Como o marketing escolar ajuda no relacionamento com a família

25 de março de 2024

Por: SOMOS Educação

Compartilhe:

Toda escola deve se preocupar em manter um bom relacionamento com as famílias dos seus alunos. Isso é fundamental não apenas porque tem um grande impacto no desenvolvimento dos estudantes, mas também porque a construção de um bom relacionamento é essencial para garantir a satisfação das famílias e, com isso, melhorar a retenção dos alunos.

O marketing escolar pode contribuir nesse sentido, porque ele trabalha toda a comunicação da instituição. Neste artigo, você vai ler sobre a importância do marketing para as escolas e como ele pode ajudar a melhorar o relacionamento com os pais e responsáveis. Além disso, você também verá quais são alguns dos benefícios da prática. Boa leitura!

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING ESCOLAR

O marketing para a escola é extremamente importante, porque organiza toda a comunicação da instituição com os seus públicos – alunos, familiares e comunidade. Isso compreende não apenas a mensagem que é transmitida, mas também a linguagem utilizada, o seu formato e os locais onde ela será divulgada.

Dessa forma, é fundamental ter em mente que o marketing educacional vai muito além das propagandas feitas pela escola: ele engloba os eventos organizados pela instituição, os canais escolhidos para a comunicação e até mesmo o modo como o colégio se dirige aos diferentes públicos. Ou seja, o marketing escolar é responsável por todo e qualquer ponto de contato com a comunidade escolar.

Diante disso,o marketing para a escola tem uma importância significativa tanto  na campanha de matrículas da instituição para atração de novos alunos, quanto na manutenção de um bom relacionamento com as famílias e na consequente retenção dos estudantes que já estão matriculados. Isso porque com essa prática é possível desenvolver uma relação muito mais significativa com as famílias dos estudantes.

COMO O MARKETING ESCOLAR AJUDA NO RELACIONAMENTO COM AS FAMÍLIAS

Quando bem estruturado, o marketing educacional é uma importante ferramenta para manter e aprimorar o relacionamento da instituição com as famílias dos estudantes, visto que ele trabalha todos os pontos de contato desse público com a escola.

Nesse sentido, algumas iniciativas podem ser pensadas dentro do marketing escolar considerando os familiares de alunos já matriculados na escola, enquanto outras podem ser muito úteis na criação de um relacionamento com pais e responsáveis que estão buscando uma nova instituição para seus filhos. Algumas dessas iniciativas são apresentadas a seguir:

1- Criação e manutenção de canais de contato para as famílias

Uma das questões que pode ser trabalhada e desenvolvida pelo marketing educacional consiste na criação e organização dos canais de contato para as famílias. Esses canais correspondem aos principais pontos de contato dos pais e responsáveis com a escola.

Nesse aspecto, é fundamental determinar de que formas os familiares podem se comunicar com a instituição e como esses canais serão divulgados na comunidade. São várias possibilidades: desde as mais tradicionais, como telefone, e-mail e site, até opções que não eram exploradas até pouco tempo atrás, como as redes sociais.

Uma vez que os canais de comunicação foram escolhidos, o marketing escolar tem o papel de organizar o funcionamento de cada um, bem como determinar o tipo de linguagem que deve ser usado e que tipo de mensagem ou comportamento não devem ser associados à instituição. Isso é extremamente importante, já que a forma como o colégio se comunica com seus públicos deve refletir a sua identidade e o seu carisma.

Por exemplo: se a instituição opta por divulgar um e-mail para contato, para qual endereço de e-mail os pais podem enviar uma mensagem? É interessante que ele traga o nome do colégio, no formato contato@nome-da-escola? Quem irá responder as mensagens? Que tipo de informação pode ser passada por e-mail e quais não devem ser enviadas? Alguma assinatura personalizada deve ser utilizada? Um marketing escolar bem estruturado ajuda a responder todas essas questões.

Divulgar os canais de comunicação escolhidos pela escola é tão importante quanto defini-los e organizá-los, para que possam ser de fato explorados pelas famílias. Aqui, é interessante construir duas estratégias: uma pensando nos familiares de alunos que já estão matriculados e outra com foco em atingir pais e responsáveis que podem trazer seus filhos para a instituição.

2- Organização de eventos e festividades em datas comemorativas

A escola, como ambiente de formação integral dos seus alunos, pode – e deve! – aproveitar datas comemorativas para promover eventos e festividades que extrapolam a sala de aula. Esse tipo de iniciativa consiste em uma ótima oportunidade para trazer as famílias para dentro da instituição, aproximando-as da proposta pedagógica e evidenciando a preocupação com um desenvolvimento dos alunos que vai além do puramente cognitivo.

Trata-se de mais um aspecto que pode se beneficiar do marketing educacional. A contribuição vai além da criação de uma identidade visual do evento, uma vez que também compreende a divulgação dos eventos na comunidade escolar – tanto antes quanto depois da sua realização.

Algumas datas comemorativas que podem ser exploradas nesse sentido são os meses das festas junina e julina, o setembro amarelo, o outubro rosa e o novembro azul, os feriados nacionais ou municipais e as celebrações como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, entre outras.

Eventos para comemorar esses tipos de datas evidenciam a identidade da escola enquanto ajudam a aproximar os públicos da instituição. Por causa disso, é muito importante que a linguagem e as mensagens transmitidas em todos os momentos sejam coerentes com o perfil da escola – questões que mais uma vez podem ser melhor trabalhadas com o auxílio do marketing educacional.

Além disso, tão importante quanto divulgar as festividades para que os familiares compareçam à escola é promover os acontecimentos depois que eles ocorrem. Dessa forma, os pais e responsáveis que não compareceram, assim como outros que ainda não têm filhos matriculados, podem se informar melhor a respeito das iniciativas da escola e perceber os valores e o carisma da instituição – fatores de grande importância no momento de escolha do colégio.

3- Elaboração de materiais pensados para a família

Outra possibilidade de atuação do marketing escolar consiste na concepção e elaboração de materiais pensados especificamente para as famílias dos alunos. Nesse caso, mais uma vez é importante considerar dois públicos diferentes: afinal, é necessário pensar estratégias com foco na campanha de matrículas, mas não se pode esquecer da rematrícula.

Tendo em vista as famílias que estão escolhendo a escola dos seus filhos, é fundamental que elas se sintam bem acolhidas pela instituição quando fazem uma visita. Nesse momento, materiais bem feitos, que destacam não apenas a proposta pedagógica, mas também os diferenciais do colégio e a sua identidade, podem fazer a diferença na hora da escolha.

Da mesma forma, a campanha de rematrículas pode ser muito beneficiada por materiais pensados especificamente para os familiares dos estudantes da escola. Nesse caso, é interessante que a instituição divulgue os principais momentos do ano letivo que se encerra, bem como os investimentos previstos para o ano seguinte, deixando claro o esforço em se aprimorar e oferecer um ensino cada vez melhor aos alunos.

Novamente, qualquer material produzido deve ser coerente com o perfil da instituição – e o marketing educacional pode contribuir muito com o processo.

OS BENEFÍCIOS DE SE MANTER UM BOM RELACIONAMENTO COM AS FAMÍLIAS

Como foi apresentado, o marketing educacional tem muito a contribuir com a construção e a melhoria do relacionamento com as famílias. Como consequência, trabalhar para manter uma relação aberta e próxima traz diversos benefícios para a escola.

Isso porque um relacionamento cordial e positivo é importante para garantir a satisfação da família e dos alunos com a instituição. Nesse sentido, o trabalho da escola tem como principal benefício a maior retenção dos estudantes.

Dessa forma, o bom relacionamento com familiares e alunos também traz impactos positivos na campanha de matrículas. Afinal, não há propaganda melhor do que o boca a boca de pais, responsáveis e jovens satisfeitos.

Além disso, manter uma proximidade com esse público é a melhor forma de entender seus desejos e anseios em relação à educação dos seus filhos e com isso identificar oportunidades de desenvolvimento na escola e nas práticas pedagógicas. Assim, também é possível aproveitar o feedback oferecido por familiares para tornar a escola um ambiente cada vez melhor.

Sendo assim, o apoio do marketing educacional pode trazer benefícios à escola que vão muito além de uma boa propaganda. Para tanto, é fundamental que a gestão escolar conte com os trabalhos do marketing ao longo de todo o ano letivo, e não apenas durante a campanha de matrículas. Pensando nisso, preparamos um e-book sobre como estruturar o marketing escolar na instituição:

Compartilhar: