27 de novembro de 2023
Por: SOMOS Educação
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O contraturno escolar é uma importante possibilidade de complementação e de ampliação das estruturas curriculares. O tempo extraclasse funciona como uma extensão do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento mais amplo dos alunos, permitindo a vivência com outros aspectos da educação, além dos conteúdos formais.
Além disso, as atividades extracurriculares são estratégias efetivas para que as escolas ampliem suas fontes de receita e melhorem os resultados financeiros da instituição. Neste artigo, você vai entender as vantagens do contraturno escolar e conhecer 4 atividades que podem ser adotadas com sucesso pela sua escola. Confira!
O conceito de contraturno refere-se ao período oposto ao das atividades regulares da escola. São cursos extracurriculares oferecidos pelas instituições de ensino com o propósito de complementar as práticas curriculares. Dessa maneira, o contraturno é considerado uma importante ferramenta para o processo de desenvolvimento integral dos estudantes.
A partir dessa perspectiva, as atividades de contraturno não devem ser percebidas apenas como a ampliação do período de estudo, mas sim como uma possibilidade efetiva de assegurar aos alunos a vivência com outros aspectos da educação, além dos conteúdos formais trabalhados em sala de aula. Ou seja, o contraturno escolar é uma extensão do processo de aprendizagem dentro da escola.
As vantagens das atividades de contraturno são inúmeras e beneficiam a escola, os alunos e também as famílias. Essas práticas extracurriculares potencializam o desenvolvimento amplo e integral dos estudantes, favorecem o aproveitamento do tempo das crianças e dos jovens, e ainda dão tranquilidade aos pais. Confira a seguir:
As atividades após o período regular de aula diversificam as possibilidades de obtenção de conhecimento, e como consequência disso, há uma melhora no rendimento escolar dos alunos.
Permanecer na escola após o horário de aulas garante aos pais e responsáveis a comodidade de saber que os filhos estão em um espaço seguro e acolhedor, aprendendo e desenvolvendo habilidades específicas. Articular a agenda das crianças e dos jovens com atividades diversificadas em um mesmo espaço é algo considerado pelas famílias como um dos incentivos para a escolha da instituição de ensino.
Ao ampliar e diversificar os serviços da escola, a instituição de ensino se destaca diante da concorrência. A oferta complementar de ensino é um diferencial para a escola e ajuda a manter o planejamento e a saúde financeira da instituição.
Por seu viés multidisciplinar, as atividades de contraturno auxiliam a formação dos alunos de maneira mais holística. As práticas permitem aos estudantes o contato com experiências diversificadas, oportunidades de interações intensas e socialização. Com isso, há o estímulo para potencializar a formação cidadã, com o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, responsabilidade, altruísmo e empatia.
É comum que cursos de idiomas e atividades esportivas estejam entre as práticas mais recorrentes de contraturno. Mas, nos últimos anos, uma infinidade de atividades extracurriculares tem sido adotadas pelas escolas de todo país, considerando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação do aluno do futuro.
Essa gama extensa de possibilidades abarca todos os segmentos e fases de escolarização, explorando as mais diversas áreas do conhecimento. Em geral, elas costumam ser práticas (vinculadas a métodos “mão na massa”) e, por isso, tendem a ser mais atraentes do que as aulas das disciplinas regulares.
Para garantir bons resultados, é fundamental que elas proporcionem aos alunos vivências significativas e coerentes com a proposta de ensino da escola, sempre contando com orientação de profissionais especializados. Além disso, é importante que elas sejam alinhadas aos interesses dos alunos das novas gerações.
A seguir, relacionamos 4 soluções educacionais que podem ser adotadas no contraturno da sua escola.
Diante do dinamismo e da velocidade com que as mudanças têm acontecido no mundo, a formação socioemocional dos jovens tornou-se não apenas fundamental, mas também obrigatória, como já determina a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa maneira, o desenvolvimento intencional das chamadas habilidades socioemocionais pode integrar as práticas de contraturno escolar.
O Líder em Mim (LEM) é um programa que visa ao desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos. O objetivo é dar o suporte tanto para a instituição de ensino quanto para os estudantes com o intuito de criar um contexto propício para a aplicação dessas competências. A solução é considerada o melhor programa socioemocional, com resultados comprovados e endossados pelo Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL), maior autoridade no assunto do mundo.
O Líder em Mim foi desenvolvido originalmente nos Estados Unidos, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Os conceitos abordados pela obra foram adaptados à realidade educacional do Brasil, e o programa atende crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
A demanda por uma educação bilíngue vem se intensificando muito nos últimos anos. Imprescindível para conquistar melhores oportunidades de estudo e no mercado de trabalho, o aprendizado de um segundo idioma possibilita também o desenvolvimento emocional e cognitivo dos estudantes.
Eduall é uma solução exclusiva de ensino de inglês com abordagem bilíngue que oferece flexibilidade e consistência na transição da escola para o ensino bilíngue. Disponível para todos os segmentos, Eduall baseia-se no conceito building blocks, que permite escolher módulos de conteúdo conforme a proposta da escola, gerando uma grade totalmente personalizada.
A solução une a expertise da SOMOS Educação na estruturação e sistematização de programas de ensino e desenvolvimento de produtos educacionais com a qualidade da Macmillan Education, que há 170 anos desenvolve soluções educacionais e materiais didáticos em conjunto com os melhores autores, pesquisadores e educadores.
O Pensamento Computacional apresenta fundamentos da Ciência da Computação para desenvolver habilidades relacionadas à resolução de problemas. O conceito ganhou relevância nos últimos anos e tornou-se conteúdo obrigatório em mais de 50 países. Alunos que aprendem programação de computadores e fundamentos de tecnologias digitais desde cedo adquirem desenvoltura, confiança e autonomia para solucionar problemas moldando as tecnologias à sua necessidade e expandindo os limites da sua criatividade.
A Mind Makers é uma editora educacional que desenvolve conteúdos inovadores para a Educação Básica que podem ser inseridos na matriz curricular da escola e que trabalham de forma criativa as competências gerais da BNCC. A partir de uma metodologia ativa e de aulas superdinâmicas, a solução permite que crianças e jovens coloquem a mão na massa para desenvolver habilidades indispensáveis para os desafios do presente e do futuro.
No programa de Pensamento Computacional, os alunos aplicam tecnologias digitais como programação, robótica, eletrônica digital, internet das coisas, inteligência artificial e práticas maker para solucionar problemas interdisciplinares. Tudo isso em um espaço especialmente preparado para a disciplina. As aulas são baseadas em projetos e usam técnicas de gamificação para engajar os alunos e desenvolver competências indispensáveis aos profissionais do presente e do futuro. O conteúdo programático evolui conforme uma trilha de aprendizagem que vai da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental.
A educação empreendedora na escola tem assegurado aos estudantes uma formação abrangente e multidisciplinar, desenvolvendo habilidades essenciais da sociedade contemporânea. Os projetos para esse tipo de formação desenvolvem competências múltiplas nos estudantes, alinhadas à capacidade de aprender, adaptar-se e promover transformações. O fomento ao pensamento crítico e propositivo, a análise de problemas e a busca por soluções inteligentes são exemplos das competências que podem ser potencializadas com o trabalho de educação empreendedora dentro da sala de aula.
A Mind Makers oferece o Empreendedorismo Criativo como uma disciplina prática para que jovens do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio se tornem protagonistas de um futuro cada vez mais imprevisível. A criatividade é trabalhada em todas as aulas que trazem repertório atual e abordagens da cultura digital que possibilitam aos alunos imaginar e traçar caminhos futuros. As metodologias de aprendizagem são alinhadas à BNCC e os alunos aprendem a empreender criando projetos reais para solucionar problemas da escola, da sociedade e do mundo, impactando positivamente seu entorno.
Sua escola pode contar com a SOMOS Educação para o desenvolvimento integral dos alunos e para implementar projetos diversificados no contraturno escolar. As soluções educacionais estão alinhadas às necessidades e aos interesses dos estudantes, fazendo-os se identificarem cada vez mais com a escola, em uma espiral positiva de satisfação e resultados.
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