26 de fevereiro de 2024
Por: SOMOS Educação
Compartilhe:
Um dos pontos para a potencialização das práticas pedagógicas é a proximidade entre a família e a escola. Dentre os diversos benefícios advindos dessa relação podemos citar o aumento da confiança e segurança dos alunos e a melhor resolução dos problemas com os jovens já que é possível contar com o apoio dos pais e responsáveis. Para que isso aconteça, a escola pode estabelecer uma série de medidas que aproximam a família da escola desde o início do ano letivo.
Pensando nisso, preparamos este artigo sobre práticas eficazes para estreitar os laços entre a família e a escola. Confira!
Uma boa relação entre a família e a instituição pode ser a chave para o sucesso das práticas pedagógicas. Além disso, aproximar a família da escola pode influenciar na retenção dos alunos e na melhor resolução de questões como a inadimplência. A rotina atarefada de muitos pais pode influenciar no afastamento da vida acadêmica dos estudantes.
Dessa forma, cabe às instituições de ensino desenvolver ações e estratégias para aproximar a família da escola. O primeiro passo é fazer com que os pais ou responsáveis compreendam a importância da participação da família na vida escolar dos filhos. O ideal é que essas estratégias sejam aplicadas desde o início do ano letivo.
Um evento de boas-vindas no começo do ano letivo pode ser o momento ideal para estabelecer o primeiro contato com os familiares. Família e escola é uma parceria necessária, por isso, organizar uma apresentação sobre a temática no evento pode ser bastante eficiente. Vale ressaltar como a eficácia das práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos alunos aumenta quando os pais ou responsáveis participam ativamente desses processos.
Além disso, os eventos escolares também são ótimas oportunidades para estreitar laços entre o colégio, pais e responsáveis. Eventos como a festa junina ou festa da família não apenas entretêm os discentes e seus familiares, mas também são ótimas alternativas para que a gestão possa estabelecer um perfil para cada um dos pais ou responsáveis. Dessa forma, é possível estabelecer medidas mais eficazes, que atenderão às expectativas e necessidades das famílias.
Indo por esse mesmo caminho, abrir espaço para o feedback dos familiares pode ser fundamental para estabelecer uma boa relação entre eles e a escola. Pensando nos horários incompatíveis de muitos pais ou responsáveis, o ideal é utilizar a tecnologia a favor da escola. Um formulário pode ser enviado de tempos em tempos, por meio da agenda dos alunos ou dos canais de comunicação mais utilizado, onde as expectativas, comentários e feedbacks podem ser registrados.
Outra maneira bastante eficaz e muito utilizada pelas escolas é a reunião de pais e responsáveis. Para que ela seja um sucesso é importante que toda a equipe escolar se prepare para esse momento. O planejamento garante não só a eficácia do evento, mas também evita sobrecarga por parte de alguns funcionários. Além disso, é importante divulgar a data dessas reuniões com antecedência, para que todos os familiares consigam se organizar para comparecer. Isso garante a assiduidade no evento.
Um dos principais pontos quando falamos da importância da participação da família na escola é justamente a confiança que isso dá aos estudantes. Além disso, é importante que os pais ou responsáveis tenham ciência do que está sendo trabalhado em sala de aula e dos projetos que a escola desenvolve.
Essa é a única maneira para que eles deem continuidade a esses trabalhos e potencializem o desenvolvimento dos filhos em casa. Seguindo o mesmo raciocínio, é a partir disso que os pais podem identificar déficits e dificuldades nos jovens e assim auxiliar na intervenção pedagógica por parte da escola. Para a instituição, as famílias podem fornecer informações valiosas para que sejam desenvolvidas atividades pedagógicas que atendam às necessidades dos discentes.
A parceria entre família e escola é necessária e seus resultados são nítidos para o desenvolvimento de todos os envolvidos nos processos educacionais. Considerando a relevância dessa relação, existem uma série de ações que a escola pode realizar para potencializar e melhora a o relacionamento com os pais e responsáveis. Transparência e clareza são fundamentais para criar esse vínculo, e um canal de comunicação aberto que permite feedbacks é a maneira de ideal de fazer isso.
Uma boa relação entre família e escola pode significar a redução de muitos problemas comumente enfrentados pela instituição, como a inadimplência. Pensando nisso, preparamos um conteúdo gratuito com os caminhos para driblar a inadimplência escolar.
Compartilhar: