8 dicas para melhorar a retenção de alunos

12 de julho de 2023

Por: SOMOS Educação

Compartilhe:

Mais do que atrair novos alunos para a instituição de ensino, é importante manter os já matriculados até o fim de sua vida acadêmica. Por isso, melhorar a retenção de alunos é uma pauta recorrente das escolas.

Prezar a qualidade de ensino e assegurar a manutenção das práticas pedagógicas visando a um modelo de educação estimulante podem ser a chave para o sucesso. Pensando nisso, preparamos esse artigo com dicas para melhorar a retenção de alunos da sua instituição. Boa leitura!

O que é a retenção de alunos e sua importância

Medidas e planejamentos propostos pela escola para manter os alunos na instituição até o fim de seus estudos são práticas pensadas para a retenção de alunos. Quando existe dificuldade em manter os alunos matriculados, ocorre o fenômeno da evasão escolar. Em algumas situações, a mudança de um segmento para outro, como do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, torna a evasão escolar mais preocupante.

A retenção dos alunos deve ser trabalhada na escola de forma a entender as razões que levam um estudante a abandonar ou transferir os estudos para outra instituição, e, a partir disso, estabelecer propostas de mudanças que atendam às demandas dos jovens e de suas famílias.

A retenção escolar, além de oferecer vantagens para a gestão financeira da escola, proporciona diversos benefícios para os alunos. Ao se manter na mesma instituição de ensino, o estudante mantém uma sequência didática e pedagógica, além de manter laços sociais.

Assim, estudantes e famílias que permanecem por um período maior na mesma escola são beneficiados por uma adaptação já existente e pelo acompanhamento de sua evolução de aprendizagem embasado em uma sequência curricular.

Entenda por que os alunos estão deixando a escola

Parte fundamental da estratégia de retenção é entender o que faz os alunos deixarem a escola. Diversos fatores podem interferir na permanência dos jovens na instituição, como o ambiente familiar, a falta de interesse nos estudos ou questões dentro do próprio colégio.

Uma razão recorrente é a dificuldade financeira da família. Isso faz com que a falta de recursos impossibilite o pagamento das mensalidades em dia. Nesses casos, o aluno pode buscar uma instituição com mensalidades mais baratas ou até mesmo recorrer ao ensino público.

Dificuldades de aprendizagem ou até mesmo o bullying também podem ser identificados como causas para a saída da escola. Nesses casos, os jovens apresentam resistência para acompanhar as aulas e, por fim, acabam abandonando a instituição de ensino.

Em outros casos, a insatisfação por parte dos pais pode ocasionar a evasão, desse modo, é importante que a gestão estabeleça forma de aproximar a família da escola e busque investir em melhorias de ensino que atendam às expectativas da família.

8 dicas para melhorar a retenção dos alunos

Para garantir as rematrículas escolares, algumas medidas podem ser tomadas pela gestão. Estar atento aos alunos e às suas necessidades é um passo importante para manter a qualidade de ensino aliada às expectativas dos responsáveis.

Invista na retenção de alunos desde o momento da captação de alunos

O momento da matrícula é muito importante para a retenção dos alunos. As expectativas dos estudantes e de suas famílias precisam estar alinhadas às propostas e à filosofia de ensino da instituição. O diálogo é a melhor maneira de driblar essas divergências. O valor das mensalidades e suas políticas de reajustes devem ser expostos de maneira clara. Algumas instituições investem em recursos para detalhar e elucidar tudo que será oferecido, como os métodos de ensino e as inovações em sala de aula.

Essa prática, além de evitar a evasão escolar devido à insatisfação dos responsáveis, facilita que a família e a instituição se programem financeiramente. Afinal, os planejamentos financeiros da escola projetam a rematrícula dos alunos.

Invista em um bom relacionamento com a família

Uma boa relação e comunicação com os pais e responsáveis é a base para melhorar a retenção dos alunos. O feedback é uma maneira de medir o grau de satisfação de todos, por isso é importante garantir um diálogo fluido com a família. Assim, é possível identificar possíveis problemas e insatisfações, além de diagnosticá-los e apresentar alternativas ou soluções.

Uma maneira de melhorar essa comunicação envolve a aplicação de pesquisas de satisfação e a organização de boas reuniões de pais e responsáveis.

Ofereça facilidades para a quitação de pendências financeiras

Questões econômicas estão entre os motivos mais recorrentes para que um estudante abandone uma instituição de ensino. Momentos de instabilidade financeira aumentam o índice de evasão escolar e, por isso, o ideal é que as escolas ofereçam maneiras de contornar essas pendências.

Lidar com a inadimplência é um problema enfrentado por diversos gestores escolares. Contudo, flexibilizar as formas de pagamento pode incentivar a manutenção dos alunos na escola. Oferecer possibilidades de parcelamento das mensalidades atrasadas e valorizar o histórico de bons pagadores que passam por dificuldades no momento são maneiras de contornar esse problema.

Acompanhe e reconheça o desempenho dos alunos

Acompanhar e reconhecer o desempenho dos alunos é um dos passos para melhorar a retenção na instituição. Além de trabalhar o aspecto emocional dos estudantes e buscar por práticas pedagógicas que os mantenham motivados, algumas ações de honraria, por exemplo, podem impulsionar a participação dos alunos nas atividades escolares.

Esse reconhecimento pode se dar por meio da entrega de medalhas ou certificados por melhor média no semestre, sorteio e premiações de brindes para os alunos mais frequentes e eventos de reconhecimento. Transforme os desafios dos processos educacionais em conquistas das quais os jovens possam se orgulhar.

Mapeie os principais problemas em sala de aula

Diagnosticar os problemas em sala de aula é uma maneira de melhorar as práticas de ensino, manter os alunos mais engajados e melhorar os rendimentos. Esse diagnóstico vai além de atender às demandas dos alunos e envolve a todos no processo de ensino-aprendizagem. Ouvir os docentes é uma maneira eficaz de detectar os problemas que vão desde a falta de motivação até ideias de novas prática de ensino.

Esse levantamento permite que a gestão trace planos de melhorias tanto para os estudantes quanto para os professores. A melhoria das práticas em sala tem se mostrado eficaz na luta pela retenção dos alunos.

Monitore a frequência escolar

Problemas que levam à transferência ou evasão escolar podem ser detectados a tempo de corrigi-los quando alguns pontos são analisados. Jovens desmotivados ou com problemas familiares, financeiros ou de socialização tendem a ser mais ausentes nas aulas.

Dessa maneira, monitorar a assiduidade dos alunos permite uma intervenção antecipada para resolver determinadas questões, além de estreitar os laços com as famílias.

Introduza a tecnologia em sala de aula

Alunos nascidos e criados em um mundo tecnológico encontram dificuldades em se manter atentos aos métodos de ensino tradicionais. Com isso, surge uma nova demanda por parte dos discentes, que precisam de novos estímulos e aulas voltadas a sua realidade, que não poderiam excluir os recursos tecnológicos.

Ferramentas como lousa digital, aplicativos para resolução das atividades e gamificação podem ser utilizadas para engajar mais os alunos em sala. Além de melhorar a retenção dos alunos, essas inovações aumentam seu entusiasmo com os estudos.

Aposte em atividades extraclasse

As atividades educativas extraclasse possibilitam aos alunos vivências e experiências que auxiliam muito a consolidação do conhecimento. Além disso, essas práticas podem ser adotadas pela escola como recurso para aumentar a interação das famílias com a instituição.

Oficinas, feiras e exposições são excelentes oportunidades para estreitar os laços com pais e responsáveis, fortalecendo cada vez mais o relacionamento, o posicionamento e o compromisso da escola junto às famílias.

As vantagens do contraturno escolar

Permanecer na escola, mesmo após o horário de aulas, garante aos pais e responsáveis a comodidade de saber que os filhos estão em um espaço seguro e acolhedor, aprendendo e desenvolvendo habilidades específicas. Articular a agenda das crianças e dos jovens com atividades diversificadas em um mesmo espaço é algo considerado pelas famílias como um dos incentivos para a escolha da instituição de ensino. 

Dessa maneira, o contraturno escolar é uma importante possibilidade de retenção de alunos, funcionando como uma extensão do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento mais amplo dos estudantes e permitindo a vivência com outros aspectos da educação.

Para aprofundar o tema, preparamos um e-book exclusivo. Nele, você vai entender as vantagens do contraturno escolar e conhecer 5 atividades que podem ser adotadas com sucesso pela sua escola. Clique para receber o material gratuito por e-mail:

Compartilhar: