Como capacitar a equipe escolar para a campanha de matrículas

16 de outubro de 2023

Por: SOMOS Educação

Compartilhe:

Para que toda a campanha de matrículas escolares ocorra de maneira eficaz, é necessário capacitar os profissionais nela envolvidos. Com toda a equipe devidamente preparada, os resultados podem ser impulsionados, alcançando, assim, os objetivos previstos.

A capacitação dos colaboradores pode representar um desafio para o gestor escolar. Porém, com ações devidamente planejadas, é possível fazer com que todos compartilhem a mesma meta e se empenhem para a realização de uma excelente campanha. A capacitação não envolve apenas a preparação de cada pessoa envolvida, mas principalmente a construção de um time que se ajuda e busca entregar os resultados da melhor forma possível.

Neste artigo, confira dicas para capacitar a equipe para a campanha de matrículas escolar.

7 dicas para a capacitação da sua equipe escolar

1.      Planeje as capacitações

Antes de iniciar qualquer ação da campanha de matrículas, é necessário elaborar um plano de capacitação dos envolvidos. Isso inclui os secretários, equipe administrativa, coordenador pedagógico, professores e diretor, ou seja, grande parte dos profissionais de dentro da escola. Cada um tem seu papel, isto é, uma capacitação apropriada.

Com as ações da campanha de matrículas já definidas, o direcionamento da capacitação fica mais claro e objetivo, uma vez que cada ação exige um tipo de preparo. A pessoa responsável pelas redes sociais precisa saber a melhor formar de se comportar no mundo digital, assim como a pessoa responsável pelo atendimento dos pais e responsáveis deve conhecer a forma adequada de realizar esse diálogo.

Colocar as datas da capacitação num calendário pode funcionar muito bem, já que assim é possível ter uma visão geral do processo. Uma boa prática é marcar antecipadamente com os envolvidos, proporcionando assim um bom tempo para que os profissionais se programem para a capacitação.

2.      Conheça a equipe e identifique os pontos fracos e fortes

O gestor, principal responsável pela campanha de matrículas, deve buscar conhecer todos os profissionais que fazem com que ela aconteça. É fundamental que o gestor atue com liderança para ter conhecimento dos pontos fortes e fracos de cada pessoa. Assim, evita-se encargos em que o profissional não vai se sair tão bem.

Para isso, é essencial o diálogo com os envolvidos: compreenda-os, busque saber com quais pessoas ele trabalha melhor — no caso da formação de grupos — e tenha em mente que os profissionais são múltiplos. Cada funcionário da escola tem seu valor e propósito dentro da campanha de matrículas, por isso deixe essa relevância bem clara para cada um.

3.      Estimule as habilidades dos funcionários

Uma vez identificadas as habilidades principais dos profissionais envolvidos na campanha de matrículas, uma boa prática que antecede a capacitação das ações é o estímulo às habilidades do profissional. Por exemplo, se o funcionário demonstra grande habilidade para o relacionamento interpessoal, o gestor pode sugerir que ele leia livros sobre o tema e amplie seus conhecimentos.

Ao promover esse desenvolvimento das capacidades de cada um, o gestor impulsiona o autodesenvolvimento, fundamental para a capacitação profissional. O bom profissional de hoje é aquele que se mantém atualizado e busca aperfeiçoar suas qualidades.

4.      Evidencie o objetivo da campanha de matrículas

Quando a meta é clara, o resultado é certo. Depois de definido o objetivo da campanha de matrículas, é necessário que todos os profissionais envolvidos o reconheçam. Evidenciá-lo em um cartaz fixado em um lugar em que todos os funcionários da escola circulam – secretaria e sala dos professores, por exemplo – pode ser uma boa forma de firmar a meta.

Quando o objetivo está claro no imaginário de todos, há uma maior noção de coletividade: todos passam a compartilhar a vontade de atingi-lo. A clareza da meta também é fundamental para que os profissionais definam suas prioridades e tenham parâmetros para o estabelecimento de prioridades.

5.      Proponha a integração dos profissionais envolvidos

Como a campanha de matrículas é uma entrega que depende de vários profissionais, é comum o aparecimento de entraves entre os participantes. Por isso, o gestor, como líder, deve promover a boa relação entre as pessoas responsáveis pela campanha.

Um pensamento importante nesse sentido tem relação com o relacionamento entre um funcionário e outro. O interesse do gestor é fazer com que exista o sentimento de coleguismo, em que os profissionais estão sempre prontos a ajudar e a colaborar com os demais. Logo, não se objetiva uma relação imposta, mas, sim, um vínculo naturalmente agradável. Profissionais unidos e integrados são muito mais preparados para o sucesso da campanha de matrículas.

6.      Faça com que cada funcionário saiba um pouco de tudo

Se é importante evidenciar o valor de cada um dentro da estratégia, torna-se fundamental o entendimento quanto às funções de trabalho. Um profissional consciente de sua tarefa realiza entregas melhores e compreende que a qualidade de seu trabalho influencia o trabalho de outra pessoa.

Um diferencial nesse sentido é que um bom profissional, além de saber como exercer sua função e buscar aperfeiçoá-la, entende o processo inteiro e sabe um pouco de tudo. O gestor escolar, portanto, deve ser um exemplo dos trabalhos generalistas, tendo em suas habilidades profissionais um pouco de cada função.

Para garantir que todos compreendam e tenham o conhecimento para realizar múltiplas tarefas, faz-se primordial o treinamento em equipe. Exemplo disso é todos os envolvidos conhecerem e entenderem a função dos materiais da campanha de matrículas e trabalharem em conjunto para mantê-los.

7.      Capacite os profissionais em suas atividades específicas

Há várias estratégias para uma eficiente campanha de matrículas. É importante que o gestor escolar promova a capacitação profissional para cada uma delas. Estratégias envolvendo as redes sociais da escola, por exemplo, exigem um cuidado específico, uma vez que é por lá que muitos pais e responsáveis podem conhecer a instituição. Já o funcionário responsável pela estratégia de retenção de alunos através de descontos na mensalidade precisa saber como oferecê-los aos já clientes.

Para cada atividade, há uma maneira adequada, logo, um tipo de capacitação. Buscar por leituras em blogs especializados, livros e até mesmo cursos on-line é sempre uma boa opção, além de não exigir altos investimentos financeiros por parte da escola.

Conclusão

A capacitação representa uma ótima ação por parte da instituição de ensino, principalmente quando bem planejada e focada na melhoria de resultados. Tratando-se de uma campanha de matrículas, a capacitação profissional dos envolvidos está diretamente relacionada à obtenção de resultados melhores. Com um time composto por funcionários preparados e unidos, a escola consegue maior sucesso na captação de novos alunos e retenção dos já matriculados.

O gestor da instituição educativa deve, portanto, propiciar momentos para a habilitação, com dinâmicas de grupo, mudanças no comportamento e estudo das estratégias fundamentais em uma campanha de matrículas. Entre outros benefícios da capacitação, têm-se a motivação da equipe, aumento da produtividade e retenção de talentos.

Como a campanha de matrículas envolve todos os funcionários da escola, é importante manter o ambiente escolar agradável, potencializando as capacidades de cada um. Há uma série de ações possíveis e de fácil aplicação para proporcionar um meio motivador na instituição. Baixe gratuitamente o e-book e veja como garantir um ambiente motivador!

Compartilhar: