5 motivos mais frequentes de atendimento aos pais na escola

11 de setembro de 2023

Por: SOMOS Educação

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Receber os familiares de alunos na escola nem sempre é uma tarefa fácil. Os gestores e coordenadores pedagógicos devem saber ouvir e encaminhar as reclamações dos pais e responsáveis para que problemas sejam resolvidos sem gerar grandes insatisfações em relação à instituição. A principal dificuldade nesse sentido é trabalhar as críticas sem desmotivar a equipe de colaboradores da escola.

Algumas vezes é inevitável receber feedbacks negativos dos familiares. Há diversos motivos para as insatisfações, mas o importante é avaliar a perspectiva de quem está realizando a queixa e averiguar a origem do problema. Dessa forma, é possível buscar uma solução e trabalhar os pontos negativos da instituição.

Pensando nisso, elencamos neste artigo os 5 principais motivos de atendimento de pais e responsáveis na escola e como administrá-los. Boa leitura!

1. FALTA DE ACOMPANHAMENTO INDIVIDUALIZADO DOS ALUNOS

Uma das perguntas mais difíceis para os gestores responderem ao receber pais e responsáveis é: como está a evolução e o aprendizado do meu filho? Pois, além do grande número de alunos, somente o lançamento de notas não é o suficiente para um acompanhamento individualizado de cada estudante.

Solução:

Para acompanhar o desenvolvimento dos alunos de forma mais individual, a escola pode implementar ferramentas digitais voltadas para a avaliação e o acompanhamento do aprendizado. Esse tipo de recurso geralmente oferece atividades que são corrigidas automaticamente e que organizam os resultados em relatórios, ajudando a equipe docente e a coordenação a analisar, acompanhar e comparar os dados dos alunos. Dessa forma, ao receber os familiares na escola, o gestor consegue mostrar os relatórios de desempenho e falar a respeito do acompanhamento individual com mais facilidade.


Os relatórios de desempenho são uma das funcionalidades do Plurall, a plataforma de tecnologia educacional que integra as soluções da SOMOS Educação. O recurso permite a avaliação dos resultados das atividades em tempo real, possibilitando o ensino individualizado e adequado para o aprendizado de cada aluno.

2. PROBLEMAS NA COMPRA DO MATERIAL DIDÁTICO

No início de um novo ano letivo, uma das maiores preocupações das famílias diz respeito à compra do material didático, porque podem surgir diversas dificuldades nesse processo. No caso de escolas que vendem os exemplares nas próprias dependências, é difícil oferecer a variedade de formas de pagamento aos pais e responsáveis e emitir a nota fiscal.

Quanto às escolas que liberam a lista de material, os familiares podem ter dificuldade de encontrar os exemplares, além do desgaste e do tempo envolvido no deslocamento, por exemplo. Os problemas na aquisição do material podem resultar em atraso no início das atividades, gerando insatisfação por parte dos pais e responsáveis.

Solução:

Uma loja on-line para a compra da lista completa do material didático em um só lugar pode resolver os problemas envolvidos no processo de aquisição. O e-commerce traz praticidade e comodidade ao evitar deslocamentos e ao possibilitar a compra a qualquer hora e em qualquer local, além de oferecer diversas formas de pagamento e emitir nota fiscal.

Com a Livro Fácil, por exemplo, a escola tem sua própria loja on-line e consegue garantir a aquisição do material correto em tempo hábil para o início das aulas, tornando o período das atividades mais tranquilo. A solução é a maneira mais prática e segura de a família adquirir o material do aluno, desonerando a escola das responsabilidades relacionadas à venda de material didático em suas dependências, além de contribuir para a geração de receita para a instituição.  

3. OCORRÊNCIA DE BULLYING

O bullying, ou prática de ações e comportamentos agressivos contra uma pessoa, é uma questão muito delicada para a escola, principalmente porque pode causar prejuízos ao desenvolvimento do estudante ao longo de toda a sua vida. Quando uma ocorrência de bullying é identificada pela equipe escolar ou quando os familiares trazem para a escola relatos do aluno que podem indicar episódios de desrespeito ou agressão, é fundamental que a instituição reconheça o problema e trace estratégias para resolvê-lo da melhor forma possível.

Solução:

A escola, como ambiente de formação, pode propor ações preventivas para tentar evitar a ocorrência do bullying. É necessário preparar o corpo docente para que se atente a algum comportamento agressivo por parte dos alunos, bem como a alterações de comportamento que podem indicar que o estudante esteja sofrendo algum tipo de violência. Além disso, a instituição também pode criar campanhas para conscientizar o corpo discente sobre esse assunto, destacando as consequências possíveis do bullying.

A escola também pode focar o desenvolvimento socioemocional dos alunos, trazendo o trabalho do aspecto emocional dos estudantes para dentro da sala de aula. O Líder em Mim (LEM) tem a missão de promover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes para que desenvolvam as competências e as habilidades necessárias aos desafios deste século e se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.  A solução tem o endosso do Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL), com os mais altos padrões de qualidade para programas de Aprendizagem Socioemocional (SEL).

4. ATENDIMENTO INSATISFATÓRIO POR PARTE DA INSTITUIÇÃO

Em diversas situações do ano letivo, pais e responsáveis precisam entrar em contato com a escola. Matrícula, reunião de pais e eventos escolares são algumas delas. Independentemente da situação, dificuldades na hora do contato ou problemas no atendimento podem gerar insatisfação e reclamação por parte das famílias.

Solução:

Para garantir que as experiências de contato sejam positivas, a escola pode oferecer um treinamento para toda a equipe de colaboradores, preparando-a para responder às dúvidas mais frequentes e chamando a atenção para um atendimento cordial e simpático. Além disso, é importante assegurar que todos os canais de contato com a escola estejam claros e acessíveis para os familiares.

5. DIFICULDADES COM O PAGAMENTO DA MENSALIDADE

Ao longo do ano letivo, não é raro que algumas famílias passem por momentos de instabilidade financeira que acabam afetando o pagamento da mensalidade escolar. Nessas situações, diante do atraso na quitação dos valores, os pais e responsáveis podem procurar a escola para renegociar a dívida.

Solução:

A mensalidade é a principal fonte de rendimento da escola, de forma que a inadimplência ou o atraso no pagamento pode gerar problemas no fluxo de caixa e ameaçar o bom funcionamento da instituição. Para evitar que isso ocorra, é possível programar lembretes para avisar os familiares da data de pagamento. Em algumas situações, entretanto, a questão não pode ser evitada. Nesse caso, o gestor pode entrar em contato com a família para renegociar a dívida, buscando entender a situação da família.

A escola pode também contar com apoio financeiro e o subsídio de soluções como o Educbank, o principal ecossistema financeiro de Educação Básica da América Latina. A solução assegura o recebimento integral de 100% das mensalidades e oferece acesso a capital para investir e expandir.

O valor das pesquisas de satisfação

A escola se comunica diversas vezes com as famílias durante o ano letivo. Seu principal objetivo deve ser garantir um bom relacionamento, já que a família exerce papel muito importante no desenvolvimento dos alunos. No entanto, algumas vezes é inevitável que esses contatos tenham reclamações por parte dos pais e responsáveis, e os gestores devem estar preparados para lidar com elas.

É imprescindível que a escola trabalhe para prevenir que esses feedbacks negativos aconteçam, de forma que as experiências dos familiares e dos alunos com a instituição sejam positivas. Ainda assim, caso aconteça, é possível utilizar essas críticas para construir um plano de ação e melhorar os pontos de deficiência.

Para apoiar esse processo, a escola pode adotar como rotina a aplicação de pesquisas de satisfação, o que permite às instituições de ensino adquirirem informações importantes sobre a qualidade da educação, além de contribuir para fortalecer o vínculo entre escola, pais, alunos e colaboradores.

Para conhecer os benefícios da pesquisa de satisfação e conferir um passo a passo de como inserir essa prática na escola, preparamos um e-book exclusivo. Clique abaixo para conferir o material.

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