11 de setembro de 2023
Por: SOMOS Educação
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Receber os familiares de alunos na escola nem sempre é uma tarefa fácil. Os gestores e coordenadores pedagógicos devem saber ouvir e encaminhar as reclamações dos pais e responsáveis para que problemas sejam resolvidos sem gerar grandes insatisfações em relação à instituição. A principal dificuldade nesse sentido é trabalhar as críticas sem desmotivar a equipe de colaboradores da escola.
Algumas vezes é inevitável receber feedbacks negativos dos familiares. Há diversos motivos para as insatisfações, mas o importante é avaliar a perspectiva de quem está realizando a queixa e averiguar a origem do problema. Dessa forma, é possível buscar uma solução e trabalhar os pontos negativos da instituição.
Pensando nisso, elencamos neste artigo os 5 principais motivos de atendimento de pais e responsáveis na escola e como administrá-los. Boa leitura!
Uma das perguntas mais difíceis para os gestores responderem ao receber pais e responsáveis é: como está a evolução e o aprendizado do meu filho? Pois, além do grande número de alunos, somente o lançamento de notas não é o suficiente para um acompanhamento individualizado de cada estudante.
Para acompanhar o desenvolvimento dos alunos de forma mais individual, a escola pode implementar ferramentas digitais voltadas para a avaliação e o acompanhamento do aprendizado. Esse tipo de recurso geralmente oferece atividades que são corrigidas automaticamente e que organizam os resultados em relatórios, ajudando a equipe docente e a coordenação a analisar, acompanhar e comparar os dados dos alunos. Dessa forma, ao receber os familiares na escola, o gestor consegue mostrar os relatórios de desempenho e falar a respeito do acompanhamento individual com mais facilidade.
Os relatórios de desempenho são uma das funcionalidades do Plurall, a plataforma de tecnologia educacional que integra as soluções da SOMOS Educação. O recurso permite a avaliação dos resultados das atividades em tempo real, possibilitando o ensino individualizado e adequado para o aprendizado de cada aluno.
No início de um novo ano letivo, uma das maiores preocupações das famílias diz respeito à compra do material didático, porque podem surgir diversas dificuldades nesse processo. No caso de escolas que vendem os exemplares nas próprias dependências, é difícil oferecer a variedade de formas de pagamento aos pais e responsáveis e emitir a nota fiscal.
Quanto às escolas que liberam a lista de material, os familiares podem ter dificuldade de encontrar os exemplares, além do desgaste e do tempo envolvido no deslocamento, por exemplo. Os problemas na aquisição do material podem resultar em atraso no início das atividades, gerando insatisfação por parte dos pais e responsáveis.
Uma loja on-line para a compra da lista completa do material didático em um só lugar pode resolver os problemas envolvidos no processo de aquisição. O e-commerce traz praticidade e comodidade ao evitar deslocamentos e ao possibilitar a compra a qualquer hora e em qualquer local, além de oferecer diversas formas de pagamento e emitir nota fiscal.
Com a Livro Fácil, por exemplo, a escola tem sua própria loja on-line e consegue garantir a aquisição do material correto em tempo hábil para o início das aulas, tornando o período das atividades mais tranquilo. A solução é a maneira mais prática e segura de a família adquirir o material do aluno, desonerando a escola das responsabilidades relacionadas à venda de material didático em suas dependências, além de contribuir para a geração de receita para a instituição.
O bullying, ou prática de ações e comportamentos agressivos contra uma pessoa, é uma questão muito delicada para a escola, principalmente porque pode causar prejuízos ao desenvolvimento do estudante ao longo de toda a sua vida. Quando uma ocorrência de bullying é identificada pela equipe escolar ou quando os familiares trazem para a escola relatos do aluno que podem indicar episódios de desrespeito ou agressão, é fundamental que a instituição reconheça o problema e trace estratégias para resolvê-lo da melhor forma possível.
A escola, como ambiente de formação, pode propor ações preventivas para tentar evitar a ocorrência do bullying. É necessário preparar o corpo docente para que se atente a algum comportamento agressivo por parte dos alunos, bem como a alterações de comportamento que podem indicar que o estudante esteja sofrendo algum tipo de violência. Além disso, a instituição também pode criar campanhas para conscientizar o corpo discente sobre esse assunto, destacando as consequências possíveis do bullying.
A escola também pode focar o desenvolvimento socioemocional dos alunos, trazendo o trabalho do aspecto emocional dos estudantes para dentro da sala de aula. O Líder em Mim (LEM) tem a missão de promover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes para que desenvolvam as competências e as habilidades necessárias aos desafios deste século e se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade. A solução tem o endosso do Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL), com os mais altos padrões de qualidade para programas de Aprendizagem Socioemocional (SEL).
Em diversas situações do ano letivo, pais e responsáveis precisam entrar em contato com a escola. Matrícula, reunião de pais e eventos escolares são algumas delas. Independentemente da situação, dificuldades na hora do contato ou problemas no atendimento podem gerar insatisfação e reclamação por parte das famílias.
Para garantir que as experiências de contato sejam positivas, a escola pode oferecer um treinamento para toda a equipe de colaboradores, preparando-a para responder às dúvidas mais frequentes e chamando a atenção para um atendimento cordial e simpático. Além disso, é importante assegurar que todos os canais de contato com a escola estejam claros e acessíveis para os familiares.
Ao longo do ano letivo, não é raro que algumas famílias passem por momentos de instabilidade financeira que acabam afetando o pagamento da mensalidade escolar. Nessas situações, diante do atraso na quitação dos valores, os pais e responsáveis podem procurar a escola para renegociar a dívida.
A mensalidade é a principal fonte de rendimento da escola, de forma que a inadimplência ou o atraso no pagamento pode gerar problemas no fluxo de caixa e ameaçar o bom funcionamento da instituição. Para evitar que isso ocorra, é possível programar lembretes para avisar os familiares da data de pagamento. Em algumas situações, entretanto, a questão não pode ser evitada. Nesse caso, o gestor pode entrar em contato com a família para renegociar a dívida, buscando entender a situação da família.
A escola pode também contar com apoio financeiro e o subsídio de soluções como o Educbank, o principal ecossistema financeiro de Educação Básica da América Latina. A solução assegura o recebimento integral de 100% das mensalidades e oferece acesso a capital para investir e expandir.
A escola se comunica diversas vezes com as famílias durante o ano letivo. Seu principal objetivo deve ser garantir um bom relacionamento, já que a família exerce papel muito importante no desenvolvimento dos alunos. No entanto, algumas vezes é inevitável que esses contatos tenham reclamações por parte dos pais e responsáveis, e os gestores devem estar preparados para lidar com elas.
É imprescindível que a escola trabalhe para prevenir que esses feedbacks negativos aconteçam, de forma que as experiências dos familiares e dos alunos com a instituição sejam positivas. Ainda assim, caso aconteça, é possível utilizar essas críticas para construir um plano de ação e melhorar os pontos de deficiência.
Para apoiar esse processo, a escola pode adotar como rotina a aplicação de pesquisas de satisfação, o que permite às instituições de ensino adquirirem informações importantes sobre a qualidade da educação, além de contribuir para fortalecer o vínculo entre escola, pais, alunos e colaboradores.
Para conhecer os benefícios da pesquisa de satisfação e conferir um passo a passo de como inserir essa prática na escola, preparamos um e-book exclusivo. Clique abaixo para conferir o material.
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