerca da obra.
Além do Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril, outras datas celebram a importância das obras literárias. Em todas elas, os livros podem pautar alguma atividade nas práticas pedagógicas da escola. São elas:
O Coletivo Leitor é uma iniciativa da SOMOS Educação que busca incentivar a leitura e disseminar sua importância para o desenvolvimento cognitivo da criança e do jovem. Reunindo artigos e conteúdos gratuitos sobre temas relacionados ao universo da literatura, o Coletivo Leitor levanta questões desde a formação do leitor até a importância da leitura.
A plataforma é um espaço em que se publicam textos de autores, ilustradores, editores, bibliotecários e educadores sobre o universo da leitura. O catálogo conta com mais de 1.600 obras de literatura infantojuvenil, de mais de 500 autores renomados, nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros literários. Além disso, os livros apresentam rico material complementar ao texto ficcional (serviços, paratextos, suplementos do aluno e manuais do professor): uma valiosa ferramenta para a mediação da leitura.
Com obras dos selos Ática, Scipione, Caramelo, Formato e Atual e Saraiva, o site foi desenvolvido de modo a facilitar para as escolas a busca por obras literárias de acordo com suas necessidades. O acervo conta com obras conhecidas por abordar todas as dimensões do indivíduo e estimular o exercício da imaginação, incluindo coleções consagradas, tais como: Reencontro, Jabuti, Vaga-Lume e Para Gostar de Ler.
Com filtros como segmento, ano escolar e perfil do leitor, o Coletivo Leitor tem como missão apoiar as escolas e os professores na trilha para tornar a leitura uma experiência prazerosa, transformadora e emocionante para alunos e docentes. Clique na imagem para conhecer!
Compartilhar: