Estratégias para a gestão da escola em cenários de crise

23 de junho de 2020

Por: SOMOS Educação

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Como maximizar os resultados das instituições de ensino no meio de uma crise? É possível trabalhar a captação de alunos neste momento? Quais as principais estratégias para uma gestão assertiva e eficiente? Essas questões foram discutidas no webinário Estratégias para a gestão da escola em cenários de crise, promovido pela SOMOS Educação.  

Conduzido por Cássio Mori e José Francisco Lopes (Chico), fundadores e sócios da EMME – Educação e Marketing, o bate-papo apresentou reflexões primordiais sobre captação de alunos e maximização de resultados em um cenário de aulas suspensas e ensino remoto.  Neste post trouxemos alguns pontos importantes dessa conversa. Confira!  

A pandemia do novo coronavírus causou diversas mudanças econômicas e sociais em nosso país. Nas instituições de ensino, os desafios da gestão escolar aumentaram. Há desconfianças quanto à qualidade do ensino remoto e da utilização dos recursos da escola durante a interrupção das aulas presenciais. Além disso, existe uma crescente evasão escolar, principalmente para a educação infantil, somada à rescisões de contratos e inadimplência. 

Para os educadores Cássio Mori e Chico, o essencial frente a esse momento é mostrar o valor da escola e reafirmar a parceria entre toda comunidade escolar. Para isso, a solução é trabalhar com empatia, eficiência e comunicação para assegurar a continuidade do processo de ensino com qualidade e definir estratégias para comprovação efetiva das entregas escolares.  

Organização dos processos escolares 

Ter processos escolares organizados, bem definidos e comunicados são essenciais para assegurar uma gestão estratégica neste momento de crise. Para comprovar a efetividade de suas ações e mostrar o real valor da escola, as instituições precisam se preocupar em: 

  • Manter e apresentar à toda comunidade escolar uma rotina de estudos, aulas e atividades.  
  • Criar aulas síncronas, com a presença do professor, que precisa estar no ambiente digital antes mesmo dos alunos acessarem. 
  • Realizar aulas práticas e objetivas, no horário marcado, cumprindo o compromisso assumido na programação das atividades.  
  • Ter atenção com o ambiente a volta enquanto estiver com a câmera ligada e avisar que as atividades serão gravadas para se resguardar de possíveis questões legais.  
  • Abrir espaço para dúvidas e conversas com o professor
  • Apresentar um relatório semanal para os pais com as atividades realizadas.

Além disso, Cássio Mori aponta como boas práticas educacionais em tempos de Covid-19 a equalização de questões como tempo de atividades, a idade dos alunos e os recursos tecnológicos. Nesse momento de organização dos processos escolares como comprovação de eficácia de ensino, deve-se existir cuidados com: 

  • Equalizar o tempo de aula on-line (tanto ao vivo quanto gravadas), considerando a idade da criança e tempo necessário para intervalos, assegurando foco e produtividade nas atividades remotas.  
  • Equilibrar momentos de relacionamento e instrução nas aulas. É importante garantir a interação entre os alunos, mesmo que de maneira remota.  
  • Respeitar o estilo do professor. Ele continua sendo o centro do processo educacional, mantendo seu jeito carisma.   
  • Assegurar propostas e atividades inovadoras, que estimulem habilidades diversas dos alunos. Recursos tecnológicos como Hangouts, Jamboard, CloudLabs, existentes na plataforma Plurall, por exemplo, asseguram um ambiente educacional dinâmico e prático

Nova era do marketing educacional 

Frente à pandemia, o marketing educacional está experimentando uma nova era. Os novos desafios da educação estão ditando as regras e as possibilidades para a captação de alunos e a maximização dos resultados. Os diferenciais que deverão ser apresentados durante a campanha de matrículas para 2021 estão sendo criados nesse momento. 

Se antes da pandemia os caminhos da campanha de matrículas consideravam a construção de um ano letivo de qualidade, visando a fidelização e a conquista de novos alunos, o cenário atual apresenta novas trilhas para esse processo.  A previsão é que a campanha de matrículas ainda aconteça em um período de pandemia, considerando a incerteza imediata de cura e vacinas.  

Frente a isso, o trabalho do marketing educacional deve estar centrado no valor da escola. Esse valor não está relacionado ao termo financeiro, mas aos diferenciais que a instituição apresentará para as famílias. Entre tantos sinônimos, o real significado desse valor refere-se a serventia, reputação, seriedade, competência e resistência. 

Dessa maneira, o ensino remoto tem que ser intencional, com recursos que 
ofereçam uma qualidade efetiva de ensino. Há também a necessidade de uma presença no cotidiano das famílias, com a organização dos processos escolares citados anteriormente. Segundo Chico, os fatores decisivos dessa nova época para as matrículas de 2021 se pautam em: 
 

O ensino remoto intencional é o que irá atrair. A presença junto as famílias é o que irá fidelizar. A organização e inovação é o que irá diferenciar. A comunicação digital é o que irá divulgar. O atendimento e relacionamento é que irá encantar.   

Campanha remota digital emergencial 

Diante de tantos desafios, ao planejar uma campanha de matrículas remota digital emergencial a instituição de ensino precisará de períodos mais curtos para sua implementação e execução. Além disso, é fundamental que todos estejam alinhados com o posicionamento de valor apresentado acima.  

Nessa nova era do marketing educacional, são seis pilares que devem direcionar as ações: 

  1. comunicação digital, criativa, assertiva e planejada; 
  2. atendimento remoto, ágil e de fácil acesso; 
  3. relacionamento a distância consistente e que surpreenda;  
  4. estratégia online criativas, frequentes e de qualidade; 
  5. equipe preparada para os “novos tempos“; 
  6. equipe coesa, integrada e focada na qualidade. 

Para auxiliar nesse processo, a EMME Educação e Marketing disponibilizou um período de degustação na plataforma criada em parceria com a SOMOS Educação. O Projeto MSOMOS oferece uma série de recursos e itens que podem ser usados na comunicação e relacionamento com as famílias durante o período de matrículas. Para ter acesso, assista na íntegra ao webinário e confira os direcionamentos:

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