23 de junho de 2020
Por: SOMOS Educação
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Como maximizar os resultados das instituições de ensino no meio de uma crise? É possível trabalhar a captação de alunos neste momento? Quais as principais estratégias para uma gestão assertiva e eficiente? Essas questões foram discutidas no webinário Estratégias para a gestão da escola em cenários de crise, promovido pela SOMOS Educação.
Conduzido por Cássio Mori e José Francisco Lopes (Chico), fundadores e sócios da EMME – Educação e Marketing, o bate-papo apresentou reflexões primordiais sobre captação de alunos e maximização de resultados em um cenário de aulas suspensas e ensino remoto. Neste post trouxemos alguns pontos importantes dessa conversa. Confira!
A pandemia do novo coronavírus causou diversas mudanças econômicas e sociais em nosso país. Nas instituições de ensino, os desafios da gestão escolar aumentaram. Há desconfianças quanto à qualidade do ensino remoto e da utilização dos recursos da escola durante a interrupção das aulas presenciais. Além disso, existe uma crescente evasão escolar, principalmente para a educação infantil, somada à rescisões de contratos e inadimplência.
Para os educadores Cássio Mori e Chico, o essencial frente a esse momento é mostrar o valor da escola e reafirmar a parceria entre toda comunidade escolar. Para isso, a solução é trabalhar com empatia, eficiência e comunicação para assegurar a continuidade do processo de ensino com qualidade e definir estratégias para comprovação efetiva das entregas escolares.
Ter processos escolares organizados, bem definidos e comunicados são essenciais para assegurar uma gestão estratégica neste momento de crise. Para comprovar a efetividade de suas ações e mostrar o real valor da escola, as instituições precisam se preocupar em:
Além disso, Cássio Mori aponta como boas práticas educacionais em tempos de Covid-19 a equalização de questões como tempo de atividades, a idade dos alunos e os recursos tecnológicos. Nesse momento de organização dos processos escolares como comprovação de eficácia de ensino, deve-se existir cuidados com:
Frente à pandemia, o marketing educacional está experimentando uma nova era. Os novos desafios da educação estão ditando as regras e as possibilidades para a captação de alunos e a maximização dos resultados. Os diferenciais que deverão ser apresentados durante a campanha de matrículas para 2021 estão sendo criados nesse momento.
Se antes da pandemia os caminhos da campanha de matrículas consideravam a construção de um ano letivo de qualidade, visando a fidelização e a conquista de novos alunos, o cenário atual apresenta novas trilhas para esse processo. A previsão é que a campanha de matrículas ainda aconteça em um período de pandemia, considerando a incerteza imediata de cura e vacinas.
Frente a isso, o trabalho do marketing educacional deve estar centrado no valor da escola. Esse valor não está relacionado ao termo financeiro, mas aos diferenciais que a instituição apresentará para as famílias. Entre tantos sinônimos, o real significado desse valor refere-se a serventia, reputação, seriedade, competência e resistência.
Dessa maneira, o ensino remoto tem que ser intencional, com recursos que
ofereçam uma qualidade efetiva de ensino. Há também a necessidade de uma presença no cotidiano das famílias, com a organização dos processos escolares citados anteriormente. Segundo Chico, os fatores decisivos dessa nova época para as matrículas de 2021 se pautam em:
O ensino remoto intencional é o que irá atrair. A presença junto as famílias é o que irá fidelizar. A organização e inovação é o que irá diferenciar. A comunicação digital é o que irá divulgar. O atendimento e relacionamento é que irá encantar.
Diante de tantos desafios, ao planejar uma campanha de matrículas remota digital emergencial a instituição de ensino precisará de períodos mais curtos para sua implementação e execução. Além disso, é fundamental que todos estejam alinhados com o posicionamento de valor apresentado acima.
Nessa nova era do marketing educacional, são seis pilares que devem direcionar as ações:
Para auxiliar nesse processo, a EMME Educação e Marketing disponibilizou um período de degustação na plataforma criada em parceria com a SOMOS Educação. O Projeto MSOMOS oferece uma série de recursos e itens que podem ser usados na comunicação e relacionamento com as famílias durante o período de matrículas. Para ter acesso, assista na íntegra ao webinário e confira os direcionamentos:
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