Como preparar leitores desde a Educação Infantil

20 de janeiro de 2025

Por: SOMOS Educação

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Ler é essencial para a formação humana em todas as suas dimensões. A leitura contribui tanto para o desenvolvimento cognitivo e intelectual quanto nos aspectos sociais e emocionais. Mas, para que essa seja uma ação significativa e prazerosa, esse hábito precisa ser estimulado desde a infância.

Quanto antes as práticas de leitura forem experimentadas, maiores as chances de se formar cidadãos leitores que têm nas páginas dos livros uma fonte de conhecimento, entretenimento e prazer. Confira neste artigo como preparar leitores desde a Educação Infantil!

A importância do professor como influenciador pelo gosto da leitura

O incentivo de professores durante a infância é determinante para que uma pessoa goste de ler. No despertar do interesse pela prática, os educadores aparecem como principais influenciadores do gosto pela leitura, seguido dos pais e responsáveis.

Dessa maneira, a proposição de atividades diversificadas que estimulem e reúnam condições de proporcionar a disseminação da leitura entre os estudantes deve começar desde a Educação Infantil. O compromisso do educador não deve ser de apenas ensinar o aluno a ler, mas a gostar da leitura e consolidar essa prática no dia a dia.

Instigados pelos professores, as crianças devem ser apresentadas a enredos e narrativas que as permitam experenciar vivências marcantes. À medida que essa experiência de leitura começar a ser percebida como uma forma ativa de prazer e conhecimentos, o aluno-leitor passa, posteriormente, a enveredar pelo mundo literário com mais autonomia, fazendo suas próprias escolhas.


Mas, para efetivamente formar futuros leitores e inserir em seu cotidiano o hábito da leitura, é preciso incentivar práticas diárias, instigar a curiosidade e fazer com que todos se aproximem e se familiarizem com os livros. O ideal é que isso  ocorra desde a Educação Infantil.

Os livros e a leitura na Educação Infantil

A leitura deve ser introduzida de maneira gradual e natural no dia a dia das crianças. Essa não deve ser uma atividade imposta, mas uma prática que estimule a criatividade e a imaginação. O costume da leitura precisa acontecer desde muito cedo, na idade em que todos os hábitos das crianças se formam. Por isso, a prática deve ser incentivada antes mesmo da criança aprender formalmente a ler.

O desenvolvimento do comportamento leitor acontece, geralmente, a partir da escuta. As crianças iniciam seu processo de formação literária ouvindo histórias contadas por adultos. Essa ação permite um encantamento com a leitura, que será sempre associada a uma sensação prazerosa. A partir daí, o contato com o livro, manusear as páginas e apreciar as ilustrações, asseguram as experiências com a linguagem e a imersão na cultura escrita.

Essas são práticas alinhadas à estruturação curricular proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao indicar a organização dos contextos de aprendizagem da Educação Infantil. No campo de experiências “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, a BNCC indica que a condução do trabalho pedagógico deve considerar experiências com a literatura infantil, contribuindo para o desenvolvimento do gosto pela leitura.

Estimulando o comportamento leitor

Para preparar leitores desde a Educação Infantil, é preciso que essa prática tenha destaque permanente nas atividades cotidianas da sala de aula. É fundamental proporcionar boas experiências para garantir que a criança se apaixone pelo mundo dos livros logo cedo. Algumas ações pedagógicas podem ajudar o professor a promover a leitura e garantir que os pequenos se tornem grandes leitores no futuro. Confira a seguir:

Crie uma rotina de leitura

Para que se torne um hábito, a leitura deve ser cultivada no dia a dia das crianças. Por isso, é fundamental que os livros façam parte do cotidiano. Dessa maneira, estabeleça um horário permanente na rotina de sala de aula para as atividades literárias.

Promova rodas de leitura, contação de histórias, aproxime as crianças de diferentes gêneros literário. Essas atividades podem incluir livros, revistas e outros materiais impressos. O mais importante é desenvolver uma relação positiva com a leitura. Por isso, não vincule um questionário a cada texto lido, com perguntas preestabelecidas, mas instigue conversas sobre as impressões, sentimentos e sensações acerca da leitura realizada.

A escolha das obras

Para tornar a leitura uma experiência inesquecível, é importante escolher livros que estejam de acordo com a faixa etária e temas que a criança goste. É fundamental identificar os assuntos que despertam o interesse dos alunos para disponibilizar obras que abordem essas temáticas.

Envolva a família

O exemplo da família é determinante para a criação do hábito da leitura das crianças. Por isso, além do estímulo recebido na escola, é essencial que pais e responsáveis mostrem que a leitura também está presente naturalmente na rotina da casa.

Por isso, crie uma parceria com os pais e responsáveis. Isso pode acontecer por meio de um intercâmbio de livros entre casa e escola, ou do convite aos pais para conversarem sobre as histórias trabalhadas em sala, ou ainda, a sugestão de livros que podem ser lidos antes de a criança dormir.

Implemente a literatura na sua escola

A formação de cidadãos leitores deve ser um compromisso no processo de formação integral dos estudantes. Crianças que leem têm melhor desempenho escolar e habilidades de comunicação. Daí a importância de iniciar esse trabalho ainda na Educação Infantil.

O hábito da leitura permite que o desenvolvimento do senso crítico, da empatia, da vontade de aprender e do pensamento reflexivo, tornando os estudantes capazes de aprofundar conhecimento sobre os temas que lhe são expostos. Isso facilita o entendimento dos conteúdos das disciplinas escolares, por exemplo. Além disso, as práticas de leitura também asseguram a formação de sujeitos que se posicionam no mundo de maneira mais significativa, qualificada e preparada para o mercado de trabalho.

O Coletivo Leitor

Para fomentar o incentivo à leitura – buscando disseminar a sua importância no desenvolvimento cognitivo da criança – a SOMOS Educação criou o Coletivo Leitor. A solução de ensino oferece todos os títulos de literatura da SOMOS, categorizados de acordo com o ano escolar ao qual se destina, o perfil do leitor, o segmento da obra, o gênero e a temática da história, além do tema da BNCC ao qual o livro está relacionado. São centenas de obras dos selos Saraiva, Ática, Scipione, Atual, Formato e Caramelo, organizadas de forma a simplificar a escolha da próxima leitura da criança.

O Coletivo Leitor valoriza a importância da leitura e da formação de novos leitores e tem a missão de tornar as pessoas apaixonadas pela literatura e fazer com que elas entendam e reconheçam o seu valor para a formação das crianças, estimulando a criatividade e desenvolvendo a empatia. As obras do acervo Coletivo Leitor auxiliam na inserção da literatura nas escolas, com narrativas que buscam enriquecer o processo pedagógico.  

Quer saber como o Coletivo Leitor pode ajudar a sua escola no processo de incentivo à leitura e na formação de alunos leitores, fornecendo materiais completos e de qualidade? Converse sem compromisso com um dos especialistas:

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