Novidades literárias da SOMOS Educação para o público Infantojuvenil

31 de março de 2025

Por: SOMOS Educação

Compartilhe:

A Editora Ática traz uma surpresa especial para os jovens leitores: o lançamento de três grandes obras literárias, agora adaptadas ao público infantojuvenil. Entre os títulos internacionais, destacam-se “Moby Dick“, de Herman Melville, e a épica “Odisseia“, de Homero, que ganham releituras com linguagem atualizada, ilustrações inéditas e apresentação escrita pela premiada autora Ana Maria Machado. No cenário da literatura nacional, “Iracema“, de José de Alencar, chega às livrarias em formato de história em quadrinhos.

Neste artigo, você confere todos os detalhes sobre esses lançamentos, que prometem aproximar a nova geração de grandes nomes da literatura, além de oferecer novas perspectivas e discussões contemporâneas.

Aproximando Clássicos da Nova Geração

Com mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros literários, a área de Literatura da SOMOS Educação reúne obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione de literatura infantojuvenil.

Os lançamentos da Editora Ática reforçam o compromisso em aproximar a nova geração de grandes nomes da literatura. Segundo Laura Vecchioli do Prado, coordenadora de literatura e informativos do Editorial de Educação Básica da SOMOS Literatura:

Além de serem obras atemporais, os clássicos trazem temas importantes para discussões contemporâneas, como a humanidade, os afetos e as desigualdades. Nosso objetivo é que essas histórias conversem com as novas gerações sem perda de profundidade, mantendo a relevância dos textos originais.

Releituras que encantam

Moby Dick

O famoso romance norte-americano publicado pela primeira vez em 1851, Moby Dick, conta a história de um capitão de navio que, ao sofrer um ataque de uma baleia branca, jura vingar-se do animal – agora seu inimigo. O livro narra não só as aventuras enfrentadas pela tripulação, mas também desbrava a intimidade e os mistérios mais profundos do oceano.

Adaptado por Geraldine McCaughrean, com apresentação da autora de clássicos infantojuvenis Ana Maria Machado e prefácio do influenciador literário Tiago Valente, os cenários criados por Herman Melville ganham vida nas ilustrações de Filipe Rocha.

Odisseia

Também adaptada por Geraldine McCaughrean e contando com apresentação de Ana Maria Machado, nesta edição o clássico milenar Odisseia traz posfácio do influenciador literário Adriel Bispo, tradução do linguista Marcos Bagno e ilustrações de Denis Freitas.

A famosa narrativa da volta de Ulisses à sua terra após a Guerra de Troia, uma jornada repleta de desafios e marcada pela presença dos deuses da mitologia grega, é considerada a segunda obra clássica da literatura ocidental, depois de Ilíada, do mesmo autor.

Iracema

Nesta edição, a conhecida história de amor de Iracema, uma jovem indígena tabajara, e de Martim, o primeiro colonizador português do Ceará, é adaptada para histórias em quadrinhos. A nova versão de Iracema, obra que marca a primeira fase do romantismo brasileiro, conta com o roteiro do premiado Ivan Jaf e artes produzidas pela ilustradora indígena Raquel Teixeira, trazendo ao público jovem uma nova possibilidade de conhecer essa obra tão importante para a literatura brasileira.

Conclusão

Com essas adaptações, a Editora Ática reafirma seu compromisso com a educação e a formação de novos leitores. As novas edições de “Moby Dick”, “Odisseia” e “Iracema” são presentes perfeitos para despertar o amor pela leitura e pela literatura clássica nas novas gerações.

Gostou deste artigo? Siga as nossas redes sociais para acompanhar mais conteúdos interessantes para educadores e gestores escolares! Nós estamos no FacebookInstagramLinkedIn e YouTube.

Compartilhar: