Saiba mais sobre o papel da coordenação pedagógica junto ao gestor

8 de abril de 2024

Por: SOMOS Educação

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O bom funcionamento de uma instituição de ensino depende do alinhamento entre a gestão dos processos administrativos, os cuidados com os alunos e a devida organização do espaço físico. E é aí que entra em cena o papel da coordenação pedagógica junto ao gestor, uma vez que esse departamento se responsabiliza pelas questões associadas à aprendizagem dos discentes.

Para oferecer um bom ensino, é fundamental que todas os setores da escola estejam em consonância, principalmente a gestão e a coordenação pedagógica, já que ambas tomam decisões que afetam diretamente a atuação dos educadores e a vida escolar dos estudantes.

Pensando nisso, neste artigo vamos mostrar qual é a importância e as funções da coordenação pedagógica. Confira!

O que faz a coordenação pedagógica?

A coordenação pedagógica é considerada a espinha dorsal de uma instituição de ensino, pois direciona os processos de aprendizagem. Diante disso, o profissional dessa área administra os assuntos associados à formação e qualificação dos professores, além de orientar como deve ser executado o trabalho pedagógico.

Na sua rotina de trabalho, o coordenador pedagógico tem como missão fazer com que a escola seja um ambiente de aprendizagem que inclua a todos. Isso requer uma relação de proximidade e parceria com o diretor escolar, já que terão que tomar decisões em conjunto.

Sendo assim, é imprescindível que quem ocupa esse cargo tenha conhecimentos nas mais variadas didáticas e conheçam todos os meios disponíveis para ensinar um conteúdo, além de se atualizar continuamente para conhecer novas maneiras de melhorar o aproveitamento dos discentes.

Na prática, os coordenadores também devem atuar junto aos docentes para estudar o perfil de cada turma e dos alunos de forma individual, assim como as dificuldades encontradas na aprendizagem. A partir daí, as duas partes podem buscar as soluções mais adequadas para otimizar as aulas, o que inclui adotar diferentes métodos e estímulos que supram as necessidades das crianças e adolescentes.

Além disso, no período de matrícula e rematrícula, a coordenação pedagógica também deve ajudar a secretaria da escola, checando o número de vagas disponíveis ou ainda amparando-a com dados sobre a aprendizagem dos alunos já matriculados para a captação de novas famílias.

Como a coordenação pedagógica se relaciona com a gestão da escola?

De forma direta, a coordenação pedagógica é o braço direito da gestão da escola. Por isso, um bom relacionamento entre as duas partes é vital para o bom funcionamento da instituição de ensino.

Ainda que exerçam papéis distintos, o gestor e o coordenador promovem o planejamento e a execução das atividades escolares, zelam pela formação continuada dos educadores e asseguram as condições necessárias para uma aprendizagem saudável e de qualidade.

O diretor organiza todos os setores da escola, desde os assuntos relacionados aos discentes até aquilo que envolve os funcionários. Ele também monitora todos os processos educacionais e de gestão, a fim de identificar pontos de melhorias e ferramentas adequadas para colocar os objetivos do planejamento escolar em prática.

Para que isso seja possível, é preciso que o gestor conheça a fundo as operações de todos os departamentos da instituição de ensino, saiba como atuar no seu dia a dia, gerencie toda a estrutura escolar e acompanhe de perto a implementação de novos metodologias de aprendizagem, por exemplo.

Por sua vez, o coordenador pedagógico dialoga com os alunos, professores e diretor, o que permite compreender o cenário real da escola e propor novas abordagens que auxiliem no oferecimento de aulas que, de fato, contribuam para um desenvolvimento eficiente dos estudantes.

As observações, ideias e planejamentos da coordenação devem sempre ser levadas até à gestão. Juntos, esses profissionais podem fazer uma análise sobre a questão, pensar nas melhores alternativas de resolução e checar a disponibilidade de recursos financeiros ou humanos para viabilizar eventuais mudanças.

Quais são os benefícios do alinhamento entre gestão e coordenação pedagógica?

Como você pôde ver, a gestão e a coordenação pedagógica se complementam. Quando ambas trabalham em parceria, apresentam afinidade e respeitam o espaço de atuação uma da outra, pode-se estabelecer uma administração escolar bem estruturada e de alto desempenho. Veja quais são os principais benefícios dessa parceria.

Permite práticas alinhadas

A afinidade entre o gestor e o coordenador pedagógico melhora o entrosamento de toda a equipe de colaboradores da instituição de ensino, fator que facilita o desenvolvimento de projetos e a execução do planejamento escolar. Desse modo, pode-se alinhar todas as práticas junto a educadores e colaboradores, evitando ruídos na rotina escolar.

Possibilita ações bem articuladas

De nada adianta construir um bom planejamento escolar e pedagógico se a sua aplicação prática não for bem-sucedida. A união da gestão com a coordenação da escola favorece a criação e execução de ações bem articuladas, que atinjam os objetivos propostos e sejam capazes de impactar positivamente os alunos, professores e colaboradores.

Otimiza a organização da escola

A organização da escola é uma das responsabilidades do diretor, mas como seu trabalho é desempenhado em consonância com o coordenador pedagógico, esse processo é otimizado em todas as esferas. O resultado disso é a redução de erros nas tarefas realizadas no cotidiano do ambiente escolar, além de um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Garante o suporte adequado aos professores

A partir do momento em que a coordenação pedagógica fica a par das demandas do time de professores e as leva até a direção, a escola pode entender detalhadamente quais são as suas necessidades e, assim, investir em ferramentas ou metodologias para aperfeiçoar a aprendizagem. Sem falar que isso também ajuda a manter os docentes satisfeitos e engajados com os ideais da escola.

Podemos concluir que o papel da coordenação pedagógica junto ao gestor é ajudá-lo a entender o cenário real da instituição de ensino, dos alunos e professores. Com base nisso, as duas partes podem reconhecer eventuais falhas e buscar soluções que contemplem as necessidades de toda a comunidade escolar.


A adoção das ferramentas oferecidas pela SOMOS Educação pode fortalecer ainda mais a parceria entre o gestor e o coordenador pedagógico. É o caso da plataforma Plurall, que traz uma visão ampla do comportamento dos alunos e educadores, gerando indicadores importantes para o planejamento da escola.

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