14 de agosto de 2023
Por: SOMOS Educação
Compartilhe:
Você, como gestor ou gestora escolar, reconhece o impacto que tem na vida da sua equipe? Você tem a habilidade de inspirar e a capacidade de desenvolver competências positivas nos outros? Sabe como potencializar os resultados e a superação do seu grupo de trabalho?
O conceito de liderança inspiracional, muito comum entre os profissionais de recursos humanos, tem sido visto como o modelo ideal de gestão escolar dos novos tempos. As práticas autoritárias e hierárquicas de se exercer a função perdem força e abrem espaço para um novo paradigma de gestor. Nesse novo contexto, o bom líder é, portanto, inspirador.
Neste artigo, vamos falar sobre o modelo de liderança inspiracional e como aplicar a técnica no contexto escolar. Siga conosco e saiba como se tornar um gestor altamente inspirador!
Historicamente, alguns tipos de líderes foram classificados pela área de recursos humanos com base em teorias sociais. Dentre eles, o tradicional modelo de chefe, como aquele líder autocrático e que utiliza de sua posição hierárquica para exercer suas funções. Com o passar do tempo – e com o reconhecimento da importância da interação entre equipes e seus líderes -, o modelo democrático de gestão foi ganhando espaço nas organizações. Apesar de ser um pouco mais flexível que o primeiro, esse modelo, ainda assim, vincula-se a um padrão de recompensa e punição.
Contudo, alinhado às tendências do mundo VUCA (caracterizado por rápidas e constantes mudanças) e novas competências exigidas pelo mercado no século 21, o perfil do gestor foi ressignificado. Consciente dos desafios dos novos tempos, a liderança tem agora a função de ensinar e inspirar sua equipe.
Liderança inspiracional é um conceito relacionado às características de gestores que despertam o melhor de cada colaborador do seu time. Trata-se de uma liderança focada em inspirar e encorajar as pessoas que trabalham à sua volta, motivando e envolvendo a todos, positivando o ambiente, as dinâmicas de trabalho e os resultados. Dessa maneira, no modelo de liderança inspiracional, o gestor consegue inspirar sua equipe a partir de suas próprias ações, de sua perspectiva inovadora e visão de negócio, e pela forma como conduz a equipe.
No contexto escolar, esse pode ser visto como o mais coerente modelo de liderança. Neste artigo, direcionamos nosso olhar para as práticas de gestão escolar, mas é importante elucidar que a liderança inspiracional pode ser aplicada pelos diferentes atores com funções educativas diversas, ou seja, em todos os níveis de relações existentes no ambiente educacional. Para as rotinas de sala de aula, por exemplo, os professores podem se ater às características desse modelo de liderança para também atuarem de maneira inspiradora.
Em um modelo de negócio onde se lidera por influência, os benefícios são inquestionáveis. Estudos apontam que pessoas inspiradas são duas vezes mais produtivas do que as que estão somente satisfeitas. Por isso, ao fomentar a liderança inspiracional, as instituições de ensino podem alcançar um novo patamar de produtividade.
Se você observar os modelos de liderança que experimentou ao longo da sua trajetória – seja como liderado, seja como líder -, certamente notará que as organizações de maior sucesso são aquelas que contam com líderes que trazem energia, propósito e empenho para o trabalho.
Em ambientes de liderança inspiracional e acolhedora, há um maior engajamento da equipe aos objetivos organizacionais. Em contexto escolar, esse modelo de gestão é um dos principais fatores de mudança, desenvolvimento e melhoria das organizações e práticas diárias. O progresso na performance da equipe traz impacto direto na qualidade e eficiência do negócio e, por conseguinte, proporciona melhorias nos processos de ensino e aprendizagem. Além disso, aproveitar o melhor de cada colaborador oportuniza relacionamentos saudáveis e energiza as equipes.
Diversos fatores podem levar a esta que identificamos como uma liderança inspiracional. Por se tratar de um modelo muito atrelado à confiança e ao comprometimento, o posicionamento seguro do gestor reflete no engajamento de suas equipes. É sobre isso que falaremos a seguir.
Não há um arquétipo fixo das pessoas altamente inspiradoras. Contudo, algumas características são comuns a líderes inspiradores. Vale elucidar aqui que a liderança é um cargo, uma ocupação, visto que ser líder diz de um estado, uma forma de agir. Dessa maneira, ser um líder inspirador é uma habilidade adquirida e aperfeiçoada com o tempo.
Líderes inspiradores assumem-se como exemplo de integridade e proatividade. São responsáveis pela criação de um bom e motivador ambiente de trabalho. Possuem as habilidades de comunicação assertiva, criatividade e inovação, além da capacidade de aprender com os erros. Esse tipo de gestor reconhece cada integrante da sua equipe como único, legitimando e valorizando suas potencialidades, estimulando o melhor de cada pessoa.
Embora a inspiração possa parecer algo subjetivo, alguns atributos distintos e tangíveis podem ser colocados em prática em sua jornada inspiracional no contexto escolar. Será que você está pronto para praticar uma liderança inspiradora?
Uma pesquisa realizada pela Bain & Company, empresa global de consultoria, buscou levantar quais atributos estão associados à inspiração. Da neurologia à ciência da gestão, passando pela sociologia, o estudo identificou 33 atributos classificados em 4 categorias. Vamos conhecê-las?
Essa categoria diz das competências relacionadas aos recursos internos mobilizados por uma pessoa. Dentre as habilidades, estão:
Este outro agrupamento considera habilidades socioemocionais essenciais para um líder inspirador, que são:
Essa categoria elenca as habilidades mais relevantes em configurações de grupo para você atuar de maneira inspiracional. São elas:
Este último agrupamento considera as habilidades mais relevantes relacionadas à liderança de uma equipe. São elas:
Listados os 32 atributos, o estudo coloca um outro elemento como habilidade obrigatória no centro de todas as competências relacionadas acima. O trigésimo terceiro atributo é nomeado pelo estudo como “Centralidade”, que diz respeito à capacidade de engajar a própria mente no ato de estar presente. Segundo o estudo, a centralidade pode ser tida como uma habilidade universal da liderança inspiracional, sendo considerada o atributo-chave ou uma precondição para inspirar outras pessoas.
Vale lembrar que os estudiosos dessa pesquisa elucidam que essas 33 características que inspiram podem variar amplamente, mas, sem dúvida, segundo os dados levantados, foram essas as competências mais poderosas em contribuir para a inspiração de uma equipe. Por mais que a estrutura torne mais visível as características de um líder inspirador, o modelo não enfatiza nenhuma distribuição particular de habilidades. Lembrando que é necessário cultivar a inspiração todos os dias.
Ficar por dentro do que há de mais relevante no cenário educacional é fundamental para a função de liderança, bem como estar atualizado às novidades do mundo. Na escola, essa busca constante por informações garante benefícios para os processos educacionais e para os relacionamentos interpessoais.
Pensando nisso, reunimos em um e-book 7 canais que vão ajudar você a se manter por dentro do que há de mais novo na educação. Clique abaixo para receber o material gratuito.
Compartilhar: