Ambiente escolar: como resolver problemas de comunicação interna na escola

1 de julho de 2024

Por: SOMOS Educação

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Ter uma boa comunicação interna se tornou necessidade para qualquer organização, e nas escolas não é diferente. Quando bem implementada, há uma diminuição nos ruídos e uma maior fluidez de informações, o aprimoramento dos relacionamentos e o aumento da produtividade.  

Mas, o que fazer para assegurar uma comunicação interna realmente eficaz e resolver os possíveis problemas que porventura possam surgir na escola? Neste artigo vamos falar sobre a importância da comunicação interna no ambiente escolar e dicas para minimizar possíveis falhas nessa comunicação. Confira! 

Comunicação Interna na escola 

A escola é um espaço de relações sociais por excelência. Isso quer dizer que, independentemente de oficiais ou não, as informações circulam entre os indivíduos que integram esse grupo. A partir desse cenário, o papel da comunicação interna é manter um ambiente integrado e com a informação fluindo de forma adequada. 

O principal objetivo da comunicação interna é alinhar as informações entre instituição e seus colaboradores. Quando bem implementada, ela evita ruídos e a falta de sincronia entre as equipes e os propósitos da instituição. Além disso, uma boa comunicação evita a perda de tempo falhas na condução das atividades, e também o retrabalho.  

Sua premissa essencial é informar, envolver e transformar o fluxo de ideias. Ou seja, seu objetivo mais direto é comunicar o que acontece e oferecer informações oficiais, permitindo que todos, indistintamente, tenham acesso a elas. Em seguida, promover o engajamento e voz às equipes, garantindo comunicações horizontais e ascendentes. Por conseguinte, a quebra de silos transforma e potencializa as dinâmicas e fluxo de ideias, aprimorando o engajamento das pessoas e até mesmo os resultados e qualidade do trabalho.  

A comunicação interna parte do princípio de que conhecimento e informação devem se difundir por todas as áreas e setores da instituição, integrando os departamentos e estimulando o potencial de cada colaborador. No contexto escolar, além do ambiente profissional agradável para quem trabalha no local, uma boa estratégia de comunicação interna beneficia também todos os agentes vinculados à escola. As comunicações com alunos, famílias, pais e responsáveis estarão sempre alinhadas ao contexto organizacional e à sólida identidade da instituição de ensino, independentemente de quem esteja na ponta desse contato. 

Como resolver problemas de comunicação interna na escola 

Agora que você já sabe a importância e a força da comunicação interna, é preciso reconhecer que algumas falhas podem acontecer nesse processo de comunicação. Por isso, ao implementar uma estratégia eficaz na sua escola, é preciso considerar a constância da avaliação e mensuração do que tem sido realizado.   

Esse diagnóstico deve ser feito de maneira recorrente, permitindo uma rápida ação para melhorar a fluidez do processo. Por isso, no próximo tópico elencamos alguns cuidados que podem minimizar possíveis falhas na comunicação interna da sua escola. Confira! 


Deixe claro quais são os canais oficiais de comunicação 

Não pulverize os canais de comunicação. Para ter mais resultados com seus processos, é preciso definir quais serão os meios oficiais de informaçõesQuando existem modos muito diferentes de se comunicar, é possível que informações importantes e que deveriam ser priorizadas acabem sendo desconsideradas. 

Para saber com certeza quais canais são mais adequados para impactar sua equipe, busque conhecer bem seus colaboradores e suas rotinas. Dessa maneira, você entenderá se intranet, murais, e-mails ou mesmo memorandos são as ferramentas que assegurarão uma comunicação naturalmente fluida, sem nenhum tipo de interrupção ou obstrução. 


Incentive a comunicação participativa 

A comunicação deve sempre ser uma via de mão dupla. Só assim será possível estimular o fluxo de novas ideias. Por isso, não restrinja a comunicação interna da sua escola a apenas informações vindas hierarquicamente. É preciso que ela aconteça de forma horizontal e ascendente, permitindo que todos os colaboradores tenham voz dentro da escola.  

Claro que haverá uma centralidade para a divulgação das informações, mas o responsável por essa ação integrará um grupo colaborativo, que deverá incentivar uma comunicação participativa. Tendo voz para dar sugestões ou fazer reclamações, seus colaboradores se sentirão valorizados e pertencentes à instituição. 


Seja transparente 

Para saber efetivamente o que está acontecendo, os colaboradores precisam ter acesso às informações de forma clara. Por isso, a transparência da comunicação na escola é determinante para minimizar possíveis ruídos.  

Ao exercer uma comunicação interna transparente, os gestores demonstram seu autêntico desejo de informar, gerando uma maior confiança nos colaboradores, melhorando a cooperação entre os pares e abrindo espaço para decisão conjuntas. 


Mantenha a frequência de comunicação 

A frequência garantirá o engajamento da sua equipe com a comunicaçãoQual motivação você teria para conferir o mural da sua escola, por exemplo, se nele estivesse um mesmo comunicado há semanas?  

Dessa maneira, ter periodicidade de produção de informações é fundamental. Isso não precisa acontecer a partir de grandes acontecimentos, mas todos podem estar alinhados e integrados, por exemplo, quanto ao calendário letivo, as datas comemorativas ou dos eventos escolares, conteúdos relevantes para estimular a aprendizagem ou a formação continuada, entre outros.  


Use o feedback como ferramenta 

A boa comunicação e o bom desempenho caminham juntos. Por isso, estimular a cultura do feedback dentro da escola é essencial para fortalecer sua comunicação interna. A partir de feedbacks completos e construtivos, os colaboradores da escola saberão se estão no caminho certo e/ou o que podem fazer para melhorar. Lembrando que o feedback como ferramenta de comunicação precisa ser uma via tripla: de colega para colega, de líder para colaborador e de colaborador para líder. 

Além disso, o feedback pode ser também uma efetiva ferramenta para averiguar se todos estão recebendo as mensagens divulgadas pela comunicação interna da escola e como eles estão reagindo diante desses comunicados. 


A comunicação entre escola e família 

Para manter alinhados todos os processos de comunicação, é preciso que a instituição de ensino também assegure uma comunicação eficiente com as famílias. E, assim como acontece com a comunicação interna, essa é uma atitude que exige atenção e dedicação por parte da escola. 

Algumas falhas também acontecem nessa instância de comunicação escola-família. Alguns métodos tradicionalmente utilizados para essa ação, por exemplo, já estão se tornando obsoletos, como é o caso dos recados em agendas físicas e dos folhetos para serem entregues na secretaria.  Para evitar uma comunicação ineficaz entre pais e escolas, uma opção viável para enviar as informações na hora certa e garantir que sejam recebidas é integrar a tecnologia no dia a dia da escola. 

Essa aproximação da família e da escola é uma prática que integra o marketing educacional. Mas, você sabe o que é isso? Toda instituição de ensino tem um propósito bem definido e é através do marketing educacional que as intenções e objetivos da escola serão propagados. Para contar um pouco mais, preparamos um e-book explicando o que é o “Marketing Educacional” e qual a sua importância. Baixe gratuitamente clicando abaixo:

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