22 de maio de 2023
Por: SOMOS Educação
Compartilhe:
Você já se perguntou por que algumas instituições de ensino crescem e se desenvolvem enquanto outras continuam estagnadas? O investimento que a escola faz em tecnologias e ferramentas para a gestão escolar ajuda a responder a essa questão.
Alguns gestores ainda não sabem, mas existem no mercado alguns programas de computador e aplicativos para smartphone que ajudam – e muito – a administrar todos os setores de uma escola, tornando o trabalho de diretores, coordenadores, professores e secretários muito mais eficiente.
Acompanhe este artigo para entender como certas ferramentas tecnológicas podem potencializar sua gestão!
Quando contam com as mais modernas ferramentas para otimizar a gestão, os funcionários da escola podem administrar de maneira mais efetiva as tarefas burocráticas e ter mais tempo para resolver o que realmente importa, como o planejamento pedagógico, por exemplo.
Com a ajuda da tecnologia, os gestores também podem ter um controle muito maior do que se passa na escola. Isso permite traçar estratégias e integrar todos os setores com um plano coerente e eficaz, o que com certeza será importante para que a instituição de ensino evolua.
Desse modo, a escola consegue entregar a alunos e responsáveis um serviço de maior qualidade, o que mostra uma preocupação em atender bem o público. Além disso, pais e responsáveis também percebem que a escola de seus filhos é profissional, inovadora e que não está parada no tempo.
Esses fatores são, com certeza, diferenciais que destacam uma instituição em relação à concorrência e colocam a escola em um caminho de sucesso e crescimento.
Um sistema de gestão escolar é um software que gerencia todas as atividades de uma escola, integrando os setores acadêmico, pedagógico e financeiro. Um sistema desse tipo realiza tarefas burocráticas automaticamente e mantém todos os dados da sua escola armazenados em segurança, evitando o acúmulo de papelada e a desorganização no trabalho dos funcionários.
Além disso, quando o sistema de gestão é on-line, você pode utilizá-lo por meio de qualquer computador conectado à internet. Seus dados também ficam guardados no servidor do sistema e você não corre o risco de perdê-los caso seu computador apresente algum problema. Outra vantagem do sistema on-line é que você recebe atualizações automaticamente e pode sempre ter a certeza de que estará trabalhando com o que há de mais moderno e avançado.
Qualquer escola, de qualquer nível de ensino, pode e deve contratar um sistema de gestão escolar. Veja algumas funções que esse tipo de ferramenta pode executar:
Quando todas essas tarefas estão centralizadas em um sistema de gestão escolar, consegue-se cruzar dados para emitir relatórios e fazer análises completas. Além disso, com um sistema, evitam-se erros e imprecisões nos processos.
As ferramentas de captação de alunos, também chamadas de CRM, são softwares que permitem o controle do relacionamento com os interessados na instituição. Com uma ferramenta de captação, é possível registrar todos os dados de contato do interessado e todas as interações com ele, o que permite trabalhar todo o processo de captação de forma bem mais inteligente.
Quando a escola não dispõe de uma ferramenta como essa, é comum que ligações e visitas de interessados fiquem registradas apenas em anotações e bilhetes, que se perdem e ficam sem resposta. A ferramenta de captação vem justamente para solucionar esse problema. Além disso, se um interessado tiver que ser atendido por mais de um funcionário da escola, não terá que repetir tudo o que já foi conversado, afinal, todas as informações ficam gravadas na ferramenta.
Uma ferramenta de captação de alunos é um sistema potente para garantir maior conversão em matrículas, pois sua escola conseguirá ter uma visão de oportunidades ganhas e perdidas, o que possibilita identificar pontos fracos na captação e solucioná-los. Veja alguns recursos que esse tipo de ferramenta oferece:
Existem no mercado alguns CRMs, entretanto a maior parte deles não foi pensada para a realidade das escolas. Por isso, é interessante procurar uma ferramenta desenvolvida especialmente para instituições de ensino.
Uma agenda digital é um aplicativo de celular que substitui a velha agenda de papel e torna a comunicação entre escolas e famílias muito mais rápida e prática. Com um aplicativo desse tipo, pais e responsáveis se engajam muito mais com a rotina da escola, já que recebem mensagens diretamente no celular. O trabalho dos funcionários também é facilitado, já que toda a comunicação escolar fica centralizada em uma única ferramenta que pode ser gerenciada com facilidade.
Além disso, a escola consegue verificar quem recebeu e leu as mensagens, enquanto os pais conseguem interagir e dar respostas rápidas também através do aplicativo, o que evita que tenham que se deslocar até a secretaria ou enviar bilhetes e papéis soltos que são esquecidos e se perdem.
A agenda digital também dá ao gestor escolar mais controle sobre a comunicação, já que ele pode aprovar ou não o envio dos comunicados. Ele também dispõe de um painel com estatísticas da ferramenta, fornecendo uma visão estratégica da comunicação escolar. Uma agenda digital é uma ferramenta extremamente versátil. Veja o que mais você pode fazer com ela:
É importante que você se preocupe em contratar uma agenda digital mantida por uma empresa com experiência no mercado educacional para garantir maior eficiência na implantação e no suporte ao aplicativo.
A educação do futuro começa agora, e as escolas que querem se destacar devem investir em tecnologia, criando condições para que o aluno possa enfrentar uma realidade em constante transformação. Flexibilização do currículo, empreendedorismo e formação de responsabilidade social, além de diferentes metodologias de ensino, fazem parte dessa nova educação.
O desafio é grande, e a responsabilidade é ainda maior. Por isso, reunimos em um e-book 8 tendências para tornar sua escola um destaque. Clique abaixo para receber o material gratuito por e-mail!
Compartilhar: