Cursos de Novas Metodologias e Competências Tecnológicas no PROFS

2 de março de 2021

Por: SOMOS Educação

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A pandemia intensificou as capacitações online. O período de isolamento social estimulou os brasileiros a buscar novas qualificações. Na educação, isso não foi diferente. Para potencializar suas habilidades no trabalho, professores lançaram mão de plataformas de cursos online para promover um processo de ensino-aprendizagem mais significativo

Cursos sobre novas metodologias e competências tecnológicas estão entre os temas que mais dialogam com os desafios do ensino remoto e do dia a dia da sala de aula. Por isso, o PROFS – Programa de Formação de Professores da SOMOS Educação – promove uma série de conteúdos interativos que colocam o educador como agente fundamental da transformação na educação do nosso país. Para acompanhar as novas tendências, você que é professor, professora, gestor ou gestora escolar precisa conhecer os cursos do programa. Confira! 


Desenvolvimento e qualificação profissional online 

Acessibilidade, relevância de conteúdos e programação flexível. Essas são algumas vantagens apontadas por quem opta por um processo de educação continuada através de cursos online. As plataformas digitais de capacitação não só facilitam o acesso à educação a todos que não podem recorrer a aulas presenciais, como também trazem uma série de comodidades.  

A flexibilidade de horário para a realização dos cursos, assegurando autonomia para estudar quando e onde quiser; a isenção de deslocamentos e a facilidade de acesso, demandando apenas um computador conectado à internet, são alguns dos inúmeros benefícios das qualificações online.  

Alguns cursos podem conversar tanto com as demandas mais emergenciais dos professores, relativas ao processo de adaptação das práticas de ensino presenciais para o modelo remoto, quanto com interesses futuros de desenvolvimento profissional. Essa é a proposta do PROFS, que dispõe em seu portfólio uma relação de cursos práticos e objetivos, com conteúdos aplicados e contextualizados à realidade educacional brasileira

O Programa de Formação de Professores da SOMOS Educação busca  promover temas que dialoguem com os desafios do dia a dia da sala de aula, trazendo novas abordagens e reflexões, além de material prático para ajudar na ampliação de repertório didático.  

Conheça o PROFS 

Com o objetivo de aperfeiçoar a prática educativa, o PROFS é uma comunidade de Formação de Professores. Pela plataforma, educadores de todo país têm acesso aos cursos no formato à distância, com duração de até 30 horas, estruturados por trilhas de formação que percorrem um caminho para a construção de saberes. Cada trilha possui seções e atividades autoinstrucionais, para enriquecer a formação. 

Os temas dos cursos são resultado de uma escuta atenta e empática, com a intenção de atender as necessidades de desenvolvimento dos educadores. A relevância dos conteúdos também se reforça pelo fato de que todos os cursos foram desenvolvidos por especialistas em suas áreas de atuação. Os autores têm especialização, mestrado ou doutorado nas principais universidades brasileiras.  

Dentre as temáticas de formação estão cursos relacionados à BNCC, práticas de inclusão, tecnologia digitais educacionais, habilidades socioemocionais, cultura maker e outros. São temas atuais que dialogam com as práticas do dia a dia. Esse é o caso dos cursos que integram os eixos estruturantes de Novas Metodologias e Competências Tecnológicas. É sobre eles que falaremos a seguir! 

Novas Metodologias e Competências Tecnológicas 

Professores que dominam metodologias ativas e ferramentas tecnológicas contribuem para a formação de alunos cada vez mais autônomos e engajados no processo de aprendizagem. Antenado às mais novas tendências do setor, os cursos do PROFS contam com temas atuais e inovadores, com base no que os professores mais procuram em termos de formação continuada.  

Todos eles são alinhados à necessidade de desenvolvimento de competências para além do modelo educativo tradicional e relativos ao uso de tecnologias digitais. No tocante das dimensões de conhecimento de Novas Metodologias e Competências Tecnológicas, elencamos abaixo algumas possibilidades de formação
 

Cursos sobre Novas Metodologias 

As capacitações sobre Novas Metodologias ajudam e instigam os educadores a utilizarem novos métodos em suas aulas para promover um processo de ensino-aprendizagem significativo e com foco no desenvolvimento do aluno. Dentre as possibilidades de formação, podemos citar os cursos de: 

. Ensino Híbrido – Práticas de sala de aula 

O curso se propõe a aprofundar o Ensino Híbrido, seus princípios e premissas, permitindo aos participantes colocar em prática o que aprenderam no contexto de sala de aula. Alguns aspectos fundamentais serão centrais nos materiais de apoio e atividades, como personalização e colaboração, avaliação formativa e integração de recursos digitais. A capacidade de planejar estratégias de aprendizagem alinhadas ao Ensino Híbrido é o que se espera enquanto resultado deste curso. 

. Uso de dados de aprendizagem em sala de aula 

Este curso pretende orientar os professores a utilizarem dados de avaliações e atividades de seus estudantes para atendê-los de forma personalizada, reorganizando sua prática pedagógica caso seja necessário. A proposta é mostrar como parte dos registros das avaliações, que são notas e apontamentos, podem se converter em dados matemáticos importantes, colaborando com a construção de estratégias personalizadas, buscando um ensino centrado no aluno, indicando direções mais certeiras do ponto de vista pedagógico.  

. A interdisciplinaridade na perspectiva do currículo integral 

Embasado em sólido referencial teórico e articulando a teoria à prática, o curso apresenta possibilidades de trabalho interdisciplinar nos diversos segmentos do ensino regular. Tais estratégias funcionam como potentes ferramentas na promoção de um processo de ensino-aprendizagem mais significativo e engajador para os alunos, que serão capazes de ressignificar suas aprendizagens e relacionar as competências desenvolvidas na escola com o mundo a sua volta. 

. Cultura Maker: por uma educação criativa para todos 

O curso está centrado na metodologia da cultura maker e se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, criar, reinventar, alterar objetos utilizando as mãos como fonte de aprendizagem e experiências. Assim, será apontado a cultura maker, mas também o ambiente de colaboração e troca de informações entre pessoas e grupo ao utilizar as metodologias ativas para resolver problemas, desenvolver habilidades e competências socioemocionais e vivenciar atividades makers, estando dividido em quatro módulos, cultura maker e ambiente de aprendizagem, metodologias ativas, professor design e atividades makers. 

Cursos sobre Competências Tecnológicas 

As capacitações sobre Competências Tecnológicas buscam aprimorar nos professores competências para utilizarem tecnologias digitais de forma significativa em suas práticas, tudo alinhado à BNCC. Dentre as possibilidades de formação, podemos citar os cursos de: 

. Resolução de problemas globais por meio do STEAM 

Com base em desafios ou fenômenos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, vai-se trabalhar estratégias que tem como foco prioritário promover e aprofundar os conhecimentos sobre Ciências da Natureza (S), Tecnologias Digitais (T), Engenharia (E), Artes (A) e Matemática (M), considerando ainda aspectos sociais e emocionais envolvidos em alguns desses processos, dentre outros. Para auxiliar os professores com o planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação dos estudantes, por meio da abordagem STEAM para que sejam capazes de criar e sugerir novas perguntas, pensar de forma holística e não compartimentalizada, estimulando o pensamento divergente e criativo. 

. Cidadania digital e leitura crítica 

Este curso oferece aos educadores subsídios teóricos e práticos sobre questões que envolvem a relação entre cidadania digital e a leitura crítica, especialmente no que diz respeito à cultura da desinformação e ao fenômeno das informações falsas ou fake news que vem ganhando espaço na web. Para que haja de fato um processo de democratização dos meios de comunicação e participação cidadã, é preciso compreender a complexidade deste tema e desenvolver um olhar crítico ao modo que consumimos e produzimos informação digital

. Letramento Digital e Educação 

Este curso oferece subsídios para que educadores tenham mais condições de refletir criticamente sobre as possibilidades e demandas da educação considerando nossa sociedade conectada e globalizada após o advento da internet. Durante o curso, estudaremos como incorporar em práticas pedagógicas de diferentes realidades os recursos disponibilizados pela internet e pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Além disso, refletiremos sobre a necessidade de ampliação dos repertórios de habilidades do sujeito como cidadão digital, de modo que ele possa acompanhar e participar das transformações sociais que vêm ocorrendo e também contribuir para uma melhor convivência e atuação social no mundo. 

. Tecnologia e práticas de inclusão 

O curso de Tecnologia e práticas de inclusão parte do princípio do direito à educação como uma garantia da legislação brasileira e, portanto, da convicção de que a escola precisa valorizar e lidar com a diversidade na sala de aula, inclusive de pessoas público alvo da Educação Especial. A Educação Especial tem evoluído muito quanto aos princípios de acessibilidade que defende à inclusão na Educação Básica. O curso oferece – além do aporte teórico sobre a educação especial –, estratégias e práticas com o uso da tecnologia que auxiliam os processos de ensino e de aprendizagem para pessoas público alvo da educação especial (deficientes visuais, auditivos, com transtornos do espectro autista etc.). Os recursos tecnológicos são grandes aliados do professor e ferramentas imprescindíveis na escola do século XXI. 

A Comunidade PROFS 

Além dos cursos de formação, o PROFS conta com uma comunidade de aprendizagem ativa. São diversos conteúdos como planos de aula, artigos, relatos de professores, dicas de experimentação, fóruns, e-books, podcasts, lives, vídeos, entre outros materiais ricos e preparados para auxiliar o professor durante a sua jornada didática. 
 
O acesso à plataforma é simplificado, assegurando que os cursos possam ser acessados por celular e por computador. Ao alcance das mãos, o PROFS se aprimora constantemente para que os educadores estejam sempre acompanhando de perto os avanços metodológicos e tecnológicos em torno da educação. 

O primeiro episódio do podcast do PROFS debateu as características e desafios da formação de professores no Brasil, tanto inicial quanto continuada. Clique aqui e ouça o PodPROFS!
 

O papel da escola na formação continuada dos professores 

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece diretrizes, metas e estratégias para dez anos da educação brasileira. Dentre as metas, há uma específica voltada para a formação continuada e pós-graduação de professores. Um dos objetivos dessa meta é que 100% dos professores tenha tido acesso a um aperfeiçoamento profissional, que é a formação continuada. 

Dessa maneira, escola tem papel essencial na formação continuada dos docentes. Estar atento às necessidades dos professores pode fazer toda a diferença para o sucesso dos objetivos pedagógicos de uma instituição. É preciso apoiar educadores no desenvolvimento de novas habilidades e fomentar a busca por novos conhecimentos. 

Atualmente, o PROFS conta com mais de 60 mil alunos inscritos e mais de 11 mil escolas atendidas. Quer conhecer mais os cursos e saber como levar o Programa de Formação de Professores – PROFS para a sua escola? Converse sem compromisso com um dos nossos especialistas.

  

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