Ensino híbrido na prática

4 de maio de 2021

Por: SOMOS Educação

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Com o cenário de pandemia, as escolas precisaram se aproximar mais da tecnologia para as modalidades de ensino remoto. Para retomar as atividades de maneira segura, a recomendação é de que as escolas adotem práticas híbridas, combinando aulas presenciais e remotas.  

Mas como aplicar na prática o ensino híbrido? Quais ferramentas podem apoiar esse tipo de ensino? Essas questões foram tratadas no webinário promovido pela SOMOS Educação e conduzido pelo educador e assessor pedagógico da Plurall Stores, Rauni Fontana. Neste post, relacionamos os principais pontos da conversa. Confira!

Como chegamos até aqui e quais as demandas desses novos tempos? 

Não há dúvidas: a pandemia de Covid-19 apresentou um cenário inédito e atípico para a educação de todo o mundo. A necessidade de transformações e mudanças rápidas demandou das escolas e dos educadores movimentos intensos para lidar com os desafios impostos pelo novo contexto.  

Historicamente, tivemos como sociedade processos acelerados de mudanças, como nas revoluções industriais, por exemplo. Assim, como espécie, sabemos que existe uma grande aptidão humana para lidar com mudanças, mas será que estamos tecnicamente preparados para elas? Esse é o convite do webinário “ Ensino Híbrido na prática”, que se debruçou sobre o histórico do modelo tradicional de educação e apresentou uma linha do tempo até os dias atuais, em um contexto nomeado como revolução industrial 4.0.  

Essa nova circunstância social apresenta novas demandas como, por exemplo, estar confortável com não saber o que há à frente. Outra exigência é a de tomar decisões com informações parciais, fazendo escolhas com os recursos acessíveis e possíveis. Além disso, a curiosidade também é uma nova demanda desses novos tempos, alinhado à capacidade de aceitar e acolher diferenças de opiniões e ter iniciativa. 

Em resposta a esse novo contexto social e suas exigências, os processos educacionais (e as práticas dos professores) precisam se debruçar sobre uma formação e preparo dos alunos a partir de premissas e soluções tais como: o estímulo ao desenvolvimento das habilidades do século XXIa atuação em ambientes simulados, expondo os estudantes a erros e ajustes; a disposição de ferramentas abrangentes e flexíveis, que permitam ao aluno uma exploração que não seja predeterminada; o lastro ético em todas as atividades, projetos e desafios; e o incentivo a autonomia dos estudantes, alinhando a educação aos seus interesses e propósitos.  

Ensino Híbrido: desafios e práticas 

Entendido o panorama que nos trouxe até o momento atual, Rauni Fontana contextualiza no bate-papo a perspectiva do Ensino Híbrido. Segundo o educador, é preciso entender que esse método não trata de uma simples mistura entre o ensino tradicional e a distância, mas vai além. Trata-se da intermediação do conhecimento com uma ferramenta tecnológica (seja ela uma solução, uma plataforma ou um aplicativo, por exemplo), servindo como elemento que permite o avanço das práticas pedagógicas

Para elucidar essa premissa, o educador apresentou três pontos que precisam ser observados: 

  1. tecnologia não vem competir com ensino tradicional, vem complementá-lo; 
  2. Inteligência Artificial é uma poderosa ferramenta que atende aos desígnios de quem a elabora;
  3. Os alunos têm acesso aos desafios globais

Dessa maneira, é preciso que as escolas ofereçam soluções digitais que permitam essa abordagem metodológica que combina atividades presenciais com o uso de ferramentas digitais.  Esse é o compromisso da SOMOS Educação, que dispõe de soluções eficientes e que contribuem para o desenvolvimento dos alunos.  

Soluções para implementar o Ensino Híbrido 

Na prática, a Plurall Store, nova solução da SOMOS Educação, dispõe em seu portfólio uma série de recursos educacionais para apoiar as escolas em seu processo de Transformação Digital. No webinário, Rauni Fontana apresenta em detalhes cada um dos recursos disponíveis na plataforma. São ferramentas cuidadosamente selecionadas, que permitem às instituições de ensino implementarem os recursos que são efetivos para responderem todas as demandas dos novos tempos, apresentadas anteriormente. 

Os cursos digitais têm qualidade reconhecida e contribuem para a formação de diferentes conhecimentos e o desenvolvimento das habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As soluções podem ser ofertadas no intracurricular e/ou contraturno, expandindo a oferta das escolas e contribuindo para um aprendizado diverso e flexível.

Conheça a Plurall Store:

Para conhecer em detalhes o portfólio de soluções da Plurall Store, você pode conversar sem compromisso com um especialista, clicando aqui, ou assistir na íntegra ao webinário Ensino híbrido na prática! 

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