Dicas de gestão do tempo para professores dentro e fora de sala de aula

24 de abril de 2023

Por: SOMOS Educação

Compartilhe:

O corpo docente lida com diversos desafios no dia a dia escolar. Além de engajar os alunos durante as aulas, esses profissionais também precisam gerenciar seu tempo com maestria. Isso porque é necessário cuidar da rotina dentro e fora de sala de aula — afinal, muito da ocupação dos educadores vai além do término das aulas.

Pensando nesse desafio, selecionamos cinco dicas de gestão do tempo para os professores aproveitarem tanto dentro quanto fora da sala de aula. Confira!

1. Planeje as aulas com detalhes

A partir da programação do plano de aula, organize os conteúdos a serem ministrados com detalhes. Tente calcular, em média, quanto tempo a discussão, a leitura ou o exercício pode durar. Assim, você não só desperta o interesse dos alunos ao propor atividades que vão além da apresentação do conteúdo, como não os deixa sem respostas para possíveis dúvidas no fim da aula.

Também é indicado revisitar e praticar os conteúdos que serão ministrados com antecedência, já que a prática ajuda a sistematizar melhor o tempo necessário para expor o assunto, contar com a participação dos alunos e ainda dispor de flexibilidade diante de situações imprevistas.

2. Conheça suas turmas

Essa dica é simultaneamente um desafio e uma qualidade da profissão. Afinal, nenhuma turma é igual à outra. O professor que compreende isso consegue antever as surpresas, mesmo durante as aulas, para que o tempo não se transforme em um inimigo da produtividade.

Que tal fazer um relatório de suas classes e analisar, caso a caso, a melhor maneira de fazer o tempo render? Você vai ver que algumas turmas compreendem melhor o conteúdo com aulas expositivas, enquanto outras fluem com debates em grupos, por exemplo. Identificar cada perfil ajuda a definir as melhores soluções.

Para que esse processo seja feito de maneira efetiva e rápida, as plataformas tecnológicas são excelentes alternativas. Além de ajudarem a otimizar o tempo na preparação e na correção de atividades, provas e simulados, essas ferramentas geralmente oferecem relatórios de desempenho com os pontos fortes e fracos dos alunos, auxiliando a preparação das aulas e as intervenções pedagógicas.

3. Busque a versatilidade

Durante as aulas, o educador precisa saber conduzir as interrupções, cativar os alunos e abrir espaços para ampliar as discussões. Tudo isso sem comprometer o planejamento de conteúdo a ser ministrado naquele horário.

Mais uma vez, percebe-se a importância de uma boa gestão do tempo, dessa vez, unindo a capacidade de improviso ao planejamento. Boas aliadas para enfrentar esse desafio são as metodologias ativas. Na sala de aula invertida, por exemplo, os alunos estudam o tema previamente em casa, anotando questionamentos e reflexões, que serão apresentados e discutidos com o professor em sala.

4. Invista no tempo fora da sala de aula

Planejamento de aulas e provas, elaboração de feedback para os pais e correção de exercícios são apenas algumas das atividades que fazem parte da rotina do professor fora da sala de aula. Mas você sabe quais são as suas prioridades?

Conhecê-las já é um importante passo para valorizar o seu tempo. O ex-presidente norte-americano Dwight Eisenhower já mostrava, décadas atrás, a importância disso, classificando suas atividades como importantes e não importantes e, em seguida, como urgentes e não urgentes.

O que é importante e urgente deve ser priorizado, enquanto tarefas menos importantes são resolvidas na sequência, aumentando a produtividade. O método, inclusive, faz parte das grandes receitas de gestão de tempo utilizadas por empreendedores e pode fazer parte da rotina na sua escola.

5. Explore ferramentas de gestão de tempo

Hoje em dia, são inúmeras as ferramentas que podem ajudar os professores na gestão de tempo — seja para planejar as aulas ou para deixá-las mais versáteis e dinâmicas. A tecnologia é uma dessas aliadas, apoiando a rotina e as práticas pedagógicas.

Quer se aprofundar no assunto e entender como melhorar a relação dos educadores com a gestão do tempo? Clique na imagem e baixe o e-book. Você vai conhecer as particularidades da relação entre os educadores e o tempo, identificando os maiores desafios enfrentados e levantando soluções específicas para a rotina escolar.

Compartilhar: