Plurall se torna a maior plataforma de ensino digital do país segundo reportagem da Veja

8 de julho de 2020

Por: SOMOS Educação

Compartilhe:

A SOMOS Educação foi notícia da Veja na última semana. A reportagem “Pandemia transforma Plurall na maior plataforma de ensino digital do país” trouxe destaque para a plataforma que é utilizada por um em cada quatro estudantes brasileiros. 

Acessível, prática e organizada, a ferramenta educacional tem assegurado o processo de ensino-aprendizagem de muitos estudantes, mesmo com a interrupção momentânea das atividades presenciais. Por meio do Plurall, muitas escolas têm conseguido manter as aulas e os alunos estão recebendo atividades pela internet. Quer saber mais sobre o Plurall e seus benefícios? Confira este post até o final! 

Plurall integra o portfólio de soluções educacionais da SOMOS Educação. A plataforma de estudos e ensino on-line é um ambiente virtual de aprendizagem que pode ser acessado por estudantes e professores a qualquer hora e em qualquer lugar. No atual cenário de pandemia de Covid-19, o Plurall se firmou como o principal aliado das escolas na garantia do direito universal à educação de qualidade para todos estudantes. 

Criada em 2013 como uma ferramenta de apoio pós-aula para as turmas de Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a plataforma de aprendizagem oferece recursos para alunos, responsáveis, professores e coordenadores. Dentre suas funcionalidades, a ferramenta disponibiliza listas de exercícios para que os alunos possam praticar o que aprenderam e vídeos para apoiar a realização das tarefas. Além disso, possui tutores prontos para responder dúvidas que possam surgir durante a realização das atividades e em relação ao conteúdo do material didático. 

Os números do Plurall na pandemia

Dados divulgados pela Veja mostram que, enquanto os estados brasileiros estabelecem as condições e previsões para o retorno das atividades presenciaiso Plurall reúne 1,3 milhão de alunos de 4 mil escolas privadas do país em seu ambiente virtual. Desde o início da pandemia, em março, as plataformas digitais de ensino e aprendizagem da SOMOS Educação já lideram o ranking entre os apps e o acesso de alunos e professores às ferramentas educacionais. São 100 mil professores que já ministraram mais de 2 milhões de aulas digitais.  

Segundo a reportagem da Veja, uma semana depois do início da quarentena as aulas on-line começaram a ser ministradas e o volume de dados no Plurall cresceu cerca de 47 milhões por cento.

O crescimento desse índice mostra que os professores estão usando a plataforma para mandar provas e listas de exercícios que são feitos pelos alunos. Desde que as escolas fecharam cada aluno fez 2.500 tarefas e ficou cinco horas online por dia, em média, sendo três horas assistindo aula e duas horas fazendo atividades, entre games, simulados e exercícios.

Mario Ghio, diretor presidente da SOMOS Educação 

Vale lembrar que as escolas parceiras contam com o apoio de um time de engajamento digital durante toda a jornada de implementação do Plurall. Esse suporte contempla desde a formação dos professores, levando boas práticas para as escolas, até a definição de estratégias pedagógicas a partir dos resultados apresentados pela plataforma. 

Leia na íntegra a reportagem da Veja 

As funcionalidades do Plurall

Livros digitais, aulas ao vivo, tarefas, relatórios de acompanhamento e banco de dúvidas. Essas são algumas funcionalidades do Plurall à disposição de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.  Planejada com o objetivo de estimular a autonomia dos estudantes, a plataforma Plurall dialoga com as Competências e Habilidades indicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

Para atender às novas demandas e reforçar o seu compromisso com uma educação de qualidade, a SOMOS Educação tem expandido as funcionalidades do Purall a partir de parcerias com o que existe de melhor no mercado, e essa expansão não considera apenas o período de pandemia. Os novos recursos já estão oficialmente integrados na plataforma visando a auxiliar as escolas que não possuem estrutura para manter laboratórios completos, por exemplo. 

A revista Veja cita a parceria com o CloudLabs para as aulas de biologia e química. Através dos laboratórios virtuais, os estudantes são estimulados a interagir com a ciência de maneira criativa e desafiadora, integrando, assim, as habilidades estratégicas do século XXI. Por este recurso, os alunos podem fazer simulações de experimentos no ambiente totalmente gamificado. Como citado na reportagem, neste primeiro momento, estão disponíveis 31 laboratórios e nove simuladores 3D, entre microscopia, magnitudes elétricas e fluidos.  

Já as aulas de matemática ficaram mais leves com incorporação da ferramenta Matific, que utiliza métodos e dinâmicas de jogos na resolução de problemas ligados à Matemática. Internacionalmente premiada, esse recurso atende alunos desde a Educação Infantil (a partir de 4 anos), até o 6º ano do Ensino Fundamental, com atividades lúdicas e interativas alinhadas à BNCC. A partir de situações concretas, os alunos são desafiados a desenvolver os pensamentos estratégico e lógico. 

Além das duas funcionalidades citadas pela reportagem da Veja, o Google Jamboard também faz parte das últimas integrações do Plurall para contribuir ainda mais com o desenvolvimento das aulas digitais. A ferramenta colaborativa de lousa/quadro branco digital permite ao professor anotar, ilustrar, produzir conteúdos, mapas e esquemas para a deixar as aulas mais dinâmicas e interativas.  
 

O ensino híbrido veio para ficar 

A pandemia mundial do coronavírus (Covid-19) impôs uma situação sem precedentes para a educação. Com a suspensão das aulas presencias, a solução, na maioria dos casos, foi apostar nas modalidades remotas de ensino durante o período de fechamento das instituições de todo o país. Porém, não restam dúvidas que ensino híbrido veio para ficar.   

A inclusão das tecnologias no dia a dia escolar tem se mostrado essencial para a formação dos estudantes. Entre as competências a serem desenvolvidas determinadas pela BNCC está a compreensão e utilização de tecnologias digitais de informação. Nesse cenário, os recursos tecnológicos na educação devem ser vistos sob a ótica de uma nova metodologia de ensino, favorecendo e dinamizando os processos educacionais.

Quer acompanhar as novas tendências e ter a maior plataforma de ensino digital em sua escola? Converse com um dos nossos especialistas e entenda como o Plurall pode ajudar a sua escola a alcançar sucesso na formação de estudantes preparados para lidar com os desafios contemporâneos.

Compartilhar: