Indisciplina na sala de aula: como resolver?

18 de novembro de 2024

Por: SOMOS Educação

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Veja dicas para resolver a questão da indisciplina em sua escola e entenda melhor quais metodologias podem evitar a falta de obediência dos alunos.

Turmas de alunos que não obedecem e não respeitam os professores, funcionários e até mesmo os outros colegas são uma realidade comum nas escolas do Brasil. Você, profissional da educação, provavelmente já se deparou com esse cenário ao longo de sua trajetória.

Neste artigo, reunimos diversas dicas para ajudar a equipe escolar a lidar com a indisciplina na sala de aula. Confira!

Saiba como lidar com alunos indisciplinados e desinteressados

A seguir, veja dicas para te ajudar a lidar com alunos indisciplinados:

1. Estabeleça uma relação de diálogo

O diálogo é de extrema importância para melhorar o relacionamento entre professor e aluno e entre escola e família. As regras da escola e da sala de aula devem ser expostas de forma clara e os alunos e familiares devem ter abertura para buscar entendê-las e para expor seus valores. Quando conversando com os pais e responsáveis do aluno indisciplinado, é importante que o tom seja propositivo, buscando uma solução em conjunto.

2. Mude a estratégia de aula

Os jovens de hoje encontram dificuldade de concentração em aulas expositivas. Isso se deve ao fato de estarem inseridos em uma sociedade moderna, onde é possível ter acesso ao conteúdo que o professor daria em sala de aula na palma de suas mãos. Sendo assim, é importante que o docente mude sua estratégia de aula. Em vez de trabalhar apenas com aulas expositivas, é interessante que novas metodologias sejam inseridas.

Com a sala de aula invertida, por exemplo, o professor passa a ter um papel de mediador do conhecimento enquanto o aluno se torna protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

3. Saiba reagir aos problemas e dificuldades

O educador deve ter calma e equilíbrio para reagir aos problemas e situações de indisciplina. Competir com um grupo de alunos falando alto é ineficaz. Gritar causa uma visão negativa dos jovens em relação ao professor, propiciando um clima de estresse e tensão. Por isso, é importante manter o tom de voz e, por meio do diálogo tranquilo, estabelecer combinados para dentro da sala de aula.

4. Organize o ambiente

Uma sala de aula organizada, limpa e com a correta disposição de mesas e cadeiras favorece uma aula mais proveitosa. A falta de organização, objetos espalhados pela sala e disposição desorganizada dos alunos compromete a concentração e o aprendizado.

5. Estimule a autonomia

Muitas vezes, alunos se mostram indisciplinados para mostrar que alguma regra da escola não funciona. Em um ambiente em que a autonomia é estimulada, os alunos se sentem mais abertos para expor suas ideias e pontos de vista e tomam decisões mais responsáveis.

6. Incentive a cooperação

Quando os alunos entendem que seu comportamento influencia no desempenho dos colegas e criam uma cultura de cooperação, questões disciplinares tendem a melhorar. Além disso, quando enxergam o professor como parceiro do processo de aquisição de conhecimento e não como vilão, a relação melhora e o impacto na disciplina em sala de aula é positivo.

7. Promova exercícios de respiração

Exercícios de respiração podem ajudar a acalmar uma turma agitada. Oriente os alunos para que se sentem na cadeira com os dois pés no chão, coloquem as mãos sobre os joelhos, fechem os olhos e respirem profundamente. Repita o exercício de respiração algumas vezes. Ao final, os alunos estarão mais tranquilos e a concentração deles na aula será melhor.

A pedagogia afetiva como forma de lidar com a indisciplina em sala de aula

A indisciplina dos alunos é causada, principalmente, pela falta de interesse dos estudantes no que está sendo exposto em sala. Há uma desconexão entre alunos e professores que interfere diretamente no processo de ensino-aprendizagem. A pedagogia afetiva é uma alternativa para lidar com esses problemas, uma vez que valoriza a relação professor-aluno.

Essa abordagem pedagógica busca o desenvolvimento não apenas cognitivo dos estudantes, mas também o socioemocional. Valoriza e respeita a individualidade, os valores e o desenvolvimento de cada aluno. A junção do cognitivo e do socioemocional proposta por essa metodologia se mostra bastante relevante, uma vez que o desenvolvimento humano acontece por diversos estágios em que a inteligência e a afetividade se completam.

Essa proposta pedagógica possibilita que o educador tenha uma visão mais profunda sobre o estudante. Dessa forma, o docente consegue traçar estratégias que de fato sejam efetivas para lidar com a indisciplina. Como as interações humanas são valorizadas, a escola consegue estabelecer uma relação de diálogo com o discente.

Uma vez que conhece seus alunos, o professor consegue entender o que os motiva. Sendo assim, ele pode mudar sua estratégia de aula e inserir elementos em sua prática que cativem o estudante. Com isso, o interesse dos alunos pelo conteúdo exposto é estabelecido e casos de indisciplina se tornam menos comuns.

Conclusão

A indisciplina em sala de aula é um problema comum em na grande maioria das escolas. Uma das causas desse fenômeno é a falta de interesse pelo que está sendo ensinado. O professor pode colocar em prática uma série de estratégias para minimizar esse tipo de comportamento. No entanto, o mais importante é estabelecer uma relação de diálogo com os discentes e buscar entender o que eles sentem.

O ensino socioemocional e a pedagogia afetiva são grandes aliados no combate à indisciplina na escola. Essas propostas pedagógicas valorizam a relação entre o aluno e o professor, buscando o entendimento das emoções. O docente acaba por conhecer melhor seus alunos e consegue utilizar de estratégias em suas aulas que funcionem melhor e captem mais a atenção dos jovens.

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