7 de outubro de 2024
Por: SOMOS Educação
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A retenção dos alunos que foram conquistados por uma escola pode ser tão eficiente para a saúde financeira da instituição quanto a captação de novos alunos. A permanência dos estudantes já matriculados fará toda a diferença a médio e longo prazo.
Por já conhecerem a instituição de ensino, a metodologia e a qualidade das práticas pedagógicas, a rematrícula escolar acaba sendo um processo de decisão mais rápido para os responsáveis pelos alunos do que a busca por uma nova escola. Contudo, para a instituição, a estratégia de retenção demanda um trabalho diário de conquista, satisfação e fidelização.
Mas, como fazer de fato a retenção de alunos? Quais ações precisam ser realizadas para que a escola não perca seus discentes? Na prática, é preciso que exista planejamento. É necessário mapear as necessidades do aluno e contar com o empenho constante de todos os membros da equipe da escola, tanto para a observação da satisfação do aluno quanto para o diagnóstico de possíveis indicativos de desistência ou transferência.
Neste artigo, você vai entender o que é e qual a importância da retenção de alunos, além de conhecer algumas ações que podem ser desenvolvidas por sua escola para assegurar um eficiente processo de retenção. Boa leitura!
O conceito de retenção de alunos diz respeito a um conjunto de estratégias e ações voltadas para a permanência do aluno na escola até o término do seu percurso educacional. Além de primordial para a saúde financeira da instituição de ensino, o vínculo criado entre escola, alunos e famílias impacta diretamente os índices de qualidade da educação.
Para o aluno, o prosseguimento no projeto pedagógico planejado pela instituição de ensino – sem a ruptura e a necessidade de uma nova adaptação – permite que a evolução do seu aprendizado aconteça de forma embasada em uma sequência didática fluida. Dessa maneira, com melhores e efetivos resultados, a escola se posiciona como autoridade, destacando-se frente à concorrência.
Além disso, o relacionamento sólido e a satisfação dos estudantes e suas famílias aumenta exponencialmente as chances de indicação e propaganda da escola, o que refletirá positivamente na hora de captar novos alunos.
Estruturar um efetivo processo de retenção de alunos requer dedicação e visão estratégica. Trata-se de uma ação dinâmica, que envolve diversas esferas da escola. É preciso se atentar à diversidade de fatores que podem interferir na permanência dos alunos na instituição de ensino e, a partir disso, colocar em prática procedimentos preventivos e corretivos.
Dificuldade financeira da família, desinteresse pelo estudo, problemas de relacionamento e insatisfação com a experiência educacional podem ser exemplos de situações que levam a desistência ou troca de escola por parte dos alunos. São os imperativos de observação e análise que indicarão as necessidades de ajustar as dinâmicas da escola, renovar as práticas de ensino, conceder descontos ou, até mesmo, implantar melhorias na estrutura física da instituição.
Dessa maneira, é imprescindível acompanhar de perto cada um dos estudantes, para compreender suas demandas e atender suas necessidades. Essa aproximação e o diagnóstico dos possíveis padrões de transferência são ações válidas para manter os alunos matriculados no ano seguinte.
Compreendidos esses pontos, ficou claro até aqui que, para um trabalho efetivo de retenção de alunos, é preciso olhar para a taxa de evasão com muito cuidado. Se esse número for alto e os motivos recorrentes, a primeira grande ação para retenção deverá ser recalcular a rota e rever o plano de negócio da escola. Feito isso, é hora de lançar mão de algumas estratégias para aumentar a retenção de alunos matriculados. É disso que falaremos a seguir!
Para ajudar sua escola na estratégia de retenção de alunos, elencamos a seguir 7 dicas que vão embasar esse processo. São ações que podem ser facilmente implementadas por sua instituição de ensino e que vão promover uma prática de retenção eficiente e com ótimos resultados. Confira!
O momento de matrícula é muito importante para assegurar a retenção futura dos estudantes. A experiência desse primeiro contato com a escola precisa ser satisfatória, e a boa impressão deve perdurar ao longo de toda trajetória do aluno. Por isso, procure apresentar as propostas e a metodologia de ensino da instituição e explorar todos os pontos positivos da escola – e comprometa-se a cumprir todas as promessas iniciais feitas no ato de matrícula.
É importante também que as políticas de cobranças e reajustes de mensalidades sejam apresentadas para pais e responsáveis de maneira clara e transparente, pois assim as famílias poderão se programar, a fim de evitar imprevistos financeiros.
Manter boa relação e comunicação com famílias, pais e responsáveis é a base para melhorar a retenção dos alunos. E o diálogo constante é a melhor maneira de medir o grau de satisfação de todos. Por isso, a escola deve estar aberta para identificar possíveis problemas e insatisfações, apresentando alternativas e soluções para driblar divergências.
Aplique questionários de satisfação, faça reuniões periódicas, ouça os estudantes e suas famílias. Fomente momentos de escuta, sempre de maneira muito atenciosa e reforçando a importância que os alunos têm para sua instituição. Construir e manter uma relação de proximidade e confiança possibilita que a parceria se estenda por todo o período da trajetória escolar do aluno.
Se você oferece um ensino que nenhuma outra escola oferece, esse será um fator de encantamento que pesará muito na decisão de permanência do aluno. Por isso, promova novas práticas de ensino e modernize o processo de ensino-aprendizagem.
Alinhadas às mudanças de comportamento e de conhecimento das novas gerações, as escolas precisam colocar em prática ações de educação inovadoras. São as alternativas de ensino criativas e efetivas que maximizam o potencial dos estudantes, tornando-os mais engajados e motivados. Invista em práticas maker, integre a tecnologia como recurso a serviço da aprendizagem e abra espaço para outras propostas inovadoras.
A escola deve ser um ambiente saudável e acolhedor com dinâmicas sociais seguras e respeitosas. Quando isso não acontece, os alunos ficam mais propensos a faltar às aulas e abandonar os estudos. Dessa maneira, é preciso que a escola se comprometa a identificar e evitar o bullying. Mesmo que o aluno não verbalize as violências que sofrem, geralmente ele apresenta alterações de comportamento que podem ser observadas.
Por isso, atente-se para problemas em sala de aula e capacite todos os agentes educacionais para reconhecer os tipos de agressão e implementar ações de combate a atos de violência. O sentimento de pertencimento é fundamental para que o aluno deseje permanecer no espaço escolar.
Questões econômicas estão entre os motivos mais recorrentes para que estudantes abandonem uma instituição de ensino. Por isso, desenvolva um plano de ação com estratégias personalizadas e muito bem direcionadas para resolver possíveis casos de inadimplência.
Avalie o perfil da família e sua atual situação, observe as recorrências e apresente as possiblidades de flexibilizar os pagamentos e regularizar as mensalidades atrasadas. Sem dúvida, essa ação pode incentivar a permanência dos alunos na escola.
Um dos maiores desafios da educação é a criação de vínculo e significado entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, investir na formação socioemocional dos estudantes – em equilíbrio com a dimensão cognitiva – torna a aprendizagem mais agradável e significativa. Ao valorizar e respeitar a individualidade, os valores e o desenvolvimento de cada aluno, a escola estreita um laço que dificilmente será rompido.
Atividades extracurriculares ampliam as experiências de ensino-aprendizagem, permitindo o contato com outros aspectos da educação, além dos conteúdos formais. Além de ser um diferencial para a escola, as atividades complementares podem potencializar a interação com as famílias. Articular a agenda das crianças e dos jovens com atividades diversificadas em um mesmo espaço é reconhecido pelos pais e responsáveis como um dos motivos para a permanência dos estudantes na instituição de ensino.
Para que a retenção de alunos aconteça com sucesso, o período de matrícula escolar precisa ser guiado pela manutenção dos estudantes já matriculados. Esse caminho é fundamental principalmente naqueles casos em que a escola já conta com uma boa quantidade de alunos e tem como propósito manter um número similar no ano seguinte.
E, especificamente durante o período da campanha de matrículas, alguns aspectos importantes devem ser observados pela escola, como o estabelecimento de metas claras, a organização de todo processo operacional e burocrático, além da definição de um cronograma de atuação e canais de divulgação.
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