15 de agosto de 2022
Por: Melhor Escola
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O marketing escolar, também chamado de marketing educacional, é um tema que os gestores não podem ignorar. Isso se dá pelo fato dessa ferramenta ser uma grande aliada para o sucesso dos colégios.
Dessa forma, a estratégia de marketing tem um papel fundamental em vários aspectos das escolas. Dentre eles, destacam-se a captação de novos alunos e a melhoria da comunicação entre instituição e responsáveis. Nesse post, você irá identificar quais são as vantagens para aplicá-lo na sua escola.
Antes de falarmos sobre marketing escolar, é preciso explicar o que é o marketing. Assim, de acordo com a American Marketing Association (AMA), órgão representante dos profissionais de marketing nos Estados Unidos:
“Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.
Nesse sentido, de forma resumida, o marketing escolar é um conjunto de estratégias, sejam elas promoções, comunicações nas mídias sociais, entre outras, com o objetivo de resolver e melhorar os resultados da escola. Ele pode ser utilizado tanto para ajudar a gestão financeira, quanto para a satisfação dos clientes.
Colégios que fazem ações de marketing possuem maior visibilidade, ou seja, se tornam mais conhecidos pelo público (pais e alunos). Como consequência disso, a marca da instituição de ensino torna-se mais fortalecida no mercado e lembrada por todos.
Portanto, vale destacar que o marketing é mais do que gerar vendas. Apesar de, como qualquer outra empresa, as escolas particulares terem que gerar lucro, elas precisam também garantir um bom posicionamento e se destacar perante os concorrentes.
Dessa forma, o gestor escolar precisa de uma estratégia voltada para criar um relacionamento cada vez mais forte com todos os alunos, ex-alunos, professores, colaboradores, responsáveis, comunidade, fornecedores etc.
Como você pode ter visto, desenvolver ações de marketing é essencial para as escolas se manterem no mercado. Dentre as principais vantagens, destacam-se:
São várias as formas que podemos utilizar o marketing para divulgar as escolas. Elas variam entre o uso de redes sociais, como por exemplo, Facebook e Instagram, envio de e-mail, inserção em jornais, comerciais de televisão, participação em eventos e ações de panfletagem.
A seguir você verá algumas situações em que o marketing deve ser utilizado para aumentar ainda mais o sucesso da sua marca:
Ao contrário do que muitos pensam, as estratégias para captar alunos devem ser aplicadas durante todo o ano letivo, assim a escola será constantemente “lembrada” na cabeça de seu público. Porém, as ações precisam ser mais intensificadas no começo e final do ano, ou seja, períodos em que os pais estão procurando mais escolas.
Algumas formas de fazer essa captação incluem divulgação por meio de folders, panfletos, cartões de visita, redes sociais, site da escola e ferramentas voltadas para a captação de alunos. O site Melhor Escola, por exemplo, é um marketplace educacional que conecta pais e escolas. Através do seu programa de bolsa, ele ajuda os responsáveis que estão buscando instituições de ensino por um preço que possam pagar e escolas que precisam manter as salas de aulas cheias.
Através dos eventos escolares é possível fortalecer o relacionamento com os pais e responsáveis. Essa é uma estratégia que precisa ser muito bem divulgada para que mais pais consigam participar.
Além disso, os eventos podem ser feitos para a comunidade local também a fim de atrair novos interessados pela escola.
As escolas, além de captar alunos e oferecer um ensino de qualidade, precisam também se empenhar em fazer ações sobre temas que estão impactando a sociedade e podem acabar influenciando no desenvolvimento dos alunos.
Alguns exemplos de campanhas são as de prevenção de doenças, combate ao suicídio, combate ao bullying, conscientização ambiental, relacionamento familiar, combate ao preconceito e arrecadação de alimentos.
Para divulgar esse tipo de campanha, é importante usar cartazes, palestras com alunos e criar conteúdos nas próprias redes sociais da escola.
Ter uma comunicação efetiva com alunos e responsáveis é um dos principais investimentos que devem ser feitos nas estratégias de marketing escolar. Isso se dá pelo fato que ambos são os “clientes diretos” das instituições e, por isso, precisam se sentir acolhidos.
Ações que mantenham esse público sempre engajado são muito necessárias, pois geram uma relação de confiança. Por isso, é importante que todos os seus canais de comunicação, como por exemplo, WhatsApp, e-mail e redes sociais, estejam abertos para ouvir seus públicos.
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