21 de junho de 2023
Por: SOMOS Educação
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A reunião de pais e responsáveis é um evento muito importante do calendário escolar. O momento de integração entre a equipe pedagógica e os familiares dos alunos é essencial para estabelecer uma parceria de confiança, alinhar expectativas, compartilhar informações relevantes e promover o desenvolvimento acadêmico e socioemocional dos alunos.
Sabendo que organizar uma boa reunião de pais e responsáveis pode parecer um desafio, preparamos este artigo com dicas para otimizar esse processo. Você vai conferir pontos de atenção que devem ser considerados antes e durante o encontro, além de dicas do que pode ser feito após a reunião. Confira!
A reunião de pais permite a construção de uma parceria sólida e eficaz entre a escola e os pais/responsáveis. Muitas vezes, esses encontros têm seu valor subestimado, o que inclui a falta de um preparo para o evento, o que pode gerar uma reunião pouco produtiva.
Além de toda a importância estratégica desses encontros, podemos considerar 5 razões essenciais pelas quais essa reunião é tão significativa.
Para de fato promover uma reunião de pais realmente efetiva, alguns processos precisam ser observados. Confira!
Leve em consideração o perfil e o cotidiano das famílias. Se for realizar o encontro em um fim de semana, considere dias que não estejam próximos a feriados. No caso de uma reunião durante a semana, evite horários nos quais o trânsito é mais intenso.
Para isso é importante considerar o período escolar e a faixa etária dos alunos. Outros pontos importantes são as questões externas, como as mudanças no cenário educacional e as propostas e os comunicados internos da escola.
As salas precisam ter um número de cadeiras suficiente para receber os pais e os responsáveis. Além disso, a escola deve oferecer água e pode considerar algum aperitivo ou café para o momento. Pode-se sugerir que cada pessoa leve um prato ou uma bebida. Esse momento é o ideal para as famílias e a escola se aproximarem e desenvolverem o relacionamento.
É preciso determinar o professor que vai apresentar para cada turma; o ideal é escolher o docente representante do ano ou o que mais domina a pauta daquele momento.
No comunicado sobre o encontro é importante constar todas as informações de forma simples e direta. Inclua dia, local, horário de início e previsão de término, além da pauta da reunião.
O ideal é que o professor agradeça o integrante da família pela sua presença e em seguida apresente a pauta daquele encontro, deixando claro que se trata de assuntos gerais e não de um aluno em particular.
Em relação aos casos mais urgentes ou de um aluno em específico, é importante deixar claro para os pais e responsáveis como agendar um horário para conversar com a coordenação.
As notas e as faltas dos alunos podem ser impressas e entregues. Além disso, a escola pode mostrar alguns trabalhos ou projetos realizados.
Deixe claro que eles podem contribuir, fazer perguntas ou tirar dúvidas a qualquer momento. Alguns pais e responsáveis podem não se sentir à vontade para falar durante o encontro, então disponibilize papel e caneta para que eles possam fazer anotações.
A escola não deve focar nos problemas que ainda não têm solução. O importante é apresentar e justificar as decisões tomadas para resolver os impasses e mostrar o andamento das ações. Além disso, a família deve saber como ajudar e participar com a instituição no desenvolvimento de seus filhos.
Os feedbacks ajudam a escola a ter uma noção clara dos pontos positivos e pontos negativos considerados pelas famílias. Confira as sugestões feitas pelos pais e responsáveis, responda às dúvidas e pense em como fazer implementações.
A escola deve agendar encontros individuais com os familiares para resolver assuntos específicos, como desafios e dificuldades enfrentados pelos alunos. O ideal é que essa reunião seja realizada entre dois encontros gerais.
Após a reunião, é importante fazer anotações dos principais pontos fora da pauta que surgiram no encontro, assuntos que ainda precisam ser trabalhados ou acontecimentos relevantes, como um caso específico que deve ser levado à direção.
Após o encontro, é importante continuar coletando dados e fazendo diagnósticos das dificuldades dos estudantes. Isso deve ser apresentado nas reuniões seguintes, como forma de acompanhar a evolução dos alunos.
Para manter as famílias mais próximas da realidade escolar, a escola deve manter canais de comunicação claros e disponíveis, como um endereço de e-mail ou telefone, e pode enviar newsletters ou informativos para os pais e responsáveis. Com isso, é possível informar mudanças na escola, notícias, adoção de novas metodologias ou tecnologias. O informativo pode trazer um resumo do que foi discutido no último encontro para atualizar os familiares que não puderam comparecer.
Um instrumento fundamental para definir as estratégias da gestão escolar é a realização periódica de pesquisas de satisfação. Essa ação permite às instituições de ensino adquirirem informações importantes sobre a qualidade da educação, além de contribuir para fortalecer o vínculo entre escola, pais, alunos e colaboradores.
Pensando nisso, preparamos um e-book com os benefícios da pesquisa de satisfação e um passo a passo para inserir essa prática na escola. Clique abaixo para receber o material gratuito por e-mail.
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