2 de junho de 2025
Por: SOMOS Educação
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O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é uma oportunidade especial para promover a proteção e preservação ambiental. Mais do que uma celebração, a data incentiva uma reflexão coletiva sobre sustentabilidade e a importância de ações concretas para a construção de um futuro mais equilibrado.
Preparamos este artigo para explicar a origem da data, explorar como ela se conecta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sugerir atividades pedagógicas que podem engajar os alunos e a comunidade escolar. Vamos conferir?
O marco para o Dia Mundial do Meio Ambiente foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada de 5 a 16 de junho de 1972 em Estocolmo, na Suécia. Este evento não apenas definiu a data de 5 de junho como o Dia do Meio Ambiente, mas também trouxe à tona questões ambientais para a agenda global, fomentando políticas e ações internacionais de preservação.
No Brasil, a relevância da data deu origem à Semana do Meio Ambiente, instituída em 1981 por meio do Decreto nº 86.028. Celebrada de 1º a 5 de junho, a semana promove a conscientização nacional sobre a preservação do patrimônio natural, incentivando o envolvimento de escolas, empresas e comunidades.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a sustentabilidade como uma competência essencial para a formação dos estudantes. A Competência Geral nº 10 destaca a importância de agir com autonomia, responsabilidade e princípios éticos, sempre considerando a inclusão e a sustentabilidade.
Além disso, habilidades relacionadas à preservação do meio ambiente aparecem em várias áreas do conhecimento, como:
– Arte: Incentivar o uso sustentável de materiais e recursos para explorar diferentes formas de expressão artística.
– Matemática: Resolver problemas envolvendo dados de pesquisas ambientais, analisando gráficos e tabelas relacionados à sustentabilidade e consumo responsável.
– Ciências: Propor ações para otimizar o uso de energia elétrica na escola ou comunidade, considerando critérios de sustentabilidade.
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Proponha que os alunos armazenem o lixo que produzem durante uma semana e tragam para a escola. A partir dessa coleta, incentive discussões sobre reciclagem, reutilização e alternativas ao plástico. Amplie o debate para abordar o impacto do consumo no meio ambiente e práticas mais sustentáveis.
– Ciências e Matemática: Estimule os alunos a realizar uma pesquisa sobre o consumo de energia na escola, propondo soluções para reduzir o desperdício.
– Arte e Literatura: Organize oficinas para criar peças artísticas ou histórias ilustradas sobre a importância da preservação ambiental.
Crie campanhas internas na escola com cartazes, vídeos e apresentações para conscientizar toda a comunidade escolar sobre práticas sustentáveis. Incentive os alunos a liderarem as iniciativas.
Realize passeios a parques ou reservas naturais para aproximar os alunos da biodiversidade local, promovendo discussões sobre conservação e o impacto humano nos ecossistemas.
Para que o tema da sustentabilidade seja significativo, é fundamental conectá-lo ao cotidiano dos alunos. As práticas pedagógicas devem abordar questões ambientais com exemplos práticos e contextualizados, promovendo mudanças nos hábitos individuais e coletivos.
O Dia do Meio Ambiente não deve ser visto apenas como uma data isolada no calendário, mas como um ponto de partida para uma agenda contínua de conscientização e ação. Quando escolas adotam uma postura ativa em relação ao tema, elas contribuem para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com o futuro do planeta.
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