23 de abril de 2020
Por: SOMOS Educação
Compartilhe:
Enfrentamos uma pandemia de escala global. As pessoas estão sendo incentivadas a permanecer em casa e o distanciamento social tem sido apontado como a melhor opção para conter o avanço do vírus Covid-19. Este é um momento singular e as ações de cada um é capaz de interferir no amanhã de todos.
Neste momento, com a maioria das escolas fechadas, uma parte do mundo parece ter parado. Conviver, estar em diferentes ambientes, faz parte da sociedade e é essencial para nossa formação enquanto seres humanos. Então, o que fazer quando não é possível mais estar na sala de aula?
A SOMOS Educação tem feito a sua parte e nesse artigo vamos contar um pouco sobre as ações e medidas que estão sendo tomadas.
A maioria das escolas teve suas aulas paralisadas por causa da Covid-19. O alto índice de contágio da doença fez com que os principais órgãos de saúde do mundo incentivassem o distanciamento social como ação preventiva. A situação nos faz refletir sobre nossas atitudes e a melhor forma de agir nesse contexto.
Nosso papel, enquanto seres humanos vivendo em sociedade, é lembrar que as ações e decisões que tomamos vão impactar também na vida de outras pessoas, especialmente agora. Atitudes e ações coletivas tem um grande potencial transformador e, nesse momento, são nossa maior força.
Por sorte, vivemos também em um mundo hiperconectado, onde as informações e o contato estão a poucos cliques de distância. É nesse sentido que a tecnologia se torna uma grande aliada da educação.
Entendemos que o conhecimento tem um poder transformador imenso e não pode parar. Neste momento, muitos pais precisam aprender a lidar com a nova rotina de trabalhar em casa e o cuidado com os filhos ao mesmo tempo. Enquanto isso, professores, coordenadores e diretores das escolas tentam descobrir a melhor forma de garantir que o ensino chegue até os estudantes.
Nesse contexto é que a SOMOS Educação pretende facilitar esse processo de adaptação para todos os envolvidos. O Plurall e a PDA são plataformas educacionais que compõe as soluções da SOMOS. Elas permitem ao professor publicar aulas e vídeos do conteúdo, exatamente como seria feito em sala de aula.
Até o início de 2020, a plataforma Plurall já atendia mais de 500 mil alunos das séries finais do Ensino Fundamental e todo Ensino Médio. Das 4 mil escolas parceiras, 3.400 já usavam o Plurall regularmente. Mantendo seu compromisso em levar educação de qualidade para o maior número de pessoas, a SOMOS Educação expandiu o alcance do Plurall para todas as escolas parceiras e, também, para os anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.
O Presidente da SOMOS Educação, Mario Ghio, em entrevista à Exame, falou sobre a Plurall e as expectativas sobre a plataforma:
“Antes, a média de uso era de 47 minutos por dia, agora, a expectativa é que esse tempo triplique, uma vez que a plataforma passa a ser o principal canal da interação entre aluno e professor. O que já estamos fazendo para todas as escolas é criação de seu ambiente digital e a migração das turmas físicas, com alunos e professores, para esse ambiente. Também disponibilizamos todas as ferramentas de gestão dessa escola digital para os diretores e coordenadores poderem reger o funcionamento de suas escolas digitais.”
A plataforma tem recebido ainda novos investimentos para ficar ainda mais funcional e atender a demanda das escolas. Recentemente, a função de Hangout foi acrescentada e os professores têm a opção de ministrar aulas ao vivo para os alunos. Além disso, é possível inserir apresentações, áudios, arquivos de texto, além dos livros didáticos, jogos e mais de 100 mil questões disponíveis na plataforma.
Estamos passando por um momento em que temos mais perguntas que respostas. Como será exatamente o futuro é algo incerto, mas sabemos que mudanças acontecerão e que precisamos cuidar uns dos outros. O esforço coletivo é fundamental.
A escola como conhecemos está passando por uma transformação e uma nova forma de ensinar, muito mais conectada, se faz necessária. A missão da SOMOS é transformar a sociedade pela educação. Por isso, quando um mundo para, outros nascem. Com a ajuda da tecnologia, podemos mudar o presente, para que o ensino seja capaz de nos dar um novo futuro.
Compartilhar: