7 boas práticas do gestor escolar de sucesso

17 de julho de 2023

Por: SOMOS Educação

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O papel do gestor escolar mudou muito nos últimos anos. Se antes as escolas precisavam de um profissional voltado inteiramente para a administração e a manutenção da infraestrutura, hoje elas buscam um agente responsável por mudanças. O gestor precisa ter um posicionamento focado em ações democráticas, que incluam os estudantes, os familiares, os professores e todos os colaboradores nas decisões gerais da instituição.

Este artigo traz 7 boas práticas que assegurarão uma gestão escolar de sucesso. São dicas que ajudarão você, gestor e gestora, a garantir que o ambiente escolar seja construído a partir da colaboração e do trabalho coletivo.  Boa leitura!

1. Conhecer a fundo a cultura organizacional da sua escola

Muitos gestores escolares dedicam grande parte do seu tempo às questões burocráticas e orçamentárias, enquanto muito pouco é direcionado às demandas pedagógicas.

Nesse contexto, atividades rotineiras – como supervisão da limpeza, manutenção da infraestrutura, atendimento de pais e responsáveis e controle financeiro – ganham destaque. Em contrapartida, o relacionamento com a comunidade, o desenvolvimento dos estudantes e a evolução do ensino dos professores podem acabar sem a atenção necessária.

Esses são aspectos de grande importância para a escola, pois definem sua cultura organizacional. Portanto, é muito importante que o gestor se preocupe em conhecê-los e acompanhá-los de perto; afinal, são eles que vão direcionar a construção de um planejamento pedagógico mais efetivo e coerente com a realidade escolar.

2. Definir um perfil de atuação

É importante lembrar que cada ambiente pedagógico é moldado sob uma realidade única. Seguir modelos de gestão preestabelecidos pode causar sérios problemas para a escola. No entanto, eles podem ser utilizados para identificar oportunidades e realizar mudanças de acordo com o contexto da instituição.

Para executar um trabalho de qualidade, o gestor deve identificar suas características pessoais mais positivas, estudar a fundo a legislação educacional e as mudanças nas metodologias pedagógicas, pedir feedbacks à comunidade escolar e definir um perfil de atuação coerente que atenda às necessidades da escola sem negligenciar sua individualidade como profissional.

3. Delegar responsabilidades

Algumas demandas administrativas só poderão ser resolvidas pelo gestor da escola. Quando se trata de outras atividades, é preciso saber delegar responsabilidades para os demais membros da equipe. Caso contrário, corre-se o risco de sobrecarga de tarefas, de não cumprimento de todas as obrigações e, consequentemente, de prejuízo no relacionamento com as famílias dos alunos.

Uma boa prática de gestão escolar nesse sentido é a de incluir a equipe pedagógica no planejamento e tomar decisões de forma democrática. Dessa forma, além de aliviar o peso das operações administrativas, é possível potencializar a criação de estratégias.

Investir na gestão compartilhada significa tornar a equipe mais participativa, contribuir para o desenvolvimento e o acompanhamento escolar dos alunos e promover a capacitação e a formação continuada de colaboradores e professores. É extremamente importante que a equipe se sinta parte integral da escola.

4. Evitar o isolamento

Por muito tempo, era comum encontrar, em instituições de ensino, diretores escolares que assumiam todas as responsabilidades administrativas e pedagógicas da escola. Por vezes, esses profissionais isolavam-se em sua sala, buscando maneiras de articular todas as decisões necessárias.

Contudo, alinhado aos novos modelos educacionais, cada vez mais descentralizados e participativos, o gestor deve trabalhar de acordo com a demanda tanto da escola quanto da comunidade. Ele se torna, portanto, mediador e articulador dos ambientes interno e externo da escola.

Permitir uma comunicação transparente com as famílias dos alunos e com os membros da equipe pedagógica garante novas possibilidades de gestão, possibilitando a construção de laços de confiança com a comunidade escolar.

5. Estar aberto às mudanças

As práticas educativas são influenciadas por diversos fatores, como as novas metodologias de ensino e tecnologias que surgem a cada ano. É imprescindível que as escolas sejam capazes de acompanhar as mudanças, caso contrário, correm o risco de se tornarem ultrapassadas.

Outros fatores de impacto são as evoluções sociais, econômicas e políticas do país. Diante de um cenário instável, o gestor escolar precisa estar aberto e preparado para as transformações na legislação e na burocracia escolar. Com isso, é possível propor mudanças na escola em momentos de necessidade sem grandes conflitos, além de melhorar a qualidade do ensino.

6. Desenvolver a liderança

Ao contrário do que muitos pensam, liderança não está atrelada a um título. Um bom líder consegue exercer influência e ser uma referência no meio que está inserido. Para o gestor escolar não é diferente: ele deve ser um modelo para professores, colaboradores, familiares e até mesmo para os alunos.

Pelo fato de que a liderança não é uma capacidade inerente ao ser humano, é preciso desenvolvê-la constantemente. Dessa forma, é possível alavancar os resultados da instituição e colaborar de forma significativa com o ambiente escolar. Isso envolve garantir que a equipe pedagógica tenha um bom relacionamento interpessoal, melhorar a comunicação com pais e responsáveis, aperfeiçoar processos administrativos e gerir possíveis conflitos entre os alunos.

7. Promover um ambiente de desenvolvimento

De maneira geral, um bom gestor é aquele que impacta de forma positiva o trabalho dos professores e colaboradores da instituição. Isso porque quem se sente valorizado e parte importante de algo maior consegue encontrar propósito naquilo que faz e se esforça para melhorar os próprios resultados.

Um gestor escolar precisa atuar como líder, mas sem abrir mão da parceria com a equipe pedagógica. Para isso, deve conhecer as pessoas com quem trabalha, fornecer feedbacks, identificar os desafios e as dificuldades enfrentadas por cada um e acompanhar de perto o trabalho e o desenvolvimento da equipe.

Promover um ambiente saudável e comunicativo contribui significativamente para impulsionar o trabalho e a qualidade de ensino da escola. Nesse cenário, a motivação faz com que o trabalho escolar seja feito com maior primor, carinho e dedicação.

Pensando nisso, preparamos um manual com estratégias para que professores e demais funcionários estejam sempre motivados. Todas as noções necessárias para melhorar os resultados da escola a partir da motivação profissional estão nesse e-book. Baixe gratuitamente e confira!

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